Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Projeto nacional: XmlNuke

Notícia publicada por brain em abril 3, 2003 10:48 AM

Wilson Coelho (wilson@xmlnuke.com) avisa: XmlNuke é um gerenciador de conteúdo para web que vem sendo desenvolvido por uma equipe brasileira. O objetivo desse projeto open source é permitir a criação e administração remota de web sites através do uso intensivo de XML/XSLT. As características estão ali nos DETALHES (clique!), mas destaquei esta: Suporte a múltiplas plataformas para hospedagem da engine. No momento existem 3 engines em desenvolvimento: JSP/Servlets, ASP e PHP. Versões JSP e ASP já estão disponíveis para download. Através desse recurso é possível publicar o mesmo conteúdo em um servidor Linux rodando Tomcat ou em outro Window$/IIS, sem nenhuma alteração. O projeto está hospedado no sourceforge no endereço http://sourceforge.net/projects/xmlnuke

Que tal? Eu achei bem interessante, principalmente por permitir a persistência dos dados sem a utilização de bancos de dados externos (veja em DETALHES).



As demais características são:

- Dispensa o uso de banco de dados, pois implementa uma base de dados simplificada chamada anydataset para persistência de informações do site.

- Através da ferramenta de administração remota é possível criar e administrar todo o web site sem necessidade de FTP's.

- As páginas geradas são guardadas em cache para aumento de performance.

- Suporte "multi-language".

- Redução da complexidade na criação dos templates XSL através de snippets, que são blocos de XSL que são incluídos dinamicamente nos templates.

- Geração automática de mapa do site e preview de impressão.

-

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.