Lucas (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 8:19 am

Muito interessante o projeto, só acho que poderiam melhorá a aparência, tô falando do tema de ícones e da janela. Isto não ocupará muita memória a mais e pode tornar a distribuição mais atrativa.

ThOR27 (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 8:32 am

Lucas: Isso não é uma distribuição, é um sistema operacional baseado em um antigo sistema chamado BeOS, que foi adiquirido pela palm e deixou de existir. A meta da versão “1.0″ deles é conseguir chegar ao patamar do BeOS 5, só depois eles vão pensar em melhorias em visual e funcionalidade.

Sri_Dhryko (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 9:32 am

Complementando a informação dada pelo @ThOR27, o Haiku é uma implementação livre, com licença MIT na maior parte dos componentes, do BeOS, que era proprietário. Assim sendo, o sistema foi todo reescrito do zero, POSIX-like, utilizando como kernel um fork do NewOS. Assim como o BeOS, trata-se de um sistema operacional voltado para multimídia, mas que serve bem em situações gerais. Um dos seus grandes diferenciais é o uso otimizado de múltiplos cores/processadores, além de ser bem leve e rápido. Critica-se muito a lentidão para lançar novas versões, mas se considerarmos o número pequeno de desenvolvedores, que suportam o sistema nas horas vagas, o trabalho de criar um SO do zero é muito grande.

Lucas (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 9:34 am

ThOR27, não deixa de ser uma distribuição, mas baseada no BeOS. Inclusive ele consta no distrowatch.com, que cataloga as distribuição, não somente as baseadas em Linux, BSD, etc.

ThOR27 (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 10:20 am

Lucas: Ele não é uma distribuição baseada no BeOS pois ele não distribui o beOS. Veja a explicação do “Sri_Dhryko” que vai entender melhor. O Haiku está para o BeOS assim como o GNU estava para o UNIX.

Iuri de Arruda Gules (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 10:43 am

Puxa vida que beleza! Não sabia da existência desse grupo de usuários do Haiku no Brasil. Há muito tempo havia o bug-br mas não sei que fim levou. Já estou seguindo o guh-br com meu feed reader.

Sri_Dhryko श्रीध्र्य्को (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 11:24 am

Seja bem vindo, @Iuri de Arruda Gules!

Sri_Dhryko श्रीध्र्य्को (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 12:50 pm

@Lucas, ainda sobre os ícones, o Haiku possui uma ferramenta própria, chamada Icon-O-Matic, que permite criar novos ícones no formato único de desenho vetorial usado pelo sistema, conhecido como HVIF – Haiku Vectorial Icon Format. O projeto aceita de bom grado colaborações em todas as áreas, desde desenvolvimento de aplicativos até divulgação e marketing, portanto se quiser nos ajudar com a melhoria do visual do Haiku, seja bem vindo!

Lucas (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 10:06 pm

@Sri_Dhryko, Eu me interessei por ajudar o projeto na melhoria do visual. No caso dos ícones, acho inviável para mim no primeiro momento criar ícones excluivos para o Sistema Operacional, porém posso adaptar ícones open-source para o projeto, como o Elementary, Faenza, Tango, Gnome etc. O que você acha?

Sri_Dhryko (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 10:59 pm

É uma boa, @Lucas! Toda ajuda é bem vinda! Não sei ao certo se “portes” destes icon sets foram feitos, pois tenho visto algumas imagens de áreas de trabalho do Haiku com ícones diferentes do padrão, mas fique a vontade para contribuir.