Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Alta disponibilidade: configurando RAID 5 via software

Notícia publicada por brain em maio 7, 2003 04:57 PM | TrackBack


Este artigo do Linux Journal ensina a configurar software RAID nível 5 no Linux. RAID é um método de dividir e espelhar os dados entre os discos disponíveis, permitindo até mesmo que qualquer disco possa falhar sem perda de dados - o problema começa quando um segundo disco falha sem que você tenha substituído ou recuperado o primeiro. O artigo detalha a tecnologia e apresenta a instalação e configuração, usando o Red Hat 8 como base. Um aspecto interessante é que ele utiliza o VMWare para fazer testes em um ambiente emulado, sem risco de perda de dados "reais".

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Roberto Valle () em 07/05 19:44

Uso desde a versão RedHat 6.2 , em vários níveis 0/1/5 por software e por hardware - e NUNCA - tive problemas quaisquer. Na realidade me salvou de problemas, pois um disco parou e só fui perceber no dia seguinte, quando reformatei o disco, e recoloque i no RAID sem ao menos desligar a máquina.


» glauco () em 13/05 17:12

raid 5


» Danilo maciel () em 18/09 21:41

Perdi o programa de instalação do TCE S450, como copiar via internet??


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.