Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Perguntas e respostas

Notícia publicada por brain em abril 29, 2003 09:48 AM

Este artigo da CNET/Forrester apresenta perguntas e respostas sobre a adoção do Linux e do software livre, sob o ponto de vista administrativo e financeiro. Mais um daqueles que você pode imprimir e esquecer por acaso na mesa do seu gerente de TI que acha que o Linux não tem suporte ;-)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Sergio Salgueiro () em 29/04 11:20

A matéria é muito interessante, principalmente porque mostra uma visão bem diferente do que temos visto com relação ao Linux, onde ele diz que instalar o Linux no Desktop não é sempre a melhor opção. O ideal seria instalar o Linux com dual-boot e mostrar, em doses homeopáticas, as vantagens do Linux e fazer com que o próprio usuário vá conquistando o seu desktop.


» SdnNv () em 29/04 14:40

Muito sensata e realista esta colocação; o próprio Alan Cox disse isso uma vez; e parafraseando uma análise de distros pela OSNews, diria que qualquer distro Linux é melhor que qualquer Windows 3.1,95,98,ME; mas o top dos sistemas operacionais x86 é mesmo o XP. Isso para uma máquina mais parruda. O Linux é mais produtivo que o Windows em máquinas mais antigas. Agora, um sistema atualizado, o XP faz a festa. Tem seus problemas, assim como o Linux, mas a produtividade é maior, considerando-o para uso como desktop. Como servidor, claramente o Linux leva vantagem.


» Manoel Pinho () em 29/04 15:53

Me desculpem, mas eu não concordo com afirmações de que o linux não serve para desktop. Primeiro é preciso entender que "desktop" não é a mesma coisa para todo mundo. Em muitos casos é perfeitamente possível usar o linux como desktop. Eu, por exemplo, estou vendo este site, trocando emails e fazendo todas as tarefas do meu dia a dia usando o linux exclusivamente.

O linux pode ser o desktop de qualquer um (até mesmo o usuário mais "anta" possível) desde que alguém instale e configure o linux e os aplicativos necessários. Vejo muita gente dizendo que precisa do Windows quando precisa de um browser, um cliente de email e um editor de texto para trabalhar. Outros usam apenas programas de gestão nas empresas. As concessionárias Peugeot, por exemplo, usam desktops linux e os funcionários usam dia a dia para consultar estoques, faturas, etc.

O que realmente limita a escolha do linux é a não disponibilidade de alternativas ou mesmo de versões nativas de certos programas profissionais.

No caso doméstico, o que vejo mais são pessoas totalmente dependentes de programas piratas que nunca teriam dinheiro para comprar e usam isso como desculpa de não tentar o linux. Quanto à produtividade é tudo questão de hábito. Muitas coisas são mais produtivas no linux do que no Windows para mim.

Até parece que Windows está no DNA humano. Algum dia as pessoas tiveram que aprender, não ? A maioria das pessoas ainda se enrolam com videocassetes e caixas eletrônicos e não têm capacidade de usar um PC com Windows.

O meu primeiro computador não foi um PC e o meu primeiro sistema operacional não foi o Windows. Me adaptei várias vezes aos diversos sistemas e nunca fiz um treinamento formal em nenhum desses sistemas (nem no linux).

Uma coisa que acontece também é que muita gente "complica" demais o linux sem necessidade, como usuários domésticos tentando aprender a usar e configurar o sendmail, apache ou php, por exemplo. Se estivessem usando o Windows, muito provavelmente nunca tentariam essas coisas, que naturalmente não são fáceis nem adequadas para uso por leigos.

Quer coisa mais fácil do que o Kurumim ? Não precisa nem instalar (a maioria dos usuários leigos não consegue sequer instalar o Windows)...


» Félix () em 29/04 18:18

Ótima ponderação a do Manoel! Divido o meu micro entre o WinXP (que funciona muito bem) e o Red Hat 9 (que funciona tão bem quanto); e ultimamente tenho passado mais tempo sob Linux. E fazendo o que sempre faço.


» mário () em 31/03 20:25

qual é melhor windows ou linux?por que?


» Carlos () em 20/05 10:53

Manoel, seu comentário foi infeliz.
Acho que o usuário leigo, também precisa saber usar um computador. Ele não precisa chamar um técnico ou passar horas pesquisando na internet sobre como instalar um modem no Linux. No Windows, o maior trabalho que ele teria, seria abrir seu gabinete e encaixar a placa. Se ele estiver usando Windows XP, o próprio Windows vai configurar e instalar este modem.
O usuário ficará contente, porque agora já pode entrar na internet.
Vocês insistem numa coisa que não é a realidade do mundo de hoje. Eu acho que a única vantagem do Linux é o preço.
Vocês falam do open source como se ele fosse uma grande vantagem para o usuário comum. Ele não vai saber programar e recompilar.
Não estou querendo criticar ninguém, mas a internet está cheia destas baboseiras e ninguém assume a responsabilidade de desmentir estas estorinhas enganosas.


» martins () em 04/10 22:38

como faço para obter senhas do hotmail e bol por favor ajude me


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.