Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Um Debian Woody com uma apenas 180 MB

Notícia publicada por brain em abril 15, 2003 04:20 PM

O leitor unstable@uai.com.br avisa: "Marcus Moeller acaba de fazer uma nova revisão do MiniWoody, que é uma mini-distribuição modificada a partir do Debian Woody, lançada em 30 de março de 2003, com apenas uma imagem Iso de 180 MB. Além de fazer configuração automatica de seu hardware , ela contém os seguintes pacotes: kde 3.1.1 .a, com a correção dos ultimos bugs, gcc, make, e diversos pacotes de uso Desktop (veja a lista de pacotes.). Você pode baixa-la até mesmo por modem 56 kbps, e depois de instalado você pode adicionar linhas na Source.list e baixar os pacotes extras que desejar, pois há compatibilidade total com o Woody. E a distribuição pode ser utilizada em Portugues-BR, usando locales e kde-i18n-pt-BR. WinModens ainda devem ser configurados manualmente. Irei fazer uma análise detalhada pois já faço seu uso desde a versão 1.1."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» MARCELO () em 16/04 02:02

è uma iniciativa,para o desktop,espero que o instalador seja outro pois o instaklador do woody é muito complicado para um novato


» Peter Parker () em 16/04 08:12

O instalador do Woody é o mesmo do Potato, sempre dá pau no final da instalação.


» flaviothunder () em 16/04 08:40

Que o instalador seja assustador para um novato eu até concordo (eu também me assustei da 1a vez) mas dizer que sempre dá pau no final da instalação eu "disconcordo", o instalador do Debian (seja Woody ou Potato) nunca deu problemas na minha mão, é do começo ao fim redondinho, diga o que dá problema na sua instalação que pode ser que possamos ajudá-lo a resolver.

Sucesso


» thiagomz () em 16/04 09:20

Legal, o que eu nao gosto no instalado é se eu quizer instalar um desktop (kde, gnome) é ter de instalar os dois....

o que eu faço é não rodar o tasksel e instalar tudo depois para nao instalar pacotes não essenciais.


» thiagomz () em 16/04 09:32

Essa versão é estavel ?


» lookkas () em 16/04 10:23

Levando em conta que a distro é baseada em woody, deve ser bem estável :)


» Dyego Souza do Carmo () em 16/04 11:03

Concordo com o flaviothunder, vc deve estar tendo algum problema Peter...pois o instalador do Debian atravéz do tasksel eh apenas um front-end para o apt-get , que funciona muito bem...

Acredito que instalador bom mesmo eh o do slackware neh ? tar -zvxf arquivo.tar.gz /
:)

Abracos,


» Ricardo () em 16/04 11:20

"Acredito que instalador bom mesmo eh o do slackware neh ? tar -zvxf arquivo.tar.gz "

Acho q vc. precisa aprender mais sobre slackware.
Esse comando q vc. decorou é para descompactar qq arquivo compactado com tar + gzip

Para instalar pacotes no slackware usa-se installpkg nome-do-pacote.TGZ (e não tar.gz).
Ou utiliza-se o pkgtool


» trombel () em 16/04 12:19

Acho interessante este tipo de distribuição. Mas não vejo lá muito bem para que serve. Fico pensando que aqui no Brasil, quando se vai à qualquer escola de periferia, estadual ou municipal, que tenha a sorte de possuir um ou mais computadores, nota-se que são antigos 386 ou 486. A memória RAM nunca passa 16 MB, mas geralmente é de 8MB.O disco rígido não ultrapassa 200MB. Deste modo acho meio ridículo alguém montar uma distribuição de 100, 200,300MB e incluir o KDE 3 ou superior. Nunca vai rodar.O verdadeiro desafio para se popularizar o Linux nas escolas públicas deste país é alguém lançar uma distribuição que possa rodar o X em 8MB de RAM. Que contenha um pacote Office leve, um browser rápido, um programinha de e-mail e mais algumas coisinhas...
Seria um linux simples e funcional, leve e útil.
Outra coisa importante: deve poder ser instalável por meio de disquete. Sim, meus amigos, os computadores das escolas públicas ainda não chegaram à era do CD-ROM. Lembro que em 1995, após
vários travamentos, reinstalei meu Windows95 em meu notebook. O programa vinha todo em disquete (13 disquetes, se bem me lembro). O Windows 3.11 e Windows 95 rodam muito bem em computadores modestos como os que eu descrevi.E têm programas em profusão para rodar nestas máquinas.É verdade que um linux antigo, um Red Hat 5.0, de 1999 (ou será 2000?) também roda num computador de 16MB RAM, mas como instalá-lo com disquete. Obviamente, o ideal seria podermos usar programas modernos em micros antigos. Mas não podemos usar o melhor dos dois mundos. Precisamos encontrar um meio termo.
De qualquer sorte, lanço o desafio: Necessita-se de um Linux leve, capaz de rodar em computadores antigos (de 8MB a 16MB de RAM), com office,browser, um visualizador de imagens, etc., que possa ser instalado via disquete (via rede não vale: OK Morimoto?) Se o Windows pode, por quê não o nosso bem amado Linux??? Caros leitores, já se deram conta do alcance social que uma distribuição com estas características teria? E que imenso impulso nas mentes jovens dos nossos estudantes?
Parem de anunciar toda a hora estas distribuições pequenas " que cabem num CD que se guarda no bolso", mas que no Brasil para quase nada serve.
O desafio está lançado.


» Dispatcherbr () em 16/04 12:31

cara lookkas o .tgz não é instalador é empacotamento assim como o .deb é o do Debian eu uso Debian e Slackware que para mim são distribuições que fazem o usuário pensar, agora siga a dica e pense antes de falar.

Grato.

".....Faça as Regras...."


» Marcelo Anton () em 16/04 20:10

Caro trombel.

Existe uma distro que tem algumas das características que você citou.

Ela se chama vector linux e é baseda no slackware.
Ainda não testei ( to baixando o iso ) mas parece ser interessante.

A instalação ocupa menos de 500 mb e instala o icewm com abiword gnumeric dillo e opera como browser entre outros programas leves.

De uma olhada nesse artigo do site guiadoharware:
http://www.guiadohardware.info/artigos/240/

O site da distro é:
http://www.ibiblio.org/vectorlinux/

Agora instalação em disquete o vector não faz, mas talvez com algumas otimizações quem sabe.


» michel () em 17/04 08:29

Na verdade é um trabalho complicado fazer um distribuição como a comentada acima, um sistema de janelas não deve ser apenas leve, mas deve ser semelhante ao windows, afinal estamos falando de anos de uso do rwin, seria inviável mudar radicalmente para um fluxbox por exemplo... Existe o icewm por exemplo, é funcional, configurável...

Um office leve também é problema, eu uso abiword + gnumeric, para apresentação uso o html puro, mas muitas vezes o abiword fecha sem motivo aparente... Outro problema é a portabilidade com o windows! Se muitas vezes você precisa imprimir um trabalho e nem sempre a escola tem impressora disponível, você precisa recorrer a um lugar especializado... Na verdade eu acho que tinha de ser o contrário, as lojinhas que imprimem trabalhos terem abiword ou outro qualquer para atender o mercado todo...

Temos que pensar que nem todas as impressoras jurassicas das escolas tem drivers disponíveis para linux...

Bem, quanto a disquete, pense no tempo que se perderia, uma clonagem de hd seria mais efetiva... Mas aí já não entendo muito, não me arrisco a opinar :)

A idéia é ótima, seria legal criarmos umas idéias e ajudar a sociedade evoluir que ela, por si só, está muito bem com o windows :(


» Jr () em 17/04 08:57

Caro Trombel:

Poucas vezes vi nese sítio um comentário tão útil e profundo como o seu, e com tanto alcance social.
Baixei o Kurumin do Morimoto, e embora seja realmente muito bom, pois é todo em pt-Br e é direcionado para máquinas que realmente existem no parque brasileiro, ainda é pesado para máquinas simples.
Aqui no meu serviço temos três maquinas Pentium 100 e um 486 encostadas(não aguentam windows novo), mas que poderiam ter uma destinação social muito grande se pudessemos instalar um sistema operacional e doa-los para entidades ou escolas (pois se não tem dinheiro nem para comprar as máquinas, que dirá do sistema operacional) e acho que há muitas empresas e pessoas com equipamentos nestas mesmas condições.
Sei que há uma ONG em São Paulo que já faz um serviço parecido com este, mas não sei que sistema operacional instalam, e nem sei se é possível espalhar pelo país.
Portanto, Morimoto, pense no alcance social de um projeto que contemplasse estas máquinas, sendo que você já tem uma experiência muito bem sucedida com o seu Kurumin, que pode servir de base.
Veja bem, não precisa ser o novo e belíssimo KDE 3, estas pessoas nunca viram nada e o conceito você com muita competência já definiu com o Kurumin.
Imagine o grande parque de máquinas encostado no Brasil que poderia servir para inclusive ajudar na inclusão social de muitas comunidades, organizações e escolas pelo Brasil a fora, pois como não possuem nada, um simples ambiente gráfico, com algum editor e planilha simples e um navegador seria suficiente para trazer cidadania a muitas pessoas.
Desde já conte com o meu apoio para esta iniciativa, que com certeza terá todo o apoio muitas organizações e de todos os frequentadores deste sítio, e parabéns ao Trombel pelo momento iluminado que ele teve.

Atenciosamente,

Junior


» Trombel () em 17/04 12:43

Eu ja testei o Vector Linux 1.0 e 3.0. Sao mais leves, mas ainda estao longe do sistema que a escola precisa. Sem duvida, fazer uma distribuicao como a descrita eh um enorme desafio, mas acredito possivel. E creio que o lugar certo para propor a construcao deste linux "especial" eh aqui. Obrigado, Junior! Fico feliz que haja mais gente que entenda nossa realidade. Espero que alguem com "expertise" suficiente em Linux possa tornar, este pequeno sonho que tenho, rodar Linux para o pesoal de baixa renda, uma realidade.

Um abraco.

(despulpem os acentos, este computador nao eh meu e esta mal configurado)


» Trombel () em 17/04 12:47

Eu ja testei o Vector Linux 1.0 e 3.0. Sao mais leves, mas ainda estao longe do sistema que a escola precisa. Sem duvida, fazer uma distribuicao como a descrita eh um enorme desafio, mas acredito possivel. E creio que o lugar certo para propor a construcao deste linux "especial" eh aqui. Obrigado, Junior! Fico feliz que haja mais gente que entenda nossa realidade. Espero que alguem com "expertise" suficiente em Linux possa tornar, este pequeno sonho que tenho, rodar Linux para o pesoal de baixa renda, uma realidade.

Um abraco.

(despulpem os acentos, este computador nao eh meu e esta mal configurado)


» Trombel () em 17/04 12:52

Eu ja testei o Vector Linux 1.0 e 3.0. Sao mais leves, mas ainda estao longe do sistema que a escola precisa. Sem duvida, fazer uma distribuicao como a descrita eh um enorme desafio, mas acredito possivel. E creio que o lugar certo para propor a construcao deste linux "especial" eh aqui. Obrigado, Junior! Fico feliz que haja mais gente que entenda nossa realidade. Espero que alguem com "expertise" suficiente em Linux possa tornar, este pequeno sonho que tenho, rodar Linux para o pesoal de baixa renda, uma realidade.

Um abraco.

(despulpem os acentos, este computador nao eh meu e esta mal configurado)


» Trombel () em 17/04 12:53

Eu ja testei o Vector Linux 1.0 e 3.0. Sao mais leves, mas ainda estao longe do sistema que a escola precisa. Sem duvida, fazer uma distribuicao como a descrita eh um enorme desafio, mas acredito possivel. E creio que o lugar certo para propor a construcao deste linux "especial" eh aqui. Obrigado, Junior! Fico feliz que haja mais gente que entenda nossa realidade. Espero que alguem com "expertise" suficiente em Linux possa tornar, este pequeno sonho que tenho, rodar Linux para o pesoal de baixa renda, uma realidade.

Um abraco.

(despulpem os acentos, este computador nao eh meu e esta mal configurado)


» Marcio () em 17/04 21:17

Pessoal! Parabéns pela iniciativa!
Olhei os comentários e me lembrei que a uns dois anos atrás me deparei com uma mini distribuição com quatro disquetes que rodava o X e com o IceWM, não recordo o nome, mas é possível sim, desenvolver uma mini-distribuição em disquestes, inclusive para instalar no HD, basta unir as forças. Para quem não sabe o Debian pode ser instalado assim, mas não vem completo, precisa de uma conexão via rede o CD para completar com os programas mais sofisticados, mas levendo em cosideração o desempenho não acho viável para máquinas abaixo de 486.
Confesso que a muito tenho vontade de fazer sobre isto e convoco os ILUMINADOS a este desafio.
O projeto do Morimoto pode ser o inicio se ele concordar é claro.

[]'s
Marcio


» Rennan Andrello () em 02/07 18:49

Onde acho um linux antigo...


» anonymous () em 17/11 20:56

ei galera ainda lembra do monkey linux, nunca testei, mas pode se atualizá-lo hhehhehe


» Pedro () em 09/02 14:55

Há muito tempo eu venho tentando mudar minha plataforma de sistema operacinal. Linux seria uma boa opção mas vejo que a cada dia que passa mais distribuições são "inventadas" percisamos de um sistema que seja pequeno e facil de trabalhar...
a instalação do menor linux que conhaço, (do morimoto) consome 600MB (instalação) o bom e velho windows95 instala em 70 e faz tudo que o linux faz (desproporcional né?) quando vamos ter um bom linux pequeno só com o necessário e sem esses pacotes horriveis que vem com ele?


» Roger () em 11/02 03:09

Olá pessoal, vi os comentários e resolvi dizer que consegui com sucesso e até com um bom desempenho rodar o kde 1.1.2, com seus utilitários, e como navegador Opera 5.5 e dillo,
alguns joguinhos, entre outros utilitários, com kernel 2.2, a distribuição é slackware 7.0 num pentoum 100 32MB, eu desativei alguns recursos e entre outras coisas que peguei na internet. Uma dica seria a distribuição Delilinu delilinux.berlios.de que roda em 486, ocupa 300MB vem com várias interfaces gráficas, como icewm,blackbox,windowlab e vem com programa de desktop vem discador ppp, fldesk que colcoca ícones no desktop, flwm gerenciador de arquivos, vem com kernel 2.2.25, xfree 3.3.6, siag office(um office com editor de texto,planilha eletronica,etc muito leve), dillo, links2, mutt, sylpheed(cliente e-mail muito leve), gcc 2.95 e outros programas.
Existe ainda outra distribuição mais leve ainda só que não me recordo agora. O que eu fiz e faço as vezes é procurar várias distribuições pequenas e ajunto o recurso de uma com outro.


» andarilho () em 11/02 07:06

Quem quiser também pode testar a Feather (http://featherlinux.berlios.de/ ) que é um live-cd muito leve, com aplicativos leves e em menos de 70MB.


» Athayde () em 27/04 17:21

Gostria de informar que ando trabalhando exaustivamente em cima de uma distribuiçao que rode em 486, achei muito importante o comentário d trombel, minha intençao eh fazer a partir de disquetes o que eh muito dificil, também vejo que se utilizarmos distribuiçoes antigas obteremos um grande desempenho, a conectiva 4.0 eh um exemplo disso, enfim temos uma grande quantidade de PCs bastantes antigos que ainda podem ser utilizados, temos que parar com essa historia de que processador é Pentium-4, SO é win XP, quanta besteira, e o incrivel é q muitas vezes sao usuarios comuns que falam isso sendo que nao utlizam nem metade dos programas que o acompanham, acredito que ja estou escrevendo demais quem tiver o mesmo objetivo que eu pode me contatar pelo icq: 247506984 ou MSN: tiagoufrgs@hotmail.com


» Adriano () em 25/10 22:25

Galera, não sei nem se alguém ainda lê esse fórum, mas achei o assunto muito bom. Testei o Vector sem muito sucesso, pois ele é pequeno mas não é leve para máquina com 16 de RAM. Testei agora mesmo o DSL e tive problemas com a memória. Se alguém achar alguma distro grite, mas grite muito alto pois ganhar do XP é fácilo problema é bater o WIN95 ainda!!!!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.