Fábio Rodrigues Ribeiro (usuário não registrado) em 25/06/2012 às 2:58 pm

Então o Expresso veio para bater frente ao Exchange, Lotus e Groupwise?

Mas existe soluções melhores com POSTFIX(conhecido notoriamente como excelente servidor de e-mail) + LDAP pois se bem integrada e configurada usando bem os recursos pode superar as expectativas ao ter uma solução “Tudo em 1″.

O Outlook(não é o Express), que é o difundido para os usuários, consegue trabalhar bem com as soluções opensource para tal

Ribamar FS (usuário não registrado) em 25/06/2012 às 8:08 pm

Vejo tanta divulgação do Expresso e como é um software nacional eu sinceramente gostaria de usá-lo, mas até hoje minhas tentativas foram frustradas.

Antes ele só rodava com PHP4.

Hoje ele traz um script instalador mas só funciona somente com versões anteriores a atual do Ubuntu.

Para instalar manualmente ele exige um servidor dedicado ou com alterações do include_path do php.

Espero que facilitem a instalação como um CMS do qual ele originou-se, que é o egroupware (se não me engano) ou como um Drupal, WordPress ou Joomla.
Acredito que se quizerem sua popularidade devem olhar para este lado.

nowayrose (usuário não registrado) em 25/06/2012 às 9:55 pm

Expresso = Lixo.

Só uso essa porcaria pq sou obrigado (bloquearam a porta imap e sou obrigado a acessar meus emails do trabalho por essa porcaria). Toda vez que preciso procurar um email tenho vontade de socar o maldito que fez esse sistema.

Revoltado (usuário não registrado) em 25/06/2012 às 11:00 pm

nowayrose

Concordo com vc em genero, grau, e modo! Hoje tambem tentei usar o thunderbird para acessar meu email e a porta estava bloqueada. Eles enfiam esse lixo pela garganta.

Tenho odio do sistema arcaido de aba dele e outras fuleragens! Pq eles não tentam imitar o gmail? Que sabe melhora. Aos poucos ele esta despiorando, ja tem hotkeys e outras melhorias.

(usuário não registrado) em 25/06/2012 às 9:55 pm
Expresso = Lixo.
Só uso essa porcaria pq sou obrigado (bloquearam a porta imap e sou obrigado a acessar meus emails do trabalho por essa porcaria). Toda vez que preciso procurar um email tenho vontade de socar o maldito que fez esse sistema.

Spif (usuário não registrado) em 25/06/2012 às 11:36 pm

Comunidade: Precisamos de mais desenvolvedores brasileiros.
Desenvolvedores: Oi, fizemos esse programa X que faz Y!
Comunidade: NÃO PRESTA, BANDO DE IDIOTAS, APRENDA A PROGRAMAR LOLOLOLOL OMGWTFBBQ!!!!1111!!!

Por essas e outras que eu digo que essa comunidade brasileira não vale o pão que come.

Tércio Martins (usuário não registrado) em 26/06/2012 às 1:06 am

Pegando a carta da 4Linux da semana passada:

3- A 4Linux não foi contratada para implementar o correio eletrônico Expresso Livre na Caixa? Por que o exchange está sendo atualizado?

Sim. A 4Linux, em consórcio com a empresa Prognus, foram contratadas para implementar o novo correio eletrônico da Caixa. A solução foi customizada e implementada e está pronta para ser usada. Por decisão da Caixa, ainda não foi feito a migração em massa das caixas postais.

Meus amigos do Serpro falam muito mal do Expresso — e até uns adoradores do Software Livre por lá têm a mesma opinião.

O Serpro tem uma cultura organizacional bem problemática, em que quase todos tentam mostrar que têm mais poder que todo mundo. Isso não veio de um governo “A” ou “B”, foi algo construído durante décadas.

O Expresso segue essa mesma lógica de dominação. No início, era mais uma alternativa para acessar os e-mails, juntamente com o Thunderbird e o Outlook Express. Num belo dia, o gestor da ferramenta convenceu a presidência de que os usuários deviam utilizar a “prata da casa”, e conseguiu bloquear o acesso ao servidor de e-mail via IMAP nas estações de trabalho. De repente, o Thunderbird e o Outlook Express se tornaram inúteis, e todos passaram a utilizar uma ferramenta Web a contragosto.

Alguns funcionários descobriram uma forma alternativa para ler suas mensagens, configurando o GMail para acessar o servidor IMAP. Quando a gerência do Expresso descobriu, convenceu a presidência de que os rebeldes estavam despachando informações sigilosas para uma empresa concorrente — um ato digno de demissão. Foi a “deixa” para vários coordenadores receberem listas com os nomes dos insurgentes, juntamente com observações nefastas sobre o futuro que lhes era destinado.

Desde então, o Expresso tem se tornado o “mal necessário” da empresa. Pela estrutura de poder vigente ali, os desenvolvedores não podem se arriscar a seguir as recomendações do Design de Interação — que defende a participação do usuário no desenvolvimento do produto. As decisões sobre o futuro do sistema pertencem unicamente à equipe gestora, e o papel do usuário limita-se a permanecer conformado com as ações dos que têm o poder.

Essa história é narrada em (cruéis) detalhes na lista de discussão do Serpro no Yahoo Grupos. E, como toda boa história, espalhou-se até chegar aos ouvidos de algumas pessoas da Caixa, que estão analisando as consequências de se implantar uma ferramenta com esse tipo de fama para toda a empresa.

Não digo com isso que o Expresso é a pior ferramenta do mundo. Tem as suas qualidades, certamente, mas é fato que as suas implantações foram — e são — problemáticas. Desde a sua origem (a ferramenta é um fork do EGroupware, que por sua vez é um fork do PhpGroupWare), o Expresso é marcado pela dissensão e desunião entre os homens de bom ânimo. Há uma esperança para o projeto, sim, mas o primeiro passo deve partir dos desenvolvedores, quando compreenderem que o mediador entre o cérebro e as mãos deve ser o coração.

Marcos José (usuário não registrado) em 26/06/2012 às 8:54 am

E o que vcs acham do Zimbra?
Tenho usado como servidor de testes e até agora muito me impressionou.
E o KyaPanel?
alguém usa?
Abraços!

Spif (usuário não registrado) em 26/06/2012 às 9:31 am

KyaPanel ou JeguePanel? Me recuso a usar um software com um nome desses.

Spif (usuário não registrado) em 26/06/2012 às 9:39 am

Tercio, só um problema no seu relato: Se o Expresso for fork do eGroupware, ele não é um “webmail”, mas uma solução completa de groupware, da mesma forma que o Outlook não é o mesmo que o Outlook Express, ou o Evolution não é o mesmo que o Thunderbird.

Existem toneladas de razões para não permitir acesso ao IMAP, e garantir que os usuários acessem diretamente pelo groupware: Eles podiam estar ignorando o sistema de calendário, ignorando o sistema de tarefas e dificultando o trabalho de todos.

Agora, o pior cego é aquele que não quer ver, ler, ouvir ou fazer qualquer outra coisa que não seja reclamar da cegueira: Os problemas que você está narrando são problemas organizacionais, não da plataforma.

Claro, você não consegue notar isso pois preferiu procurar uma frase de powerpoint da tia solteirona para fechar o seu comentário.

Gustavo Pereira (usuário não registrado) em 26/06/2012 às 5:49 pm

Olá pessoal,
antes de tudo, gostaria de agradecer ao feedback de todos, li todos os comentários, e concordei com alguns, principalmente com o ultimo do Spif:

Comparar o gmail ao expresso é meio que ilógico.
Vamos aos outros comentários …

Ribamar FS : Que versão do expresso você tentou instalar ? É realmente curioso o seu comentário … pois o trabalho com o expresso a mais de um ano e nunca utilizei uma versão posterior à 5.2 do PHP.

nowayrose : Cara não sei que versão vocês utilizam, já usaram a versão 2.4 ?

Revoltado : Cara, isso é opinião pessoal minha, mas eu mesmo não curto abrir mensagem a mensagem como no gmail, e realmente acho muito bom o método de abas, pra mim é mais rápido! e posso consultar várias mensagens, geralmente consulto uma para escrever outra ( e não dá no gmail … ).

Spif : A comunidade do expresso ( sou um participante ) não rejeita código alheio, e não julgamos código alheio, uma questão que eu acho que poderia existir seria uma padronização de como fazer os códigos para facilitar a vida dos próprios programadores que desenvolvem no dia-a-dia. Senão a parte analise do código fica complicada e demorada, padrões ajudam neste caso.

Quanto ao bloquear o IMAP que alguns comentaram, isso é INFRAESTRUTURA NÃO EXPRESSO, isto é, são REGRAS organizacionais não é culpa do Expresso, ao mesmo tempo que senão atualizam o Expresso, e não reportam os problemas encontrados para a comunidade é meio difícil que este problema seja corrigido.

No mais, o expresso não é a melhor ferramenta do mundo, todos sabem disso, mas ao mesmo tempo é uma ferramenta com grande potencial, senão fosse ao menos bom, porque a Caixa estaria implantando ? Acho que culpar o expresso não é a solução, e ao mesmo tempo ficar só reclamando não adianta, se você não ajuda a comunidade, como você obterá um feedback do mesmo ?

Sem mais.

Gustavo Pereira (usuário não registrado) em 26/06/2012 às 5:58 pm

Retificando*

Ribamar FS : Que versão do expresso você tentou instalar ? É realmente curioso o seu comentário … pois o trabalho com o expresso a mais de um ano e nunca utilizei uma versão anterior à 5.2 do PHP.

Tércio Martins (usuário não registrado) em 26/06/2012 às 6:16 pm

@Spif:

Tercio, só um problema no seu relato: Se o Expresso for fork do eGroupware, ele não é um “webmail”, mas uma solução completa de groupware, da mesma forma que o Outlook não é o mesmo que o Outlook Express, ou o Evolution não é o mesmo que o Thunderbird.

Talvez os funcionários do Serpro — ou dos outros órgãos e empresas públicas que estão implantando o Expresso — não precisem de uma plataforma de groupware, mas somente de uma boa ferramenta de mensagens. A filosofia do Unix prega que cada ferramenta deve fazer uma única coisa, e fazer essa coisa muito bem. E é a falta dessa filosofia que desanima os usuários do Expresso a usarem uma ferramenta que anda, nada e voa, mas que não é tão eficiente quanto os usuários desejam que seja.

Não podemos nos esquecer que o Expresso é só um software. Softwares existem para resolverem problemas em que é necessário manipular informações, e como problemas tornam-se obsoletos com o tempo… Talvez daqui a duas gerações o Linux se torne obsoleto, e microkernels para computadores ubíquos sejam a sensação do momento. Enquanto isso, ficamos com as nossas torcidas, acreditando que os softwares que defendemos podem resolver os problemas que os usuários têm atualmente.

Nós, da Informática, sempre corremos atrás do vento. A necessidade dos usuários muda conforme as circunstâncias. Uma rede social pode estourar, exigindo que o sistema se integre com a API dessa rede, o Governo pode exigir que o sistema registre alguma transação específica, um novo site pode ditar uma nova tendência no design de sistemas… Quem trabalha com sistemas grandes, dependentes de normas e resoluções de conselhos, sabe como é doloroso manter tudo conforme o usuário precisa.

Talvez o Expresso possa atender as necessidades dos usuários, talvez não. Talvez seja o sistema certo na época errada. Mas, agora, não é o sistema ideal, tampouco o necessário, para muita gente. Truques de retórica e referências ao movimento SL não apagarão a má impressão que os usuários possuem do produto. E o pior sistema — independente de ser livre ou não — é aquele que não deixa os usuários satisfeitos em realizar suas tarefas.

Fábio Rodrigues Ribeiro (usuário não registrado) em 26/06/2012 às 10:47 pm

Vi nos comments que muita gente critica o Expresso devido seu front-end para webmail?

Já fechar a porta depende muito da politica da empresa e hoje em dia POP3 vem sendo substituído pelo IMAP. Pergunto eu que o expresso tem um cliente de email no estilo Outlook e Notes com protocolo próprio de comunicação, fazendo dele uma aplicação “Tudo em 1″ conversando calendário e contatos com o servidor

Abrraços

Spif (usuário não registrado) em 27/06/2012 às 1:40 am

Tércio, tem muito talvez nessa história. Vamos esquecer essa palhaçada e passar para os fatos: Os gestores do Serpro decidiram que só o IMAP não era o suficiente, por isso bloquearam o acesso. Esse é o fato.

Blá blá blá, filosofia do Unix, só se aplica ao Sistema Operacional e suas ferramentas. Se você concorda tanto com ela não deve nem usar gmail com o gtalk, calendar e tarefas incoporadas. Logo, você erra em aplicar um conceito aonde não deve.

De onde aparece um cara desses? Ninguém “corre atrás do vento” em TI. Nós implantamos, resolvemos e somos parceiros estratégicos da organização. Não existe essa falácia lírica para acalentar bovinos. Pode have a necessidade no futuro? Oras, cruzaremos essa ponte quando chegarmos nela.

Quem já trabalhou em serviço público sabe bem como é: Tem sempre meia dúzia de “rebeldes” que gostam de reclamar das coisas novas. Você retira qualquer quantidade de poder da mão de um mau funcionário como esses e eles logo reclamam. O Expresso não tem que agradar esse tipo de pessoa, ele tem que cumprir o que é necessário para a empresa. O papel dos gestores deveria ser distribuir advertências para esses palhaços.

Tércio Martins (usuário não registrado) em 27/06/2012 às 3:20 am

@Spif:

Vamos esquecer essa palhaçada e passar para os fatos: Os gestores do Serpro decidiram que só o IMAP não era o suficiente, por isso bloquearam o acesso. Esse é o fato.

Assim como é fato que não bloquearam o acesso pela Internet, e boa parte dos funcionários estava utilizando o GMail para ler suas mensagens. Em vez de avaliar o porquê da preferência à ferramenta “concorrente”, até para adaptar melhor o Expresso aos seus usuários, os gestores utilizaram táticas de intimidação para aumentar a sua base de usuários.

Até hoje não sei por que fizeram tudo isso em vez de simplesmente inserir outra regra no firewall. Se estiver com mais dúvidas, procure algum funcionário do Serpro para te esclarecer melhor.

Blá blá blá, filosofia do Unix, só se aplica ao Sistema Operacional e suas ferramentas. Se você concorda tanto com ela não deve nem usar gmail com o gtalk, calendar e tarefas incoporadas. Logo, você erra em aplicar um conceito aonde não deve.

Comentei antes que os funcionários estavam contentes com os “simplórios” Thunderbird e Outlook Express (tá bom, o backup do Outlook Express é horrível), depois de abandonarem o octopódo Lotus Notes. Essa migração que fizeram antes foi bem mais pacífica e ordeira que a do Expresso.

Ninguém “corre atrás do vento” em TI. Nós implantamos, resolvemos e somos parceiros estratégicos da organização.

Hã? Não é por nada não, mas tudo aquilo que é mostrado nos blogs Vida de Suporte e Vida de Programador e na série de TV The IT Crowd é a realidade nua e crua da TI.

(se você, amigo leitor, gostar de informática e não tiver experiência profissional, procure outra área para trabalhar. Você foi avisado!)

Quem já trabalhou em serviço público sabe bem como é: Tem sempre meia dúzia de “rebeldes” que gostam de reclamar das coisas novas.

Como o Expresso está no Serpro há quatro anos — uma eternidade em nossa área — creio que esteja falando de outro assunto.

No mais, não sei aonde você trabalha e se o seu emprego ou gratificação depende do Expresso. Não sei se deseja que o Expresso se torne a melhor solução de groupware do mundo, relegando as outras opções ao esquecimento. Se isso é a sua meta de vida, ótimo. Vá em frente, pregue o evangelho do Expresso a toda a criatura, despachando e-mails em nome dos Santíssimos Protocolos.

Se a sua subsistência estiver dependendo mesmo do Expresso, torço para que consiga trabalhar no futuro com uma ferramenta de melhor fama. Abraços!

Gustavo Pereira (usuário não registrado) em 27/06/2012 às 3:48 pm

Tércio, já olhou a nova agenda do expresso, as melhorias do expresso mail ?

Caso não tenha visto, recomendo dar uma olhada:

http://demo.expressolivre.org/