Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Conectando redes locais à Internet

Notícia publicada por brain em abril 10, 2003 01:27 PM

O LinuxIT publicou mais dois artigos sobre a conexão de redes locais à Internet através de computadores Linux atuando como gateways ou proxies.

O primeiro deles é o "Como fazer meu linux usando Squid use protocolos pop e smtp", que apesar do nome nem menciona o Squid - são instruções genéricas sobre como habilitar o acesso a e-mail (usando IPTABLES ou IPCHAINS) para máquinas em rede local quando a máquina que dá acesso à Internet roda Linux. Trata-se de uma adaptação de dois artigos da Conectiva, o "Estou utilizando o proxy (squid) mas os clientes da minha rede não estão conseguindo receber nem enviar emails, o que fazer?" e o "Como compartilhar uma conexão internet utilizando o IP Masquerading?". Ele menciona no texto que a fonte é a Conectiva, mas como sugestão fica a idéia de no futuro colocar o link para os arquivos usados como base.

O outro é um refinamento de um artigo que já havíamos mencionado recentemente. O autor WrochaL (wrochal@linuxit.com.br) descreve: Estou re-enviando este mini-artigo um pouco melhorado agora coloquei algumas regras super conhecidas mas que muitas pessoas não sabem configurar... neste falarei sobre ACLS por portas, limite de conexão, palavras, sites proibidos, e por ips.

Como de hábito quando toco neste assunto, lembro que aqui no Linux in Brazil também já publicamos uma série de tutoriais sobre o squid, confira: Proxy web com o Squid, Criando uma proxy web com o Squid, SquidGuard e Calamaris e Autenticação no Squid.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.