Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Criando thin clients com o Linux

Notícia publicada por brain em abril 4, 2003 01:52 PM

Este artigo da ZDNet UK apresenta com detalhes o LTSP, sistema que permite configurar PCs comuns como estações diskless ou yhin clients em redes locais, simplificando a administração dos sistemas, maximizando o uso dos recursos existentes e reduzindo os custos de hardware.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Daniel () em 04/04 15:32

Alguem saberia responder se é possível ter um ganho de desempenho nos terminais de um sistema LTSP usando o Openmosix ou LVS (se não for este o nome, me informem o certo)?


» Chamk () em 04/04 17:03

Acabei de mandar pro vinagre 35 estações Windows usando o LTSP com o boot por disquete.
O LTSP possui configuração centralizada e serve tanto para estações texto como X.

A implantação ocorreu num cliente que possui servidores AIX rodando o software por telnet e em várias estações existem impressoras seriais e paralelas que funcionaram perfeitamente.

Nem que seja por hobby, recomendo a todos que testem o briquedo.

Abração,

P.S.: A melhor máquina dessas 35 é um Pentium 166(alias, o único Pentium), o resto vocês imaginam ... :)


» todorov () em 04/04 17:23

Já usei o LTSP num servidor RedHat.. é muito bom. O clientes ficam realmente leves (os clients meus eram mais modestos ainda.. cheguei a rodar num Lentium 100mhz com 16mb de ram, 1mb de video a 800x600)

Dá um bom trabalho pra configurar, mas depois que você pega as manhas e sofre um pouco, vai que nem água.


PS.: Augusto, está yhin clients na chamada :)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.