Cláudio Martinelli (usuário não registrado) em 24/02/2012 às 9:15 pm

Eu já tive o prazer de ministrar umas palestras usando a lousa criada pelo Sérgio Graças da Secretaria de educação de Volta Redonda, é de um custo muito baixo mesmo e excelente, com vantagens sobre as lousas proprietárias e caras. Creio que se comprar os controles vias esses sites chineses o custo cai pra uns 100 reais.

Excelente projeto e teve ter o apoio de todos da comunidade, divulgando a todas as escolas e porque não empresas que querem fazer apresentações muito mais avançadas…

Manoel Pinho (usuário não registrado) em 25/02/2012 às 7:45 pm

Muito interessante mesmo do ponto de vista técnico e de entusiasta de software livre.

Mas infelizmente só vejo viabilidade no uso por escolas públicas e provadas em larga escala se alguma empresa nacional produzisse e vendesse num kit completo (inclusive com instaladores amigáveis dos softwares necessários) para as escolas. E para vender às escolas públicas ainda teria que participar de licitações.

A gente mal consegue ver o linux, libreoffice e outros softwares livres populares sendo realmente usados nas escolas por causa da complexidade envolvida, imaginem uma lousa digital feita de modo artesanal e que depende de configurações mais complexas.

Marco Aurelio (usuário não registrado) em 25/02/2012 às 10:12 pm

Eu nao creio em adocao de nada na educacao publica. Trabalho em uma prefeitura e sei como eh dificil incluir algum projeto na educacao, e quando passa, dura pouco tempo, nenhum professor apoia qualquer alternativa que mude a forma que aprenderam a lecionar mesmo que essa forma tenha sido inventada a centenas de anos atras, a maioria alegam baixos salarios, outros alegam falta de tempo, funcionarios das secretarias das escolas alegam falta de pessoal… Ate desisti de entrar na educacao com tecnologia, trabalho para a saude que eh um ponto muito bom de aceitacao da tecnologia. Educacao o problema eh mais embaixo, eh no pessoal, no salario, na motivacao, etc..

Jaime Balbino (usuário não registrado) em 27/02/2012 às 3:12 am

Manoel Pinto, a dica está aí. Eu mesmo monto essas lousas por encomenda das escolas exatamente porque nelas falta capacitação.

O custo baixo permite que a própria escola faça a compra, sem licitação complicada, apenas a tomada de 3 orçamentos.

Sobre o outro comentário do Marco Aurélio, a cidade de Volta Redonda prova que é possível o poder público economizar e incentivar inovação com conhecimento livre.