Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Entrevista sobre o Wine

Notícia publicada por brain em abril 15, 2003 01:05 PM

Esta entrevista com o Dimi do projeto Wine dá muitos detalhes sobre o sistema que permite executar aplicativos do Windows no Linux, interessantes tanto para desenvolvedores quanto para usuários.

Eu simpatizo com o projeto Wine. Com ele é possível executar no Linux sem grandes dificuldades vários programas que de outra forma estariam inacessíveis, incluindo vários jogos, e até o Microsoft Office (embora pouca gente ache necessário rodar o Office no Linux hoje em dia). Raramente uso este tipo de recurso, mas no último fim de semana resolvi seguir as dicas do Manoel Pinho e instalei o Kazaa no Linux. Funciona mesmo!

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» s () em 15/04 13:38

As dicas nao sao do Manoel Pinha, ele so juntou dicas de outros e um tutorial.


» jeff () em 15/04 15:18

pessoal, agora o wine já resolveu aqueles problemas de ç á é ê Ä ü com os teclados nacionais, alem de suporte a anti-alias nas fontes, vale a pena baixar e compilar.


» djalmir () em 15/04 17:09

já tentei usar o wine pra rodar alguns programas específicos de que preciso (labview e origin), mas não consegui um resultado positivo. Temporariamente desisti de usar o wine. Talvez no futuro ele consiga me ajudar a me libertar de ve z do Win... POr enquanto estou ainda preso.


» RFRbr () em 15/04 17:23

Eu consegui instalar o Kazaa no wine, funciona beleza, com alguns pausinhos aqui e ali, espero um dia que ele seja estavel a ponto poder-se confiar tarefas sérias a ele, o sistema de uma empresa, por exemplo, o que hoje eu não teria coragem de fazer.


» Manoel Pinho () em 16/04 07:48

Como disseram acima e está escrito no próprio tutorial, as dicas realmente não são completamente minhas. O que fiz foi reunir as várias dicas que se encontram espalhadas em vários sites e em inglês e fazer um tutorial passo a passo que possa ser reproduzido. Felizmente não aceito provocações. Cheguei até a receber um email de um certo site alegando que tinha copiado o tutorial do Kazaa deles, que tinham um tutorial muito semelhante, voltado especificamente para o Slackware. Só que esqueceram que o meu tinha uma data 2 meses anterior... Também não creio que ele tenha copiado de mim, já que o documento do alemão em que me baseei já estava disponível.

Instalar qualquer aplicativo no Wine não é fácil nem determinístico. Existem algumas idéias gerais mas achar a combinação certa de quais dlls devem ser nativas e quais devem ser builtin (internas do wine) é que é o mais difícil.

O mesmo acontece com o linux. Está cheio de documentação espalhada na internet e na sua maior parte em inglês. Se todos se preocuparem em documentar as suas experiências bem sucedidas com instalações e configurações de programas e colocar isso de uma forma ilustrada e passo a passo eu acho que o linux seria muito mais palatável para mais usuários. Mandar um RTFM pode assustar muita gente.

Quanto ao tutorial do Office 97 eu gostaria de avisar de que ele já tem um tempo e, na época, foi preciso adaptar o wine para que a acentuação com deadkeys funcionasse. Hoje o wine já foi corrigido e a acentuação funciona mesmo com o wine normal. Eu preciso reescrever o tutorial e atualizar isso, mas estou sem tempo de reproduzir novamente toda a instalação para verificar se houve mudanças em algo. Se alguém se habilitar eu darei os créditos naturalmente.

Quanto ao M$ Office 2000 eu não consegui fazer o Word 2000 funcionar 100% (mas o Excel e Powerpoint 2000 sim). Já vi muita gente dizendo que funciona e dando uma dicazinha ou outra mas ninguém fez um documento passo a passo que possa ser reproduzido.

Já recebi muitas críticas por fazer o M$ Office rodar no linux. Sei que o OpenOffice é a solução definitiva e está quase lá, mas eu acho que ter a opção de instalar o MS Office no linux retira o principal argumento de muita gente em não usar um desktop linux.


» Peter Parker () em 16/04 08:17

O principal "defeito" para os usuários que migram do MS Office para o OO é a interface. A interface do MSO tem alguma patente? Pq acho mto boa, inclusive se não houverem problemas legais, eu arrisco dizer que o OO deveria até copiar a interface do MSO.


» Fabrício () em 05/08 11:22

Onde posso encontrar o passo a passo do wine para línux, tenho um aplicativo criado por mim e preciso usá-lo no linux.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.