Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Comparação entre SuSE 8.2 e Red Hat 9 no desktop

Notícia publicada por brain em abril 30, 2003 01:16 PM

Esta análise do OSNews compara os recursos para desktop oferecidos pelo SuSE Linux 8.2 e pelo Red Hat 9. Vou reproduzir um trecho da conclusão, mas deixo para vocês a tarefa de verificar as razões dela: "Parabéns pao SuSE 8.2. No papel de um sistema operacional desktop, ele ganha do Red Hat 9 em praticamente todos os aspectos. O Red Hat 9 não é uma má escolha, mas você pode ter uma melhor experiência de usuário com o SuSE 8.2".

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Marcus Grando () em 30/04 15:32

Acho que o único problema do SUSE é que não disponibiliza os CDs para baixar e instalar... Acho que eles poderiam rever essa idéia...


» Adilson Oliveira () em 30/04 17:53

Esta semana eu atualizei minha máquina e aproveitei para testar e instalar uma distro "do zero". Usei Conectiva a maior parte do tempo que trabalho com linux (fui funcionário dela, inclusive) e aguardei ansiosamente o lançamento da versão 9. De posse do Conectiva 9, RedHat 9 e Mandrake 9.1 me armei para um teste em desktop e desenvolvimento. Deixe eu lhes dar um rápido resumo de minhas experiências:
Meu hardware novo é uma MB Abit NF7-S (chipset Nforce2, serial ATA, firewire, USB 2 e o restante normal), processador Athlon XP 1700+ e placa de vídeo GeForce3 Ti200.
Comecei com o Conectiva que não detectou o chipset da placa o que me excluiu o som, USB 2.0 e a rede (esta última devo notar, não existe suporte ainda a não ser um driver proprietário da Nvidia). Mas resolvi tocar a instalação mesmo assim e acertar o resto depois se for o caso. A minha real frustração foi que no final da instalação o gerenciador de login gráfico me jogou para um X sem window manager, apenas uma console. Achei estranho e resolvi testar chamar startkde na console. Funcionou o que me levou a crer que havia algo com a chamada o gerenciador. Voltei e selecionei KDE manualmente nele e foi iniciado normalmente. Bug pequeno mas pisada de bola feia. Se fosse um usuário migrando de windows, por exemplo, já teria se assustado e caído fora, provavelmente. O processo de instalação do Conectiva agora é baseado no apt-get e *obriga* a ter os 4 CDs de binários. Nada contra mas achei que para os iniciantes ficou muito estranho e não haver a opção de atualização na instalação também é problemático ainda mais que a solução dada é atualizar o apt-get e apostar ele para um repositório com o CL9. Funciona mas mais uma vez um iniciante ia ficar perdido. Eu sei, RTFM mas quantos tem os manuais na mão e desde quando alguem lê manual? :)
A seguir testei o RedHat 9. Este detectou quase todo o meu hardware novo corretamente mas tem um probleminha chato de acentuação que consegui acertar graças às dicas de um colega (valeu Amenhotep!) e a falta de suporte ao MP3, que resolvi baixando um RPM. Tudo parecia funcionar bem até que tentei executar o kylix. Dava problemas aleatórios e não havia forma de iniciar um debug.
Resolvi tentar o Mandrake. Devo dizer que fiquei impressionado. A instalação foi rápida, a detecção do hardware foi precisa, não tive problemas com acentos ou falta de MP3, a renderização de fontes está ótima e o kylix rodou sem um soluço.
Resumo da ópera: estou usando Mandrake neste momento para escrever este texto.
Apesar de nunca ter sido fã do Mandrake, devo dizer que ele me conquistou fazendo apenas o que se espera: instalando e rodando meus aplicativos sem problema algum.
Por enquanto vou ficar com ele mas assim que tiver tempo vou tentar o CL9 novamente para ver como resolver os problemas que encontrei.

[]s

Adilson.


» Marcus Grando () em 30/04 18:13

Provavelmente o teu erro com o Kylix no RedHat foi problema na glibc que vem na instalação... tem uma errata já sobre ela, creio que você não chegou a atualizar né...

Abraços


» f2r () em 30/04 18:22

Adilson, qto tempo.. =-)
hehehe
Bom, o problema de acentuação eu até imagino qual tenha sido, ja que o DE do RH é o GNOME..
Esse bugzinho chato é da gtk2 ... A RH nem tem muita culpa...
A detecção de hardware do mdk realmente é invejável..
Pra rivalizar, só o knoppix mmo, heheheh =-)


» djalmir () em 30/04 20:32

Qual foi o rpm que vc baixou pra resolver o problema com o mp3 no redhat? Tb uso ele e tô puto com isso. Além disso, tive um problema com o Evolution. Eu tinha atualizado meu Evolution via red-carpet. Mas quando atualizei do redhat 7.3 para o 9 ele deixou de funcionar direito. Tá dando conflito entre as bibliotecas instaladas pelo red-carpet e as do cd. No mais, ele é muito bom no hardware.


» Evandro () em 01/05 00:26

djalmir, você pode instalar os pacotes libmad e mpg321 do site freshrpms.net. Pode baixar também os pacotes xine-lib e totem. Sobre o evolution, você deve seguir as instruções do 'release notes' do Red Hat. Agora com o sistema instalado, você pode tentar remover os pacotes da ximian (veja com o comando rpm -qa | grep ximian) e instalar em seguida os pacotes do Red Hat 9.

E sobre esse problema de acentuação, alguém poderia dar mais detalhes?


» Evandro () em 01/05 00:28

Esclarecendo: eu gostaria de saber detalhes do problema, não necessariamente a solução.

Além de usar o GNOME eu já testei o Red Hat 9 e não tive problema algum.

Obrigado,


» MediaSonic () em 01/05 10:18

Realmente, o Knoppix é incrivel na detecção de hardware, em uma experiencia, este superou o SuSE (8.1), que não detectou o som on-board de uma K7VTA5 (CMEDIA).


» sssssssss () em 01/05 11:39

Que merda... uma cambada de babaca que se o processo de instalaçao nao detectar os hardwares deles, eles ficam perdidos. hauahau cambada de babaca que so sabe clicar em botao. hauahau.
hauhaua a nova geração do botao... hauahah


» Paulo () em 01/05 14:48

Realmente esse problema com os caracteres no RedHat incomodam, inclusive desisti de usá-lo por isso, afinal sou usuário doméstico, não desenvolvo nada e quero ver tudo funcionando certinho (a última vez que isso aconteceu com o RedHat foi no 7.3). Estou baixando as ISOS novamente, para mais uma tentativa, pois pensei que esse problema tivesse sido solucionado.
Alguém pode me dar a dica de como resolver isso?
Obrigado
Paulo


» Douglas () em 01/05 14:54

Bom ,eu estou com probelminahs nas acentuaćoes do meu eclad, se vc puder me dizer como olucionar este problema eu agradećo.......=]


» Adilson Oliveira () em 01/05 18:32

Neste teste que eu fiz resolvi não correr muito atrás da bola pois quis me colocar no lugar do usuário iniciante então me ative a fazer apenas o que alguem sem muita experiência faria. No caso dos problemas do RH com acentos contactei um amigo que conhecia bem RH. Resolvido. No caso do Kylix, baixei as últimas atualizações disponíveis via up2date e não resolveu. Dai tentei as outras distros. Eu cheguei a procurar a solução para o problema do kylix e cheguei pensar que era algo na glibc (não cheguei a encontrar uma solução pronta no dia) mesmo pois esta quebrou feio programas que se baseiam em wine de uma forma ou de outra como o Crossover Plugins e Crossover Office.
Eu adoro fuçar e resolver problemas (não trabalharia com linux, principalmente embedded se não gostasse) mas eu quis me colocar na pele de quem está começando agora e cheguei à conclusão que linux em desktop, sem ajuda experiente, pode ser uma experiência frustrante ainda mais se o hardware não ajudar. E não é culpa da comunidade de SL, nós sabemos mas uma questão mercadológica principalmente. Mercado pequeno em comparação com o tamanho do mercado windows não dá muito motivo aos fabricantes para colaborarem. Isso vem mudando, sem sombra de dúvida, mas ainda temos um bom caminho a percorrer e com certeza, percorreremos.

[]s

Adilson.


» Adilson Oliveira () em 01/05 18:37

No caso da acentuação do RH9, se bem me lembro, no arquivo /etc/sysconfig/i18n foi feita a seguinte alteração:

LANG="en_US"
SUPPORTED="en_US:en"
SYSFONT="lat1-16"
SYSFONTACM="iso15"
UNIMAP="lat1u"

Acredito que dê para manter o suporte à língua portuguesa tambem mudando LANG e SUPPORTED mas realmente não testei
A encrenca toda parece estar relacionada ao suporte à internacionalização via i18n que parece ser ainda precária em certas distros.

[]s

Adilson.


» jr () em 02/05 16:24

Já comentaram aqui em outro post, e embora seja offtopic,é uma realidade:
O Kurumin vai virar o desktop padrão do Brasil!
Instale você também e fique impressionado com a rapidez e a detecção do hardware.
Quanto aos demais pacotes,(até para virar um servidor), é só instalar depois (se você quiser ou se realmente precisar).
Chega de sofrimento. Para um usuário domestico não tem coisa melhor.
Parabéns Morimoto!
Quanto aos servidores ainda uso CL 7.0, e com o kylix rodando perfeitamente em toda a rede com o CL 7.0 nas estações também.


» Marcelo () em 02/05 17:22

Caro amigos, estou, estou não, existe um problema
no Konqueror, que é de criar um arquivo temporário
em um /tmp, para abrir páginas na internet. Mais isso
ocorre quando você acessa a patir de um link do
de uma mensagem existente no Kmial, e por este
motivo algumas URL, ou subpaginas, ele diz: arquivo
enexistente, as vezes ele não dá conta de abrir algumas imagens, visto não ter carregado todas no
seu /tmp. Amigos existe um paleativo, ou, beleza pegue a URL e abra cole no navegar aberto que deu
erro, o que acha?

Ronaldo


» Marcelo () em 02/05 17:22

Caro amigos, estou, estou não, existe um problema
no Konqueror, que é de criar um arquivo temporário
em um /tmp, para abrir páginas na internet. Mais isso
ocorre quando você acessa a patir de um link do
de uma mensagem existente no Kmial, e por este
motivo algumas URL, ou subpaginas, ele diz: arquivo
enexistente, as vezes ele não dá conta de abrir algumas imagens, visto não ter carregado todas no
seu /tmp. Amigos existe um paleativo, ou, beleza pegue a URL e abra cole no navegar aberto que deu
erro, o que acha?

Ronaldo


» Kalashinikov () em 10/05 10:03

Estou utilizando o Red Hat 8, e gostaria de programar em PHP, e gostaria de saber de ferramentas que possibilitassem a criação de telas e menus transparentes... e que o soft do PHP tenha a opção de colorir os textos.....identificando as variaveis......etc...


» Dilamar () em 12/05 11:18

O problema da acentuação no redhat pode ser resolvido editando o arquivo /etc/bashrc.

vc deve inserir as seguintes linhas ao final do arquivo.

LANG=pt_BR
LC_ALL=pt_BR
LC_CTYPE=ISO-8859-1
LESSCHARSET=latin1
export LANG LC_ALL LC_CTYPE LESSCHARSET

pronto reinicie a sua maquina e o problema esta resolvido.


» andre () em 12/07 10:38

Eu queria seber se red hat é melhor do que
o slackware porque aindo na testei os dois


» Gandhi () em 01/08 09:06

Em relação a esses problemas de "linguagem" o RH8 e 9 tem um problema que, foge de meu skill para solução:

o sinal "." no teclado numério não funciona, quando usando um teclado ABNT2.

Provavelmente seja uma solução simples mas que desconheço... se alguem souber...

Um abraço a todos vcs e... que todos possamos contribuir para o crescimento do Linux.


» j4j40 () em 03/08 16:20

Por incrivel que pareça para resolver o problema da virgula da parte numerica do teclado, digite kbdconfig e selecione o tipo "br-abnt" (obs: nao e o "br-abnt2" eh somente "br-abnt")

Ate onde eu testei nao notei diferenca entre os dois, somente que o primeiro funciona melhor que o "br-abnt2". Entao recomendo vc testar para ve se fica legal.

Abraços!


» j4j40 () em 03/08 17:17

Desculpe, mas eu achei a diferença, caracteres que usam o Alt Gr, (o terceiro caractere que a tecla representa) como por exemplo: º°ª§¬¢£³²¹ não funcionam com esse mapa de teclado, como eu não os uso, acabei deixando o br-abnt mesmo.


» Iuri Sampaio () em 22/08 22:02

Boa Noite,
Instalei o red hat 9 na minha máquina, e deu um erro de vídeo:
"Fatal Server Error: no screens found"

Tenho um Pro Sagage S3 - 133KM

é um erro no Xfree86? Pelo visto ele não está achando o driver de video, ou as configurações dele.
Como resolvo isto?
Atenciosamente,
Iuri


» Maico J. T. () em 04/09 21:24

Tenho um moden onboard Intel, com o sistema operacional Red Hat 9. Aconteceu o seguinte:
Num visualizador de dispositivos, o moden está lá, listado, mas quando quero me conectar, dá uma mensagem de moden inexistente. Alguém poderia me ajudar?
Posso dizer que sou quase leigo em Linux, por isso peço desculpas se a pergunta é absurda.


» MAYCON () em 07/10 13:26

ola!!!tudo bom????

alguem pode me auxiliar como configurar meu modem??
meu modem e HSP56 MR e a verçao do linux e RED HAT 9.

por favor se alguem souber como configura me envie uma resposta!!!!!!

desde ja obrigado!!!!

ass. maycon


» Marco Menezes () em 09/10 11:38

Na compilacao do Kylix 3.0 inter com red Hat 9.0
o computador trava.
Qual seria a versao ideal do linux para resolver este problemas ?
grato


» mauricio x () em 14/10 09:04

Montei um jogo com o kylix e nao tive sucesso com as rotinas de audio.
Alguem ja passou por isto ?


» Rodrigo de Passos Barros () em 20/10 19:39

Maycon, resolvi o problema do modem com a instalacao do pacote "slmdm-2.7.8.tar.gz". Nao me lembro onde o peguei, mas coloque busque pelo google que voce deve encontrar.
[]'s
Rodrigo


» Daniel Melo () em 19/11 12:57

Pessoal,

1 Eu possuo um modem Lucente (Agere) e instalei o RedHat 9. Como eu faço para fazer o meu modem funcionar?
2 Também possuo 2 discos rigidos, 1 de 40 Gb e outro de 4 Gb. Instalei o RedHat 9 no hd de 4 Gb, só que quando eu abro a paste /mnt eu só enxergo o drive de disquete e o leitor de cdrom. Como eu faço para enxergar o outro disco rigido?


» Thiago () em 19/02 22:04

Uso o SuSE 8.2 e sou usuario domestico, meu problema é que não consigo conectar a internet.
o q devo fazer, uso um modem de 56k Lucent

Um abração !!!!!!!!!!!!!


» Batista () em 09/03 18:37

Pessoal!...

Já fiz download do RED HAT LINUX 9 por duas vezes e de diferentes origens...o que ocorre é que durante a instalação via CDROM (SETUP), sempre que é solicitado o segundo CD...o RH não reconhece mais o drive de cdrom...tem algum problema em relação a instalação via CDROM?
Quanto a gravação dos CDS...como disse, já gravei duas cópias...as quais no Windows são lidas sem problemas.
Quanto aos testes dos CDs durante a instalação, o primeiro teste ocorre normal, o problema ocorre somente a partir do segundo CD.

Será que fiz algo errado?...sou novo no pedaço por isso estou pedindo ajuda.

Detalhe!...o Mandrake e o Conectiva 9 instala legal.

Batista



» Vagner Costa () em 23/03 11:24

Por favor, já tentei instalei o Red Hat 9, várias vezes sendo que ele não boota pelos CDS, o que pode ser isso?????


» Gustavo Allebrandt () em 10/04 19:39

Sou novo no Linux, to começando com o Red Hat 9.
1º Não consigo configurar ele para entrar na net.

2º Não sei como faço para conectar. Quando eu entrar no Mozilla é para abrir uma janela pedindo para conectar q nem no Windows?

Me ajudem...


» Gustavo Allebrandt () em 10/04 19:39

Sou novo no Linux, to começando com o Red Hat 9.
1º Não consigo configurar ele para entrar na net.

2º Não sei como faço para conectar. Quando eu entrar no Mozilla é para abrir uma janela pedindo para conectar q nem no Windows?

Me ajudem...


» Gustavo Allebrandt () em 10/04 19:39

Sou novo no Linux, to começando com o Red Hat 9.
1º Não consigo configurar ele para entrar na net.

2º Não sei como faço para conectar. Quando eu entrar no Mozilla é para abrir uma janela pedindo para conectar q nem no Windows?

Me ajudem...


» Maico () em 19/04 09:12

Tenho uma placa G FORCE FX 5200 128 DDR, e não to conseguindo configura-la para o RED HAT 9. Já baixei o drive do site do conectiva. executei o RUN no RED HAT mas não funcionou , quando reiniciei continua não entrando no modo gráfico


» Maycon Lemos () em 19/06 20:36

INSTALAÇÃO CORRETA DO MODEM PCTEL HSP56 PCI , CNR ,AMR E USB NO FEDORA, CONECTIVA, REDHAT , DEBIAN E NO SUSE*

* Fazer o download do driver no site da SmartLink . que www.smartlink.com , o driver está na sessão de linux. o nome dele é : slmdm-2.7.14.tar.gz.esse driver foi feito para modem smartlink mas 100% fucional no pctel hsp56.

* Você tem que ter instalado em seu linux todas as ferramentas de desenvovimento e desenvovimento do kernel. para que na hora de instalar não de problema.

* Você tem que descompactar o driver em seu diretorio Home. proucurar o arquivo Makefile dentro da pasta do driver.. e abrir ele com seu editor de texto preferido.
localizar a linha:

KERNEL_INCLUDES:= /usr/src/linux/include

KERNEL_INCLUDES:= /usr/src/xxxx/include

Onde esta escrito linux ou xxxx. tem que ser substituido pelo nome da pasta do kernel.
que está localizado em: /usr/src
no caso do Fedora Core 1 que tem a versao do kernel assim: linux-2.4.22-1.2115.nptl

Ficaria escrito assim:

KERNEL_INCLUDES:= /usr/src/linux-2.4.22-1.2115.nptl/include

Em outras distrubuições o nome da pasta pode modificar muito !!!


Então não pode errar o nome da pasta!!!

Feche o arquivo Makefile salvando as alterações


Então finalmente chegou a hora de instalar o modem.

***** PRESTE MUITA ATENÇÃO NA HORA DE DIGITAR OS COMANDOS!!!!NÃO PODE ERRA NADA, SE NÃO DA ERRO!!!******


É bom copiar driver na pasta home para não haver confusão!!!

Abra o terminal e digite os seguintes comandos


# tar zxvf slmdm-2.7.14.tar.gz

# cd slmdm-2.7.14

# make

# make install-amr ( se o modem for pci ,amr ou cnr)

OU

# make install-usb ( se o modem for usb)


# modprobe slmdm country=BRAZIL ( para quem mora no brasil)

OU

# modprobe slmdm country=PORTUGAL (para quem mora em portugal)

É so fechar o terminal e reiniciar o computador para o dispositivo ser ativado.


Se voce instalou o drive errado tem que dar o seguinte comando:

# make unistall

***SUPER DICAS***


quando você for instalar sua distribuição , instale todos os pacotes para
não haver problemas com falta de aplicativos


Pegue o driver tem nada mais de 800kb e o manual coloque em um disquete. para você trabalhar mais a vontade!!!



para você que é novato leia o manual com muita atenção. para a instalação não dar erro.


para quem não sabe abrir o terminal , e da seguinte maneira:
com o butão direito do mause sobre o diretorio. click e vai aparecer uma serie de titulos ex:colar,copiar ,propiedade,terminal e etc.
e só clicar em terminal e pronto!!!


esse driver foi testado em modems pci ,cnr e amr.
que tem modem usb não garanto nada que vai fucionar.



foi testado em algumas distrubuições tais como:
Conectiva
Fedora
RedHat
Slackware
Debian
SuSE* NÃO FUNCIONA MUITO BEM, MAS SE VOCÊ DER SORTE!!!!!

E já vem instalado no proprio Kurumin!!!


Estou a disposição de vocês !!!! ass: Maycon Lemos


» GUIGU () em 19/06 20:50

Pessoal,como faço para atualizar meu red hat 9.0 não consigo fazer a atualização


» Mateus Pokreviescki () em 22/06 09:36

Não estou conseguindo configurar meu teclado para fazer o "C cedilha" ele fica com o tio para cima, estou usando o SuSE 9.1 e um teclado us int , por favor me AJUDEM..
valew...


» Augusto Campos () em 22/06 09:46

Existe mais de uma maneira de resolver isso. A que consta na documentação do SUSE é mudar a variável RC_LANG no arquivo /etc/sysconfig/language. A linha deve ficar assim:

RC_LANG="pt_BR.ISO8859-1"

Em seguida, dê o comando "SuSEconfig" (como root)

Se tudo o mais estiver correto, na próxima inicialização do ambiente gráfico o seu teclado deve funcionar.


» Rafael () em 16/10 17:02

ola , queria tirar uma duvida , meu computador começou com um defeito que não sei o que é , conecto-me a internet , coloco uma musica , abro uma pagina na internet e , dali a pouco ele aciona o cd room , sem algum cd dentro e em seguida ele trava tudo , mause , teclado e a musica para , mesmo se eu não estiver na internet , fazer tres coisas ao mesmo tempo trava tambem .
Obs: meu computador é um atlon xp 2.0 com windows xp.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.