Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Autenticação no Sendmail

Notícia publicada por brain em maio 23, 2003 10:35 AM | TrackBack


Peder (peder@pm.eti.br) disse: " Durante muito tempo, procurei por tutorias, manuais e ate mesmo listas de discussoes onde falassem sobre autenticação no Sendmail. Após longas semanas tentando fazer isso com meu bom e velho Sendmail (heheheh Pelo menos eu acho muito bom!), consegui um excelente resultado. (Neste caso, nao abordarei a questao da segurança utilizando Criptografia para autenticacao segura, estaremos lidando com o RUIM e VELHO 'Plain Text')." O texto dele explicando como fez está no LinuxDicas.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Marcus Grando () em 23/05 11:26

Sem flames, mas só comentando, já usou o Postfix? Faz o que o sendmail faz com a mão nas costas...


» Cesar Cardoso () em 23/05 11:52

Porque será que em todo artigo sobre sendmail que aparece em qualquer site SEMPRE aparece alguém pra falar sobre as maravilhas do postfix e/ou qmail? Só pra saber... :-)

Em todo caso, e voltando pro que interessa, como idéia e base para fazer seu sistema o artigo é legal; além do mais, não tem nada em português sobre o assunto.
Só que falta uma segunda parte, que é você utilizar uma autenticação decente :-)))


» nah () em 23/05 13:48

Porque será ne? Será que voce nem imagina porque? Como voce mesmo disse, em TODO artigo que fala sobre sendmail sempre tem comentarios sobre "por que nao usar esse ou aquele". Isso acontece porque o sendmail é ultrapassado, buguento e lento. Tanto o postfix quanto o qmail dão um pau no sendmail hoje em dia.
Na minha opinião, quem usa sendmail nesses tempos ou é porque não pode migrar pois tem um sistema muito grande em produção ou é por pura PREGUIÇA de aprender outro sistema.
"Ah, mas meu sendmail tá funcionando tão bem, porque eu vou trocar né? porque perder tempo aprendendo o postfix?"

Faça-me o favor não... Abram suas cabeças, o tempo do sendmail já passou, bola pra frente.


» Fabiano Rech () em 23/05 13:54

Bom o Artigo Parabens! Agora quanto ao postifix ser melhor ou não, não condiz aqui,(eu não uso nenhum dos dois, mas acho os dois bom depedendo da situação, eu escolho).
Cada um tem sua preferencia, já existe tantas richas inuteis por ai, Slackware X debian, gnome X kde, vamos criar mais uma? acho que o linux só não cresce mais do que está crescendo porque se perde muito tempo com comparações inuteis, cada um tem a preferencia, vamos deixar as discuções e alfinetadas de lado, e deixar aquele dilema, "qual o linux que é melhor". Linux é aquele que é baixado no www.kernel.org, o resto é preferencia pessoal e não agrega valores em nenhum momento. desculpem o desabafo, e desculpe se ofendi alguem.


» Fox () em 23/05 14:01

Como diz o morpheus "Tudo se começa com uma escolha" he he he por isso somos livres ... pq podemos escolher e não usar o que é imposto pelo "Sistema" ... acho q eu tenho q parar de ver matrix reload :-)


» Augusto Campos () em 23/05 14:26

Em toda situação que há escolha, há partidos. Emacs X vi, KDE x GNOME, console x modo gráfico, MySQL x PostgreSQL, Free x Open, GNU x BSD... É normal as pessoas fazerem suas escolhas, e algumas delas demoram a perceber que o fato de elas terem decidido de uma maneira não significa que todo mundo que decidiu de outra está errado.

Cabe às que já perceberam isso não morderem as provocações das que ainda não viram a luz da pluralidade ;-)


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 23/05 16:08

Pluralidade é uma coisa, escolhas ruins são outras. Se você usa um martelo com cabo de madeira ou com cabo de aço para bater num prego as diferenças são poucas, mas daí a usar uma chave de boca pra martelar é uma solução desajeitada e ineficiente. Existem, sim, escolhas que são universalmente melhores que outras (pelo menos em determinados contextos) E mais: nem toda comparação é provocação (você mesmo publicou aqui artigos comparando distribuições), e mesmo das que são, muitas vezes comentários incisivos (não estou falando de xingamentos) são melhores para 'abrir os olhos' do que comentários mais contidos (que dão muito crédito a porcarias). Por exemplo: "Acredito que o senhor esteja enganado. Mesmo não conhecendo sua situação particular, acredito que seu trabalho renderia mais usando o martelo para bater nos pregos. Não que usar a chave de boca seja uma má solução, e acredito que ela sirva aos seus propósitos, mas friso que há a possibilidade de sua produtividade aumentar o senhor ganhar mais dinheiro. Por que não tenta então? Muita gente já mudou e eu arriscaria que está é uma solução boa para a maioria das pessoas.".


» Augusto Campos () em 23/05 16:52

Mas acho que a metáfora da comparação martelo X chave de boca não se aplica a escolhas entre 2 ferramentas da mesma categoria, como o sendmail X postfix que era o foco desta discussão.

Se aplicaria se o cara estivesse usando, por exemplo, o netcat como MTA. Mas se a escolha de MTA é entre o sendmail e o postfix, não é o caso. Assim como não é o caso em uma escolha de editor de texto, e as alternativas são o emacs e o vi. Ou quando é uma escolha de ambiente gráfico e as alternativas são o GNOME e o KDE.

A não ser que entrem em jogo características específicas... Mas não era o caso, mais uma vez.

Claro que quando chegamos a estudos de casos específicos, aí sim dá de concluir que uma determinada ferramenta genérica de software é superior a alguma outra para suprir as necessidades específicas apontadas.

Senão, quando se trata de simplesmente "bater pregos" genericamente, e o sujeito se dá bem com o martelo de cabo de madeira, não tem por que dizer pra ele: "abandone a ferramenta que já tens, e corra pra trocar pela outra que tem cabo de metal porque ela serve para bem mais coisas".


» nah () em 23/05 16:55

A questão toda não são os flames.
A questão é:
O sendmail é inseguro
O sendmail tem bugs
O sendmail é lento
Isso são fatos INEGÁVEIS (assim como o sendmail é robusto.. nem tudo é podre)
Outros fatos inegáveis:
O postfix é bem rápido
O qmail idem
São mais fáceis de configurar/usar
Possuem (ou possuiram) pouquissimos bugs em seu historico
São igualmente robustos como o sendmail
Por isso não vejo motivo para usá-lo numa instalação nova. Não acho que jogar esses fatos na cara do povo seja desrespeitar a opinião de ninguem. São apenas fatos.


» Augusto Campos () em 23/05 16:59

Concordo plenamente que não há porque iniciar uma nova instalação com o sendmail hoje em dia, nah. Mas também não acho que seja necessário sair correndo em um frenesi aos gritos de "morte ao sendmail" e tirando o danado do ar em todos os servidores.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 23/05 17:04

Perdão, não fui bem compreendido. Não estava falando especificamente do mérito postfix x sendmail, e creio que minha analogia não caiba bem aqui porque o sendmail, apesar de ser complicado, lento e inseguro, tem funcionalidades que o postfix não tem que são necessárias em certas instalações/contextos. Além disso, o suporte corporativo ao sendmail ainda é maior que o do postfix. E isso muitas vezes é até mais importante que a qualidade do produto em si.


» Marcus Grando () em 23/05 19:16

Só colocando mais um comentário...

Acho que o Sendmail ainda é tão usado por causa que vem default na maioria das distribuições de todos os sistemas, quando os desenvolvedores se encherem do sendmail e mudar o status dele vai cair lá embaixo.

Antigamente ainda podia-se dizer que ele faz coisas que os outros MTA não fazem, mas hoje em dia é mais fácil ser ao contrário...

Só mais uma depois dos dois últimos BUGs seguidos do Sendmail achei que tinha chegado a hora das distribuições alterarem o seu MTA default, mas acho que vai demorar mais um pouco ainda... que pena...

Abraços


» Cadu () em 24/05 00:11

Sabe . . . avacalhar com um utilitário só porque não vai com a cara dele, ou usar de uma comparação fútil, não muda a opinião daqueles que pensam com a cabeça.
O que faz uma pessoa que pensa com a cabeça mudar de opinião são fatos, com suas devidas explicações técnicas. Ex.: O Sendmail é lento, se comparado com o Postfix, pois o Sendmail processa somente n emails por minuto, enquanto o Postfix processa 2n emails por minuto. Isso sim, muda a opinião de quem realmente pensa com a cabeça.
Estou em dúvida sobre qual é melhor, mais rápido, mais estável, mais seguro, e até agora só ouvi falar de PREGUIÇA, martelos, pregos, mão nas costas, cabo de madeira . . . mas fatos, que é o que é bom . . . nada! :/


» mmaldonado () em 24/05 01:14

Já mexi com o Sendmail e achei o esquema de configuração dele um tanto misterioso (arquivos m4, arquivos mc, sem falar no temível sendmail.cf). Nada contra quem usa (um grande amigo meu usa no provedor dele), mas acho que seria legal se alguma distro incluísse outro MTA só pra variar (leia-se aprender na marra :-)

Tempos atrás criei para esse meu amigo um programa chamado SAPD pra rodar no Sendmail + GNUPOP3d, que ele usa até hoje. Serve para forçar autenticação POP antes de o usuário fazer o envio SMTP, virtualmente eliminando o problema clássico de "open relay". Aproveitei e coloquei ele no SourceForge (http://sapd.sourceforge.net). Lá tem as instruções de uso (nota: pode não ser compatível com alguns sistemas, só testei com esse meu amigo).

Abraços a todos.


» Marcus Grando () em 24/05 14:03

As extensões do protocolo SMTP serve para isso, autenticação, segurança no envio, etc...

Muito mais padrão usar isso do que forçar o usuário a autenticar pop para mandar emails...

Alguem ai sabe me dizer se qualquer um pode desenvolver o Sendmail ou é só o pessoal da empresa fechada que desenvolve ele?

Abraços


» Cesar Cardoso () em 24/05 17:31

Mas peraí... se o sendmail é tão ruim e ultrapassado, porque a RedHat, o Slackware e os BSD (incluindo aí o Open) ainda o utilizam por padrão?


» Reia () em 24/05 19:51

Novamente o Patola falando bobagens... estava legal o tempo que ele estava sumido daqui.
O Patola acha que o gosto dele tem que ser o dos outros, ele não respeita gosto de ninguem. Se alguem falar mal do Conectiva dele , ele cai em cima, mas pra meter pau no slack. ele vai com toda força... Ele ta parecendo aquelas crianças que nao aceitam o que os outros gostam.


» rick () em 30/05 10:17

Já instalei o qmail / postfix / sendmail, antigamente falava como alguns que acham o sendmail ruim, minha opnião é que hoje em dia o sendmail esta mais rápido e é possivel configura-lo para ser mais rápido quanto qualquer mta existente é só saber configurar o local correto.
Tenho clientes rodando com Sendmail+MailScanner+Clamav , com mais de 200 usuarios sem nenhum problema ao lentidão. O sendmail ainda é uma boa solução tendo em vista o que existe um empresa (www.sendmail.com) que vende um sendmail com mais opções e facilidades de configuração.
Ontem configurei um sendmail(smarthost) com relay autenticado foi facil rápido e o cliente ficou satisfeito por que no curso que o mesmo fez de linux tinha aprendido sendmail.


» pac () em 24/05 09:36

ja Utilizo sendmail na empresa a 7 anos
com 8 domínios virtuais a mais de 1000 usuarios
com antivirus instalado no servidor.
Nunca tive nenhum problema com ele
Só não tive preguiça de aprende-lo e pesquisar sobre ele, mas vou testar o PostFix pra ver se é bom mesmo.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.