Tércio Martins (usuário não registrado) em 16/10/2012 às 9:14 am

Suspeito que seja por causa da qualidade do código, visto que vários projetos de software livre fornecem seus instaladores oficiais já assinados digitalmente, sem problema algum em relação à “segurança”.

Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 16/10/2012 às 9:29 am

Força, um dia chegaremos lá

Weber Jr. (usuário não registrado) em 16/10/2012 às 9:43 am

Eu não me importo de usar o sistema proprietário nesse caso.

Mas acho interessante a briga do Oliva porque ele vai testando e avaliando o real funcionamento das regras que criaram.

Adriano (usuário não registrado) em 16/10/2012 às 11:08 am

Esse é um dos poucos casos em que pode ser válido o software fechado. Já é um avanço grande todo ano poder fazer sem sair do Linux, quero que continuem pelo menos disponibilizando versões para Linux(sem acesso a root).

Luquinhas (usuário não registrado) em 16/10/2012 às 12:09 pm

O problema que eles citaram com relação à segurança pelo que entendi foi mais uma tentativa de promover segurança pela obscuridade do que preocupação com “clones falsos” do programa.

Parece que a RFB não confia no SERPRO e acha que pode ter algum bug no software que possa ser explorado para acessar os servidores caso o código fonte seja publicado. E o SERPRO, achando absurda essa desconfiança, já contradisse esse argumento da segurança.

Acho que o cerco está fechando, espero que em breve eles publiquem esse código fonte. Parabéns ao Alexandre Oliva e todos os envolvidos.

lol (usuário não registrado) em 16/10/2012 às 12:25 pm

Alexandre Oliva, aquele que acha que a Venezuela é uma democracia, reclama que a RFB não libera o fonte ! Engole o choro rapaz ! lol

Julio Nascimento (usuário não registrado) em 16/10/2012 às 12:34 pm

É extremamente importante que tenhamos acesso ao código fonte. Só assim teremos plena certeza de que dados a Receita Federal está captando dos contribuintes. Será que apenas aqueles dados digitados por nós? Ou mais alguma informação que não está aparente no programa?

Ranieri (usuário não registrado) em 16/10/2012 às 1:02 pm

@Julio.. é, podem estar pegando mais dados sim… os sites que eu acesso frequentemente… vão pegar todos os docs que na minha máquina… todos os downloads que eu fiz… ahamm… muito útil pra eles, muito útil :(

Maldita mânia de perseguição que tanta gente tem… e daí se pegarem meu histórico? Vão cobrar mais impostos porque eu acesso o youporn por acaso?

Weber Jr. (usuário não registrado) em 16/10/2012 às 2:14 pm

lol

“Alexandre Oliva, aquele que acha que a Venezuela é uma democracia”

Teve eleição nacional no mesmo dia das nossas municipais.

Carlos (usuário não registrado) em 16/10/2012 às 4:55 pm

Ok, a Microsoft também pensa assim.

Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 16/10/2012 às 6:20 pm

Acho que o maior problema da RFB é o vício institucional de entender que tudo que é feito lá deve ser mantido em segredo, por causa de sigilo fiscal.

E, caso essa questão chegue ao judiciário, acho improvável que um juiz ordene a liberação do código-fonte. O judiciário costuma ser tão conservador quanto a RFB.

Marcos (usuário não registrado) em 16/10/2012 às 8:43 pm

Concordo com o Joaquim Mariano. Não tem nada de mais no fonte que justifique ser fechado. O próprio layout do arquivo enviado é aberto e pode ser baixado, eles poderiam muito bem abrir o programa, assim como os outros disponíveis pra outras plataformas, como o Carnê Leão e o ITR. Já tem bastante software aberto no portal do software público, a RFB poderia seguir o exemplo. E se houver algum problema por ser uma empresa terceira que desenvolveu, nada que uma mudança contratual não resolva.

Está mais pra um conservadorismo antigo, muita gente no comando ainda não modernizou a mentalidade, mas sou otimista. Aos poucos muita coisa já melhorou com informatização e transparência, uma hora chegaremos lá. Não sei quanto tempo falta, mas tenho certeza que estamos mais perto ano a ano, apesar dos nossos problemas.

Alexandre (usuário não registrado) em 17/10/2012 às 6:21 pm

Notícia correlata: CNJ abriu consulta pública (até 31/10/12) para regular PJE Processo Judicial Eletrônico. O código é fechado e servirá para para TODO O PODER JUDICIÁRIO DO BRASIL.
http://www.cnj.jus.br/noticias/cnj/21651-aberta-consulta-publica-sobre-processo-judicial-eletronico