Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  makerNews ·  Arduino

Relatório do Estudo sobre o Mercado Brasileiro de Desenvolvimento de Sistemas Embarcados – 2014

Tags: desenvolvedores

Enviado por Diego Sueiro (diego·sueiroΘembarcados·com·br):

“Em Agosto deste ano o Embarcados realizou uma pesquisa para entender a dinâmica e as particularidades do mercado brasileiro de desenvolvimento de sistemas embarcados. A pesquisa contou com 901 respostas e foi realizada entre os dias 25/07 e 14/08 através de questionário on-line desenvolvido em parceria com a Netquest.

Nossas motivações para este estudo foram: Não existem dados públicos/abertos referentes ao Mercado Brasileiro de Sistemas Embarcados; Não é conhecido o tamanho e a distribuição do mercado bem como quais tecnologias são utilizadas.

E a partir delas traçamos os seguintes objetivos: Identificar e traçar um perfil das principais tendências do mercado brasileiro de sistemas embarcados; Apontar tipos de tecnologias aplicadas, processos de desenvolvimento, ferramentas, ambiente de trabalho e sistemas operacionais; Decisões sobre chips, tecnologias e marcas em uso ou consideradas pelas empresas.” [referência: embarcados.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

pycompat: Verificando a versão do Python e do sistema de uma forma simples

Tags: instalar, desenvolvedores

Enviado por Alexandre Vicenzi (vicenzi·alexandreΘgmail·com):

“A algum tempo desenvolvi uma mini biblioteca chamada pycompat para verificar a versão do Python e do sistema de uma simples e funcional. Se não me engano essa ideia surgiu após olhar o código fonte do Requests, mais precisamente este arquivo.

Para quem costuma desenvolver em Python utilizando compatibilidade entre versões, por exemplo 2.7 e 3.4, sabe que temos alguns problemas relacionados a nomenclatura de módulos ou funções que foram alterados na versão 3.

Por exemplo no Python 2.7 fazemos: urllib2.urlopen

Já no Python 3 fazemos: urllib.request.urlopen

O pycompat é para funcionar desde a versão 1.0 do Python até a 3.5 e o PyPy. Os testes foram feitos a partir da 1.5 até a 3.4 e o PyPy.” [referência: butecopensource.wordpress.com]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]