Além dos privilégios que a Microsoft dá aos seus próprios apps na nova interface Metro e nega aos apps desenvolvidos por terceiros, mais uma novidade pode prejudicar quem pretende desenvolver ou portar softwares livres para o Windows 8: mudanças nas ferramentas de desenvolvimento da plataforma.

Mais especificamente, a opção gratuita da próxima versão do Visual Studio só será capaz de gerar executáveis para a interface Metro. Quem quiser compilar aplicativos desktop no modelo tradicional de desktop do Windows precisará investir na versão paga da ferramenta de desenvolvimento, com valor estimado ao redor de US$ 500, ou continuar com a versão antiga, pré-Windows 8, da ferramenta.

E como a interface Metro (característica dos dispositivos móveis) tem restrições como sandboxing e outras similares, ausentes no modelo desktop tradicional do Windows, simplesmente portar os aplicativos para o Metro pode não ser uma opção também. (via h-online.com – “New obstacle for open source on Windows 8 – The H Open Source: News and Features”)