Notícia publicada por brain em maio 8, 2003 12:37 PM
| TrackBack
Arlan Souza (arlanlucas@bol.com.br) avisa: Uma pesquisa publicada ontem e divulgada hoje pela InfoWorld aponta que os gastos com software podem ser reduzidos significativamente com o uso de software. O estudo, que envolveu grandes empresas alemãs, indica que a economia pode ser de 20 ou incríveis 30% para empresas de grande porte que substituam seus servidores e suites ofices por equivalentes de software livre. Para micros e médios, no entanto, a redução menos vistosa.
* Sendo feita na Alemanha, país que implementa GNU/Linux em larga escala, é sempre bom lembrar que certa parte dos custos pode estar disfarçada; por exemplo, pode ser que a mão-de-obra em GNU/Linux seja relativamente mais barata, já que é bastante disseminado lá (ou não?).
* Por que as companhias pequenas economizam menos? Não entendi e a reportagem não explicou o motivo (nem os números exatos da pesquisa, com pormenores). Imaginava eu que com as políticas de licenças de lotes em que o custo de uma licença particular diminui de acordo com o número de licenças compradas, fosse o inverso. Nas implementações que fiz para uso doméstico (amigos, parentes, etc.) me pareceu que a economia foi muito grande, provavelmente mais de 30%, apesar de não ter feito a contabilidade exata.
Se na Alemanha o custo é mais reduzido face à oferta de mercado, no Brasil, o custo é puxado para baixo também, não tanto pelo mercado, mas pela pirataria combinada com impunidade. Lá na Alemanha o sujeito que comercializa software pirata é tratado como criminoso, por isso não compensa; aqui, pode até montar uma barraquinha na frente de uma delegacia que nem está nem aí. Por isso que o custo de uma solução GNU é mais alta que uma solução pirata de software proprietário. Assim, o profissional especializado em GNU tem que se sujeitar a um preço mais baixo, senão a empresa fica na pirataria mesmo.
"Uma pesquisa publicada ontem e divulgada hoje pela InfoWorld aponta que os gastos com software podem ser reduzidos significativamente com o uso de software."
... ficou meia estranha essa frase!! acho que faltou a palavra LIVRE ai no meio :P
Oppss! Você tem razão. Isso é o que dá escrever e não reler.
Em vez de "com o uso de software", leia "com o uso de software livre".
Em vez de "ofices", leia "offices".
Em vez de "redução menos vistosa", leia "redução é menos vistosa".
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.