Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

IV edição do Fórum Internacional Software Livre

Notícia publicada por brain em maio 1, 2003 05:36 PM

A IV edição do Fórum Internacional Software Livre acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de junho, na PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre. As inscrições para participar do evento já podem ser realizadas através do site do evento.
A organização, liderada pelo Projeto Software Livre RS -integrado por instituições públicas e privadas-, prevê a presença de mais de 200 palestrantes, incluindo (já confirmados) Miguel de Icaza, criador do GNOME; Bdale Garbee, da HP e do Projeto Debian; Claudio Menezes, da UNESCO; Eduardo Maçan, da Revista do Linux; David Axmark, do MySQL; Claudio Ferreira, do OpenOfficeOrgBR; Jim McQuillan, criador do Linux Terminal Server Project; Phill Huges, editor do Linux Journal; Rubens Queiroz, do Dicas-L; Djalma Valois, do CIPSGA; José Sarney, ex-presidente do Brasil e presidente do Congresso Nacional.

Consolidado como o maior evento do gênero no país, o FISL reuniu três mil participantes em sua III edição, no ano passado, quando recebeu representantes de 11 países.

O press release completo está disponível, basta clicar em DETALHES. Eu recebi o convite para participar e é muito provável que aceite (depende apenas de conseguir liberar as datas) - mas gostaria de sugestões de temas para palestras. O que vocês sugerem?

Texto reproduzido do press-release:

A IV edição do Fórum Internacional Software Livre acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de junho, na PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre. As inscrições para participar do evento já podem ser realizadas através do site do evento, em http://www.softwarelivre.org/forum2003

A organização, liderada pelo Projeto Software Livre RS -integrado por instituições públicas e privadas-, prevê a presença de mais de 200 palestrantes. Haverá sessões internacionais, apresentando convidados estrangeiros, sessões livres, de debates não técnicos, sessões de casos, tutoriais, de caráter estritamente técnico, oficinas práticas, o Workshop Softwre Livre organizado pela SBC-RS (Sociedade Brasileira da Computação), a 2ª Mostra de Soluções Livres e o Seminário Internacional Governos e Software Livre.

Entre alguns dos nomes já confirmados estão Miguel de Icaza, criador do GNOME; Bdale Garbee, da HP e do Projeto Debian; Claudio Menezes, da UNESCO; Eduardo Maçan, da Revista do Linux; David Axmark, do MySQL; Claudio Ferreira, do OpenOfficeOrgBR; Diego Saravia, criador da distribuição UTUTO GNU/Linux; Juan Carlos Gentile, do Projeto Hipatia; Enrique Caparro, da Fundação ViaLivre; Jacó Aizeimann, do Free Software Consourtium; Jim McQuillan, criador do Linux Terminal Server Project; Phill Huges, editor do Linux Journal; Rubens Queiroz, do Dicas-L; Djalma Valois, do CIPSGA; Sergio Amadeu, presidente do ITI; Israel Bayma, da Eletronorte; José Sarney, ex-presidente do Brasil e presidente do Congresso Nacional; Marcos Mazoni, Presidente da ABEP e da Celepar, Stefano Bareli, do Projeto Samba 3; e Till Kamppeter, da LinuxPrinting e Madrake Software. Consolidado como o maior evento do gênero no país, o FISL reuniu três mil participantes em sua III edição, no ano passado, quando recebeu representantes de 11 países. Foi uma grande festa da tecnologia e da liberdade. Entre as principais estrelas estavam Jon Maddog Hall, Larry Wall, Robert Chassel, Peter Salus e Ralf Nolden, além de especialistas brasileiros. A I Mostra de Soluções Livres estreou, na ocasião, com sucesso absoluto, congregando desenvolvedores individuais, pequenos e médios empreendedores e grandes empresas como a gigante HP e a Cyclades. Este ano a Mostra retornará à cena, certamente com o mesmo sucesso.

Governos e Parlamento apóiam iniciativa

A IV edição do FISL vem recebendo manifestações de apoio de autoridades dos três níveis de Poder (municipal, estadual e federal), além de incentivo e auxílio de segmentos do mercado e da vasta comunidade do software livre espalhada ao redor do mundo. O plano de captação para o evento, que tem atraído a atenção da mídia, consta do site do evento www.softwarelivre.org/forum2003 O presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney, manifestou desejo de estar na abertura do FISL e garantiu a presença do Senado no evento. Simpático ao software livre, o ex-presidente da República foi convidado para o fórum por um dos integrantes da organização, Marcelo Branco. O senador e Branco participaram de evento de TI na cidade de Bilbao, na Espanha. Em abril passado, Branco reencontrou-se com o senador, em Brasília, quando reafirmou a importância do software livre na economia de recursos públicos, a necessidade de o país desenvolver uma indústria de informática forte e a eficácia de soluções livres no combate à exclusão digital. O prefeito de Porto Alegre, João Verle, manifestou apoio ao FISL em uma solenidade na sede da Procempa, a empresa municipal de processamento de dados, uma das instituições públicas engajadas no esforço de fazer da 4ª edição um acontecimento coroado de êxito. Sede do mega Fórum Social Mundial, também na PUCRS, a capital gaúcha tem acumulado experiência na realização de grandes eventos. O presidente da Assembléia do Rio Grande do Sul, deputado Vilson Covatti, garantiu o apoio institucional do Legislativo ao FISL. Junto com o vice-presidente da Casa, deputado Ronaldo Zulke, ele recebeu em audiência a coordenação do Projeto Software Livre RS. Tanto o Estado como a capital dispõem de leis que dão preferência de uso ao software livre na administração pública estadual e municipal. Agora, o movimento do software livre nutre a expectativa de que legislação semelhante seja adotada pelo governo federal. O objetivo do FISL é aprofundar o debate sobre a produção e uso de sistemas livres, mostrar experiências realizadas em várias áreas de interesse público, como educação e saúde, e fortalecer o desenvolvimento da indústria de informática nacional.. A organização do FISL nota que de um ano para outro é significativa a evolução de soluções e de adeptos dessa área da tecnologia, abrangendo cada vez mais diferentes setores da sociedade. Convém lembrar que isso também vem ocorrendo nos países do Primeiro Mundo, onde o desenvolvimento tecnológico é maior e as carências financeiras são menores.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» kio () em 01/05 18:35

Começando...

Vou dizer o que penso sobre esse tipo de encontro:

- Reuni milhares de nerds do país inteiro.
- So dá homem nessas porras e ainda discutindo sobre computadores o que torna mais nerd ainda o encontro.
- Três mil homens nerds ouvindo palestras de reis dos nerds...

E os mais legal é que eu vejo sempre esses nerds ridicularizando pessoas que pedem autografos, tiram fotos do lado de atores, jogadores de futebol e outros ( o que eu acho ridiculo tb) , tirando fotos, pedindo autografos a HOMENS nerds... puta que pariu!!! nerds gays ?

Ei... quanto tempo vc nao vê a luz do sol ? QUanto tempo tem que vc's nao beijam uma garota ?

Sair faz bem viu!

Nerdaiada


» Augusto Campos () em 01/05 18:57

Sair faz bem, e estereótipo faz mal :)


» Ricardo José Maraschini () em 01/05 21:42

Primeiramente gostaria de deixar claro que o terceiro fórum foi ótimo, de toda qualidade. Lembro como se fosse hoje, e aconselho a quem tiver a oportunidade de ir, que vá.

Só pra comentar, beijei a 3 minutos atrás e ver sol é coisa de escravo que corta cana(nem todos podem ser felizes)...


» asdf () em 02/05 03:51

Bom, mulher tem em cada esquina, muitos GOSTAM de nerds como EU, atualmente namoro uma dessas.
Sol ? bom, não sou flor pra precisar de sol !

FISL rlz supreme


» biZonho () em 02/05 04:26

Será que convidaram o Morimoto ??

(O Kurumin vai ser a distribuição mais popular do Brasil)


» thiagomz () em 02/05 09:52

Serei um dos nerds do encontro ;) vejo vcs la pessoal, ops digo nerds !


» Genio () em 02/05 10:16

Bom, a melho coisa é ser nerd. Pois os nerds fazem dinheiro como ninguém.

Como todos sabem que quem gosta de homem bonito é viado, que mulher gosta é de dinheiro.

É isso ae bonitão, vou me reunir com os nerds, depois te vejo com meu super carro, fazendo sua mulher babar, só babar !


» Nistelrooy () em 02/05 11:24

Olá pessoal, se alguém souber de uma Caravana pra

sair do RJ deixa uma alô. t+


» xxx () em 02/05 12:55

Puta merda, o safado do Sarney tb vai dar palestra. Puta que pariu!


» Toti () em 02/05 15:13

Você não precisa escutar o que ele vai falar. Eu não vou :)


» dddd () em 03/05 11:10

Quanto ao comentarios acima:

Ha 3 tipos de nerds:

- Os realmente inteligentes
- Os que tentam ser
- Os que sao burros e que ainda por cima sao nerds.


hauahuaha


» forunista () em 07/05 22:05

Sua crítica à falta de mulheres está claramente infundada!

No fórum do ano passado, ao qual eu compareci, havia uma morena simplesmente inacreditável trabalhando no evento. Chegou ao ponto do pessoal aplaudir ela antes de uma das palestras começarem!

Vou te dizer...aquela morena valia por 2.000 mulheres!


» Bonny () em 08/05 13:00

Bem, somente juntando um comentário feminino ao assunto...
Pro rapaz que falou que só há homens nerds e que só se discute sobre computadores no Forum, creio que ele não tem noção nenhuma da finalidade do evento. Mas fazer o que... Como dizia um professor meu, "grande parte dos aspectos da nossa vida depende de bom-senso. E, infelizmente, ou se nasce ou não se nasce com ele. Não dá pra ensinar..."
Quanto a ter "mulher em cada esquina", tem um monte de coisas nas esquinas... postes, hidrantes, sinais de pedestre, inclusive homem. Se o que quiseram dizer foi que ter mulher hoje em dia está fácil, eu concordo. Mulher de qualidade é que é o difícil. O mesmo vale em relação aos homens.
Em relação ao comentário de que mulher não gosta de homem bonito e sim de dinheiro, sinto desapontá-los... nós gostamos muito mais de homens inteligentes, companheiros e bem-humorados. Beleza e conta bancária não estão entre os quesitos principais. Pelo menos para aquela parcela da ala feminina de qualidade da qual eu falei.
E por último, mas não menos importante, acho que a presença feminina nesse Forum será maior. E por questões bem mais profundas do que a procura por homens. Eu sou uma das que provavelmente irá, e o que me interessa são os assuntos técnicos e a abordagem social do evento, principalmente a respeito da inclusão digital. E tenho certeza de que o objetivo principal da maioria participante e simpatizante é o mesmo.
Acreditem, nós também gostamos de tecnologia, e não só dos homens que trabalham com tecnologia.
Acho que por enquanto é só, pessoal...
E saudações livres a todos.


» Gustavo Noronha () em 08/05 16:29

O nosso amigo do primeiro post parece realmente não saber nada do que é uma comunidade.

Em todo o tempo que eu passei no software livre eu aprendi uma coisa: se você quer ser bom uma ótima maneira de chegar lá é ficar perto dos melhores.

Tudo que eu aprendi até hoje devo aos mestres que tenho tido.

Mas isso não significa que nós vamos todos agora pra o FISL ficar babando na camisa do Bdale ou ficar enchendo o saco dele com 10000 perguntas idiotas.

O esforço é extremamente necessário, sem ele não adianta perto de quem você está.

De qualquer forma, vou procurar me manter longe de você, porque ficar perto de gente que não sabe sequer distinguir um movimento, um projeto sério de, um fórum de 'uma farra' não é bem o meu ideal de mestre.

O Fórum é a farra de quem faz a festa com software livre. É hora de trocar experiências, de conhecer pessoas, de *ver o sol*.

Acho que quem tá a muitas horas sem isso é você, e por isso o ataque de inveja =P.

Rumo ao FISL!


» Leo () em 08/05 16:35

Esse cara do primeiro comentario entre outros, esta totalmente por fora.
Bom, como ja disse nosso outro amigo la em cima, quem precisa de SOL é flor, nós não somos flores, ele sim, heheheh

Segundo, nós vamos ao encontro para trocar idéias e adquirir mais conhecimentos, não estamos indo pra paquerar ou arrumar uma esposa, então, indiferente se tem mulher ou não, se tiver, melhor ainda pq a maioria é muito inteligente e aprendemos bastante com elas.

Quanto ao fato de ser NERD, bom, eu sou NERD com orgulho, passo horas e horas na frente do computador e tb lendo livros e tal, pelo menos estou fazendo o que eu gosto, e estou adquirindo conhecimento para trabalhar com oq eu gosto e ganhar muita grana, diferente do mané la de cima que pra ter falado essas coisas, deve ser um office boy de merda, não que a profissão de office boy não seja boa, mas ele nem como office boy tem futuro.

E quanto a sair, bom, acredito que todos os nerds, saem, e muito, eu saiu, vou a barzinhos, baladas, saio com mulheres, namoro, viajo, faço tudo, mas esse cara, em vez de fazer isso, fica na net postando comentarios idiotas!!

E o cara é tão covarde que não tem a capacidade de deixar o e-mail original dele aqui..hehehehehe


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.