Notícia publicada por brain em abril 13, 2003 05:07 PM
Davi Carvalho (davi_carvalho@yahoo.com) avisa: Estava lendo minha edição deste mês da Revista do Linux e, ao pesquisar uma informação no site da revista, verifiquei esta triste notícia. Além do Rio Grande do Sul ("berço do movimento Open Source no Brasil..."), agora é a vez dos leitores de Brasília serem penalizados: de acordo com a nota, a edição deste mês da revista não será mais encontrada nas bancas do DF. O motivo é o mesmo: interpretações diferentes da legislação do ICMS. Meu temor é que, com a desejada unificação deste tributo (mesma legislação para todas as unidades da federação), esta mesma situação venha a se estender para todos os estados. Talvez, como sugere a notícia, o mínimo que a comunidade poderia fazer seria enviar e-mails para os deputados e senadores questionando-os e alertando para o potencial problema: inviabilizar a distribuição de software aberto, que podem beneficiar a muitos com um custo mínimo. Não se trata de defender a revista X ou Y,
mas sim um ato de defesa do software livre. Vamos lembrar que milhares de usuários não têm acesso à banda larga (cerca de 10% apenas tem esta facilidade). ps.: excelente os artigos do Augusto Campos (análise do Kurumin) e do Morimoto ("Crie sua própria Distribuição") na edição deste mês (Abril/2003).
Pelo que eu entendi o problema está na taxação dos CDs distribuídos como brinde pela revista, que contém software de livre distribuição mas são taxados como se fosse software comercial. E obrigado pelo elogio à minha matéria na RdL deste mês, na verdade foi um record pra mim em termos de número de páginas: além da matéria do Kurumin, a matéria de capa sobre o kernel 2.6 também é de minha autoria, além da coluna ;-)
Lembro que os artigos da RdL são de livre distribuição e republicação, desde que citando a fonte conforme especificado no expediente da revista (página 6 da edição deste mês).
Tenho pena do pessoal de Brasília. O mesmo aconteceu com os gaúchos há alguns meses atrás. Tenho pena porque agora os brasilienses que quiserem ter a revista em mãos precisarão assinar a revista. A revista é boa e interessante e, sendo gaúcho, eu a assino. O problema é o serviço de assinaturas da Revista do Linux : um verdadeiro horror!!! Desde que comecei a assinar esta revista(outubro de 2002) , eu a tenho recebido com atrasos incríveis. O pessoal é de um amadorismo impressionante. Acreditem ou não, ainda não recebi o exemplar da revista do mês de março. Todos os números da revista chegam sempre no mês seguinte.
Gostaria de saber se meu caso é isolado ou há outros assinantes na mesma situação? Talvez isto explique a falta de marketing da Conectiva com sua distribuição. O pessoal não é profissional.Nem com a revista nem com a promoção da distribuição. Lamento ter dizer isto, mas creio que devo alertar os brasilienses que estão considerando assinar a revista. Espero que o pessoal da Revista do Linux melhore imediatamente seus serviços. Os assinantes merecem.
Mancada os caras tirarem de circulacao...
Mas por falar nisso , o preco da revista do linux ta meio salgado nao ta nao ?
Eu sou a favor de tirar o cd e baratear um pouco mais ou ate deixar o mesmo preco mas com muito mais materias , como a linux journal http://www.linuxjournal.com/ nao tem nada parecido no Brasil.
Eu sei q tem cara q se conecta por modem e pra baixar os fontes do kernel ou a nova versao do mozilla por exemplo é praticamente desumano...
Mas é uma ideia pra se pensar.
Aqui no Ceará não existe distribuição da revista e, por este motivo, assinei a RDL.
Opinião: A revista do mês passado estava muito boa, mas os dois meses anteriores foram realmente muito infelizes... (Minha opinião pessoal, no flames)
Atraso: Eu recebo a revista, no mínimo, no dia 20 de cada mês, mas sempre existe a edição on-line atual para consultas.
CD: Eu acho o CD-ROM legal, mas eu fico pensando... Quando começaram a lançar estas revistas com CD-ROM de brinde, ficou bem claro que o preço da revista era alto justamente por causa do CD. Naquela época tanto as gravadoras de CD-ROM como as mídias eram caríssimas. Hoje, eu já chego a comprar CD-ROMs por 40 centavos. Claro que o processo de gravação deles é completamente diferente, entretanto este custo não baixou nem um pouquinho? O preço da resvista só apontou para cima neste período!
A idéia de uma revista nova, sem CD e com muito mais conteúdo é extremamente interessante! Mas acho importante ter uma RDL do jeito que está também.
Eu assinaria as 2, caso a outra viesse à existir!
Sobre a qualidade dos serviços de assinatura da RDL, meu caro amigo trombel, você não está sozinho.
Sempre recebo a revista no fim do mês ou no começo do outro mês. Não sei qual o problema com o pessoal, mas não é só na RDL, o serviço da conectiva em geral está em decadencia, renovei o teste de certificação pela quarta vez e até agora não recebi o certificado nem deste ano, nem mesmo do ano passado. Um ato simples como o de inserir meu nome no site de técnicos certificados demorou quase 4 meses!!!!! e uns 8 email sem resposta.
Realmente não dá pra entender tamanha falta de respeito com o consumidor.
A revista também não é mais a mesma, está muito curta e com poucos assuntos realmente relevantes. Pena que seja tão caro revistas importadas...
Fuckoff RDL, materias com erros tecnicos grosseiros, utilizacao da revista para os ideiais da conectiva, manipulacao de informacoes sobre os concorrentes e muitos escritores que nao contribuem com nada na comunidade (a maioria nem acreditam ou conhecem direito sobre oq defendem) e só se utilizam da revista pra fazer seu marketing pessoal. Estes pontos são só algumas coisas que fazem com que eu ache a revista do linux mais uma porcaria de revista da área de informática que circula nesse pais.
Eu acho a RDL muito boa, mas realmente pra ser sincero não dá pra competir (muito menos comparar) com o Linux Journal, de qualquer forma antes isso do que nada, só devemos cobrar um pouco mais o pessoal da revista pois o preço é salgado mesmo (até mesmo considerando o CD), e por este valor eles deveriam colocar mais matérias técnicas e um pouco menos entrevistas com fulano, ciclano, quem sabe manter o número de entrevistas e aumentar o número de matérias técnicas, também seria uma boa não ?
Sucesso
O serviço aos assinantes da RDL é realmente péssimo e cheguei a cancelar a assinatura porque recebia sempre depois de aparecer nas bancas, quando aparecia. Quanto aos outros serviços da Conectiva eu não posso dizer nada por não utilizar muito, porém entendo que deve ser muito difícil ter uma empresa de informática nesse país que desenvolva qualquer coisa. Além das idiotices tributárias como essas, é extremamente difícil contratar e manter um corpo de funcionários qualificados, especialmente em se tratando de linux.
Nesse país empresas que ganham dinheiro com informática geralmente são filiais de multinacionais ou representantes destas, geralmente fazendo a parte de venda e nenhum ou quase nenhum desenvolvimento. E o povão está viciado na pirataria generalizada dos CDs de camelô de 10 paus que se vê em qualquer esquina.
Acho que a Conectiva faz é muito pelas dificuldades que tem, pelo menos no sentido técnico. O CL é uma distribuição muito boa, que não fica nada a dever para muitas das grandes. Quanto ao seu marketing, eu acho que ela deveria contratar uns ex-funcionários da M$.
O problema da RDL é que ela tem um conteúdo fraco para quem já sabe razoavelmente bem usar o linux e se mantém atualizado pela internet e muito específico ou pouco didático para quem não sabe nada de linux ou está começando. Pensem bem, quem é compra a RDL ? Nós que já somos linuxers. Não vejo muitos leigos ou mesmo profissionais de informática não ligados ao linux comprando a revista. Sempre que compro a RDL eu acabo lendo a revista em menos de 1h, seja porque as notícias eu já li pela internet com muita antecedência seja porque algumas entrevistas e estudos de caso não servem de nada para mim que adoro o linux. Servem é para dar de presente para um chefe ou um descrente em linux.
Eu acho que a Conectiva talvez devesse repensar a revista. Em vez de mandar os CDs junto com a revista e encarecê-la e gerar esses problemas tributários, por que não simplesmente colocar os CDs à venda no site da Revista ?
Se a RDL for para nós linuxers, então por que não colocar mais matérias técnicas e mini-cursos de administração e programação (mas razoavelmente profundos) ?
Se a RDL for para divulgar mais o linux para quem nunca ouviu falar, creio que seria mais fácil fazer um convênio com uma revista de informática em geral (como a InfoExame, p.ex.) e colocar seções e colunas linux.
E para evitar os problemas de distribuição e baratear, a Conectiva bem que poderia criar uma revista eletrônica em PDF e colocar para um download pago. Afinal quem usa linux tem computador.
Na verdade o que eu acho que tinha que acabar era esse maldito e infeliz ICMS. Na minha opiniao eh o imposto mais sem nexo do mundo. Se o pais eh um soh, unico e soberano, porque ter que pagar imposto pela circulacao de mercadorias aqui dentro? Meu sogro tem uma chacar numa cidade fronteira entre SC e PR (Rio Negro) e para transitar com o gado que ele cria de uma cidade para outra tem que recolher imposto! Isto eh absurdo!
Enquanto a carga tributario no Brasil for tao alta eh tao imbecil, mal feita, que pune somente somente as classes mais baixas por ser mal feita, esse pais, nunca vai prah frente mesmo.
Quanto ao atrazo, aqui em BH (MG), mesmo nas bancas ela costuma sumir (não assino, mas tenho encomenado na banca).
Quanto ao CD, principalmente referente a códigos fonte, não compraria a revista se fosse por eles, tenho _todas_ desde a número 1, dá para dispensar quase todos, o bom é a revista mesmo.
Uma puxadinha de leve: principalmente a coluna do Augusto.
E os estudos de casos, minha principal arma para convencer indecisos, já mudei alguns servidores para Linux, usando como argumento final algumas edições com estudos escolhidos :).
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.