Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Uma revolução espanhola! ... e no Brasil?

Notícia publicada por brain em abril 15, 2003 11:14 AM

Davi Carvalho (davi_carvalho@yahoo.com) avisa: O bom exemplo vem agora da Espanha. Este artigo do Marcelo Branco (site Baguete) traz a notícia de como este país está utilizando o software livre para diminuir a sua *exclusão digital*. Um pequeno trecho do anúncio oficial: "O convênio apóia-se na filosofía do movimento GNU, que defende os programas livres como uma forma de facilitar a universalização do Conhecimento. Dessa forma, denuncia os princípios em que se sustentam o modelo do software proprietário por ser não solidário, interesseiro e injusto." Pelo que entendi uma das bases deste programa é o "LinEX" (www.linex.org), uma distribuição GNU/Linux (baseada no Debian 2.2 Potato), e que é patrocinado pelo governo da "Junta da Extremadura" (comunidade autônoma espanhola, situada na penísula ibérica, pertinho de Portugal). Um exemplo e tanto para nosso país. A propósito, a FGV, juntamente com o CDI, divulgaram a poucos dias o *Mapa da Exclusão Digital* no nosso Brasil: 149 milhões de brasileiros (~83%) estão excluidos ! O que falta para seguirmos o exemplo que vem da Espanha ? Nas palavras do Marcelo: "Basta vontade política de nossos governantes, pois temos capacidade técnica e empresarial para tal. Aqui no Rio Grande do Sul, o *Projeto Software Livre RS*, também protagonista e exitoso, mostrou o caminho e as possibilidades."

O assunto não é propriamento novo (já o abordamos aqui e aqui), mas o artigo merece leitura e reflexão.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Fófis () em 16/04 13:45

O problema é que a mudança é muito grande e há muito o que se fazer... Aos poucos o governo com certeza chegará lá (vejam os discursos que vem do SLTI)...

Tivemos um desenvolvimento maciço em cima de plataformas proprietárias e portar tudo isto do dia para a noite não é possível, e a compatibilidade, em muitos casos inexiste (na prática é bem diferente que toda a teoria)! Não vamos esquecer que o governo brasileiro está entre os primeiros no mundo em termos de informatização (se não me engano, bem a frente da Índia, Venezuela, Espanha e outros que já estão adotando), o que torna o trabalho aqui ainda maior.

Quanto à inclusão digital, já são muitos os projetos no Brasil que tratam deste assunto. E a grande maioria vem suportado pelo software livre.
Se em 500 anos não conseguimos acabar com toda a exclusão social, não será em 1 ou 2 que acabaremos com a digital...


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.