A versão 2.8 do Gimp, que trará vários novos recursos, incluindo a aguardada interface (opcional) de janela única, à série estável deste popular editor de imagens em código aberto, é aguardada literalmente há anos, embora a velocidade do seu avanço não corresponda diretamente a este grau de expectativa.

Este post do PowerBase trouxe ontem uma interpretação otimista quanto ao cronograma restante, baseado em um gráfico (reproduzido acima) indicando que das tarefas registradas como pendências, resta concluir apenas algumas relacionadas à preparação do lançamento em si: decidir a imagem da splash screen, escrever as notas de lançamento, etc.

Pelo gráfico, seria possível prever um lançamento em maio. Mas vale destacar que a acurácia deste gráfico não é tida como especialmente alta, e ainda há bugs críticos e de alta prioridade no Bugzilla do projeto. Portanto, embora o completamento de etapas permita concluir que há avanço, é cedo para concluir que desta vez o lançamento é mesmo iminente. (via thepowerbase.com – “Gimp 2.8: So Close, Yet So Far, Yet So Close”)