Enviado por Nícolas Wildner[Ironmanaico] (nicolasgauchoΘgmail·com):

“Após anúncio em uma lista de discussão da GNU, Paolo Bonzin anuncia a nova versão do GNU sed ao mesmo tempo que anuncia sua saída do cargo de mantenedor dos projetos GNU sed(por 8 anos) e GNU grep(por 3 anos).

O desenvolvedor cita o motivos de sua saída e nas entrelinhas deixa a mensagem que Richard Stallman e a FSF estão prejudicando o andamento do desenvolvimento de ferramentas GNU. Três foram os principais aspectos que segundo Paolo, se nenhuma atitude for tomada, trarão o falecimento as ferramentas mantidas pela GNU:

1 – O problema de uma pessoa decidindo tudo, e na maioria das vezes, rechaçando novas sugestões devido a opiniões como “não adotaremos o padrão C++ de programação sobre o C por ser muito feio(sic)”. Alguns fatores como segurança são também deixados de lado devido a padrões eleitos como “melhores práticas”, que muitas das vezes não são revisados.

2 – GNU faz pouco pela FSF e a FSF faz pouco pelo GNU. Desde o GNU manifesto [1985], distribuir software livre absolutamente deixou de ser exclusividade do GNU, e a FSF não tem feito o suficiente para valorizá-lo. Em um exemplo da interação insuficiente entre os 2 projetos, ele cita o Gnash, que é um dos projetos “top” que recebe pouco amparo financeiro.

3 – Adicionar o prefixo GNU a programas não é mais sexy hoje em dia. Não é um sinônimo de desempenho, e a máxima “Se for mal feito no Unix, sinta-se livre para substituir completamente com algo totalmente diferente e melhor” não se aplica mais aos programas GNU. Paolo também cita exemplos como o llvm, que ganha tração em cima do problema generalizado de desempenho e de demora em decisões técnicas com ferramentas GNU, ao mesmo tempo que as empresas preferem utilizar ferramentas que não possuem a GPLv3 como licença.

O autor também deixa claro que não possui nada contra a FSF e que vai continuar a erguer a bandeira do movimento, mas está insatisfeito com a gerência humana e técnica sobre qualquer ferramenta que leva o nome GNU. Paolo também afirmou que vai continuar como desenvolvedor das tecnologias gcc e gnu-smalltalk, pois elas lhe abriram as portas para o desenvolvimento de software livre.

Maiores detalhes nos links de referência.” [referência: news.slashdot.org]