Cada vez mais pessoas que nunca tiveram contato com um ferro de solda estão tendo seu primeiro contato com os projetos eletrônicos por meio do Arduino, uma placa para prototipagem acompanhada de um kit para desenvolvimento de software criados para facilitar o uso da eletrônica em projetos multidisciplinares.

E o livro “Primeiros passos com o Arduino“, publicado no exterior pela O’Reilly e no Brasil pela Novatec, é um recurso muito interessante nesta adoção: escrito por Massimo Banzi – um dos criadores do Arduino – ele adota uma abordagem direta, prática e objetiva nas suas lições, exemplos e exercícios.

Essa objetividade se traduz em um livro curto o suficiente para ser colocado em prática rapidamente: são 151 páginas (veja o sumário em PDF) tratando de temas como noções básicas de eletrônica, o hardware do Arduino, seu ambiente de desenvolvimento de software (que vai rodar no seu computador), prototipagem (sem solda!) e diagramas esquemáticos.

Os exemplos práticos apresentados incluem desde o simples pisca-pisca de led e o controle com um botão, até interfaces com sensores e conexão à Internet. É a sua chance de se aventurar nos projetos eletrônicos pela primeira vez ou, caso já seja íntimo dos capacitores e resistores, de ser guiado por alguém que entende desta plataforma cada vez mais popular.