« Servidor de e-mail com OpenBSD | Main | Torvalds, Widenius e Lerdorf contra as patentes de software »

terça-feira, 23 de novembro de 2004

Carta Protesto contra a "Lei do Software Livre"

Ricardo Macari (macari@gmail.com) enviou este link da Carta Protesto e acrescentou: "Fui informado deste link pelo Christiano Anderson, que se mostrou preocupado com ... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 20:28

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de Eltern () em 23/11 21:19

É realmente uma situação que merece nossa atenção. Como mencionado acima, alguns dizeres fogem da realidade, outros não. Creio acima de tudo que o SL (software livre) é algo muito tranquilo, podendo ser analisado por qualquer profissional, entusiasta ou afins. Com certeza sem análises qualquer ação pode se tornar uma arma reversa.

Optei por SL e pelo Linux pelas vantagens explícitas, pela liberdade, pela cooperação mútua da comunidade e por saber que através dele quem tem que gastar, gasta mais conciente, gasta em conhecimento.

» Comentário de atf () em 23/11 21:57

A intenção do autor da carta pode até ter sido honesta mas, já quando cita o "TCO", sofismou abertamente e perdeu a credibilidade. Não li o resto e não assino o protesto.

» Comentário de Pierre () em 23/11 22:07

Atenção!!!

Hora do horário politico, PSL, PT "a coligação vamos aparecer".
Tomara Deus que Software Livre não se misture com politica.
Ando cheio destas coisas!!!
Basta..

Nao me alimentem!!!

» Comentário de Trolloló () em 23/11 22:11

Mais uma vez MMMOOOO ! MMMOOOO ! Olha a boiada passando gente !

» Comentário de Ahab () em 23/11 22:22

Saiu totalmente pela culatra. Tomara que a publicação desse "protesto" aqui não facilite o trabalho para a trollagem. Mas o nosso querido Dennes quer (segundo consta no blog dele http://br.thespoke.net/myblog/dennes/myblog.aspx ) pelo menos 5000 assinaturas, o que exigira a importação de trolls proprietários. Muitos, por sinal. Os mais desavisados podem até assinar, sem ter conhecimento do "conteudão" da carta protesto em si, mas o Microsoft Brazillian Lobby Services © provavelmente já vai "cuidar" desse projeto.

Inclusive, se ele quiser sortear aqui (eu gostaria de ganhar!) alguns certificados ASP.NET oferecidos pela empresa dele (apenas 640 reais!) seria bem legal... Porque como eu estudo na UnB, venho usando sempre SO livre (escolha, não imposição), e não teria essa "graninha". *muitas aspas e parênteses nesse comentário!

» Comentário de Ricardo Macari () em 23/11 22:44

Soube pela lista PSL-BR que o protesto é enviado diretamente a todos os deputadores e senadores, assim que o formulário é preenchido, com certeza uma ação que vai dar voz para esse tipo de atitudade.

Acredito que a melhor opção é pagar na mesma moeda, ou seja criarmos uma petição (algo normal na comunidade do SL) apoiando a lei e enviando também diretamente para os mesmos deputados e senadores, desta feita a voz do SL, da comunidade seria também ouvida.

» Comentário de SS_Sputnik () em 23/11 22:50

isso em sí já disse que turminha é essa:

"No mini-curriculo, sugiro evitar muitas menções a certificações Microsoft e itens do gênero, pois isso fará parecer ser uma opinião parcial e reduzirá a força do protesto"


» Comentário de FatTux () em 23/11 23:56

Trolloló:

Não é boiada não! É uma manada de búfalo mesmo... :)

[]s

» Comentário de bebeto_maya () em 24/11 05:05

__Pessoal assinem o protesto e critiquem muuuuuito, pois a carta é enviada a deputados e senadores da câmera e congresso, ou seja, pode ser um grande tiro a sair pela culatra.Foi o que eu fiz, assinei e lhes mostro o conteúdo:

¨Olá, Sr.Dennes Torres

__Tendenciosa e parcial a atitude do Senhor, pior ainda o fato de que a sua pessoa tenta comover grupos sociais em prol de sua ¨justa causa humanitária¨. Como se não bastasse o lobby em favor do grande monopólio em informática no governo, ainda protesta usando um formato proprietário que só possibilita a leitura de quem utiliza o caríssimo MS Office.

__Ainda usa argumentos cogitados pelo próprio Steve Ballmer, não por acaso, maior inimigo do Software Livre, visto ser executivo de uma empresa concorrente, a Microsoft, para defender suas implausíveis conclusões. Agumentos estes já desmentidos pelos próprios veículos de comunicação especializados (vide br-linux.org e Folha OnLine).Em suma, tudo que o senhor afirma, pode ser desmentido, não tem base, e deixa transparecer claramente a sua parcialidade.Vivemos num mercado doente onde não há concorrência, apesar de tantos pacotes Office disponíveis à venda, bem como mais de uma centena de Sistemas Operacionais, e devido a essa lacuna tão necessária de ser preenchida para a evolução tecnológica do nosso país, é que temos tanta ilegalidade e tão pouca evolução em segurança (já foram identificados mais de 100 mil vírus, para a nossa ¨querida¨ plataforma proprietária ).

__São meus sinceros votos, que, devido aos fatores malignos de seus objetivos, o senhor não logre nenhum êxito e que seja iluminado por bom senso para lutar, não por multinacionais bilionárias,mas pela evolução da ciência e por causas filantrópicas!

__Desejando-lhe saúde, prosperidade e bom senso. . .

Bebeto Maya¨

Bom, o senhor Dennes vai ser comido pela serpente de duas cabeças de nosso país: A democrácia, que pica dois dois lados. . .

» Comentário de Augusto Campos () em 24/11 08:34

Bebeto: aí o teu protesto vai ser contado junto para formar o número final de pessoas que enviaram. É improvável que todas as mensagens individuais sejam lidas por quem receber, mas é bastante provável que notem que recebem um grande volume delas.

Existem formas mais efetivas de fazer sua opinião ser ouvida.

» Comentário de #startx# () em 24/11 08:48

O cara deve ter vendido a alma para a MS (lê-se Microsoft, ou, maldito satanás). Vai ganhar uma grana deles, com certeza. Mas com certeza também vai ser massacrado, ele e seus 5000 seguidores. Com os seus argumentos...

» Comentário de Manoel Pinho () em 24/11 09:06

Já notaram que até a carta-protesto está em .doc (M$ Word) e cheia de erros ortográficos ? Para desespero da M$ abriu perfeitamente aqui no OpenOffice.org, que ainda acusou os erros sublinhando em vermelho... :-)

Esse pessoal que joga no mesmo time do Baboo está cada vez mais desesperado com a concorrência do software livre. Cada vez mais vejo leigos que pelo menos já ouviram falar (mesmo que saibam ainda pouco) de linux e software livre e, assim, fica cada vez mais difícil vender soluções proprietárias que exigem milhares de reais só em licenças de softwares.


O cara ainda toma as dores da M$:

"Isso ocorre porque muitos dos profissionais responsáveis por executar tal lei vêem o software como ideologia. Vou citar um exemplo com relação a isso. Talvez os Srs. não saibam, mas a Microsoft possui iniciativas na área de software livre, muitas iniciativas deste tipo, que casam perfeitamente como complemento aos softwares proprietários da Microsoft. Ocorreu um evento sobre software livre recentemente e um excelente profissional do mercado de informática se ofereceu para palestrar sobre as iniciativas da Microsoft na área de software livre. Um dos organizadores combinou todos os detalhes com ele.

No dia do evento, descobriu-se que a palestra havia sido cancelada e substituida. O responsável pelo evento que havia confirmado tudo procurou obter informações sobre o que ocorreu e foi informado de que a palestra foi retirada pois ficaram sabendo que o palestrante falaria sobre Microsoft. A pessoa que confirmou a palestra foi inclusive ameaçada de ser expulsa da organização. "

» Comentário de Jean Lavalle () em 24/11 09:07

Meu Deus do céu, tive o desprazer de ler esse mamigerado protesto. É duro ver tanta besteira junta. O principal para mim é uma frase que está na moda nos meios da política, que é: "Meus Ministros (ou Secretários) vão ser escolhidos com um perfil técnico, não político". Ou que o "software deve ser escolhido com critérios técnicos, não políticos." Tudo isso porque a palavra "política" virou uma coisa pejorativa. Política para mim é privilegiar escolhas com critérios, além de técnicos, outras coisas de maior valor, como por exemplo independência tecnológica e desenvolvimento econômico. Se isso tem o nome de ideologia, viva a ideologia.

» Comentário de Toti () em 24/11 09:10

quote "Este protesto não é contra o software livre em si, nem diretamente a favor do software proprietário. As opiniões pessoais não são ocultadas, mas o protesto é apenas contra a colocação em lei da preferência por um ou outro tipo de software."

quote "Muito melhor seria se fosse instituida a pluralidade no ensino de software e a obrigatoriedade nas universidades públicas da aquisição, divulgação e uso do MSDN AA."

http://www.gildot.org/comments.pl?sid=04/11/23/0918237&cid=5

» Comentário de Silvio Cesar L.. dos Santos () em 24/11 09:20

Uma vez tive a curiosidade a ponto de sair de minha sala para assistir o que o pessoal da Búfalo poderia falar de tecnologia da inforamação.

Constatei que são um bando de pessoas que não conhecem o sentido da coisa. Eles diziam "para isso a M$ tem uma solução e custa X, para aquilo M$ tem uma solução e custa Y".

No fundo percebi que não estão interessados em produzir nada para a sociedade e nem ajudar ninguém, apenas ganhar dinheiro com produtos da M$... e vender cursos do dotnet (sei lá se é assim que se escreve isso.)

Ante de ir a público deveriam pensar direitinho e teriam vergonha de falar o que falaram.


» Comentário de Rafael Rezende () em 24/11 10:31

Olhem o mercado dessa tal 'Bufalo Informática' e entendam o porque do protesto:

" A Búfalo é revendedora dos principais fabricantes do mercado, a saber : Corel, MacroMedia, Microsoft, CA, Symantec entre diversas outras.

Toda a legalização dos softwares da sua empresa pode ser feita conosco e garantimos que podemos oferecer os menores preços do mercado, cobrindo qualquer proposta da concorrência.

Na hora de legalizar softwares, consulte sempre a Búfalo Informática"

Precisa dizer mais alguma coisa? :)

» Comentário de Roberto () em 24/11 12:04

Muito nonsense ! Acho que ele deveria investigar e pensar antes de escrever. Quinze anos e ainda não aprendeu ? Depôs contra o patrimônio...

» Comentário de Leonardo Lopes Pereira () em 24/11 13:57

1o O conteúdo da carta é ridículo, nada possui um fundamento sólido

2o O kra num sabe nem escrever, comete erros de concordancia, tratamento, etc. Isso chega a ser vergonhoso, o kra num sabe nem direito o que está mandando para os Deputados.

3o Devemos fazer algo no mesmo nível, para que esse projeto caminhe, criar um abaixo-assinado solicitando a aceleração nesse projeto, e ainda "respondendo" todos os questionamentos feitos nessa carta.

» Comentário de Henrique Vicente () em 24/11 13:59

Esse protesto só aumenta o meu (pré)conceito que boa parte das pessoas atrás de softwares proprietários não se preocupam com a sociedade, estão apenas atrás de dinheiro... ou simplismente são sem noção..

» Comentário de vmedina () em 24/11 14:13

Alguém já criou uma petição contra este protesto?
Seria legal algo como:
"PEtição para que os parlamentares ignorem a carta de protesto do sr. Dennes Torres"
Oque acham?
ps: respondi uma boa parte dos argumentos dele, só espero liberação do pessoal da prefeitura de rio das ostras para publicar no site publico e livre. Depois disso mando o link. Quem achar que tem algo errado e quiser contribuir poderá falar com a equipe pelo e-mail do site.
[]s!

» Comentário de Juliano () em 24/11 15:05

Achei a carta ridícula tambem.
Mas sou contra toda e qualquer obrigatoriedade, seja
por software livre ou proprietário.
A verdadeira liberdade está em poder escolher.

» Comentário de vmedina () em 24/11 15:41

Mas não é obrigatoriedade só preferência. :)
Não se stressem com isso.
Minha resposta já se encontra no site do projeto Público e Livre:

http://livre.pmro.rj.gov.br/modules.php?name=News&file=article&sid=330

Aceito revisões.
[]s!

» Comentário de Ricardo () em 24/11 15:50

O legal é que a página de protesto é em aspx, ou seja, mais outro eterno dependente das tecnologias da M$ tentando defender a sua.

Profissional de informática de verdade não precisa ficar se escondendo indefinidamente atrás de produtos e tecnologias que façam o trabalho por ele, que é o que a M$ oferece. Porque só os programadores de dentro M$ (obviamente, não VB) podem ganhar bem nesse mundo?

» Comentário de Ricardo () em 24/11 15:54

o protesto é enviado diretamente a todos os deputadores e senadores, assim que o formulário é preenchido

espero que eles estejam usando Mozilla Thunderbird e seu poderoso filtro bayesian anti-spam. :)

» Comentário de Ricardo Cruz () em 24/11 15:56

Eu acho que deveriamos ignorar esta carta, pois ela é tão ridícula ainda por cima repetitiva que demonstra como ele está desesperado, que o Senado sequer vai perder seu tempo com esse cara.

» Comentário de vmedina () em 24/11 16:16

pessoal... me esclareçam....
oque acontece se você entra naquele script em asp sem passar pela primeira página? ele manda e-mail em branco?

eu não consegui ver os fontes dele pra saber... mas se entramos sem passar pela primeira página não mandamos nem post nem get para o script né?

ps: desculpem pertubar mas nem passo perto de especialista em desenvolvimento web! :)

» Comentário de Henrique Vicente () em 24/11 19:40

Eu com o meu limitado conhecimento acho que "você mandaria um get"... quando você entra numa página através de um "link simples" ou digitando... você envia uma requesição(get), disso eu tenho certeza porque se não nas estatísticas que já vi não teriam tanto get em tudo que é lugar e meia dúzia de post em meia dúzia de lugares :)

» Comentário de Helio () em 24/11 23:02

Silvio Cesar L.. dos Santos :

"Constatei que são um bando de pessoas que não conhecem o sentido da coisa. Eles diziam "para isso a M$ tem uma solução e custa X, para aquilo M$ tem uma solução e custa Y".

Sou apenas um usuário do linux, sem nenhum conhecimento técnico na área de computação, porém mesmo sendo um leigo, ao ler este texto pífio, tive esta mesma percepção do Silvio, este cara( o autor do texto) não entende ou não gosta muito de computação...

Percebi que só pelo fato de eu estar utilizando software livre a 1 ano e meio ,sem fazer nenhum curso, me possibilitou aprender algumas coisas e perceber a falta de preparo ou vontade de criar do autor.

Um dos principais benefícios da utilização do linux para mim e creio para muitos outros é o aprendizado e o cultivo da inteligencia e discernimento e já que esta seria uma das principais
metas das universidades, linux e GPL é um modelo ideal para as instituições de ensino.

» Comentário de Cesar.AR () em 25/11 10:09

E vi apenas uma pessoa com preconceitos demais e desesperada por não conseguir se adaptar às novas alternativas.

A sociedade que vivemos atualmente (globalização de métodos e idéias e até ideais) simplificou e reduziu drasticamente as alternativas em relação a praticamente tudo: comida, roupas, leitura, etc...

Acho que o SL não é uma "arma" de combate à Microsoft, mas uma Alternativa, e uma das melhores. E como toda alternativa, nascida na vontade de liberdade, assusta pessoas que não conseguem vislumbrar essa capacidade humana de mudanças.

Ele tem, em seu discurso, coisas certas e erradas (como em todos os discursos), mas o que notei foi esse medo (quase pavor) das mudanças. Bem, já li em alguns escritos que "A única coisa imutável no mundo é a eterna mudança".

» Comentário de Ralph () em 25/11 11:58

Me desculpem por simplificar minha análise apenas a um ponto do contexto, pois as incoerencias e inconstancias são varias durante o manifesto.

Vamos entrar na viagem alucinógena do Sr. Torres fazendo a comparação do TCO entre SL x Proprietário.

- Proprietario
Alto custo de aquisição
Suporte do fabricante
Custo baixo do profissional
Mínima os custos com treinamento

- Livre
Sem custo de aquisição
Sem suporte (Custo indireto de suporte)
Custo mais alto com profissional
Alto custo de treinamento (conhecimentos)

"Como observamos na comparação acima, o valor economizado na aquisição do software acaba sendo gasto em outros momentos, durante sua operação. Isso torna os custos do software livre equivalentes aos custos do software proprietário."

Neste caso hipotético (e patético) idealizado pelo referido autor (de custos equivalentes),
o Software Livre (Não gratis) já seria por sí só um "Hobin Hood", pois o $$ gasto no alto custo da aquisição (Bufalo) seria distribuido a muitas outras pessoas (Suporte e Profissionais).

Trocando em miudos "No meu bolso NÃO"

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.