Enviado por Henrique Ribeiro (henrique·hitΘgmail·com):

“O maior objetivo desse desafio é justamente direcionar os esforços e estudos em um objetivo com data final. Não há prêmios ou disputas. Apenas a vontade de aprender e a desenvolver algo legal. O mais importante é a troca de informações e diversão.

Dessa forma gostaria de convidar toda a comunidade a participar do Desafio. Fiquem a vontade para sugerir melhorias, postar fotos, idéias, códigos, etc!

Objetivos

1) Capacidade de se movimentar com comando remoto. O módulo deverá ser capaz de ir para frente e para trás e fazer curvas para esquerda e direita.

2) Coletar uma ou mais informações do ambiente e enviar remotamente para a “base” (temperatura, umidade, etc).

3) Controlar remotamente a posição de algum dispositivo (ex: garra mecância do tipo abre e fecha, posição de algum sensor, abertura ou fechamento de algum compartimento, etc).

Observações

1) Todo o comando do módulo, envio e recebimento dos dados, deverá ser feito utilizando tecnologia sem fio. Não existe especificação de tecnologia ou frequência utilizada. Não há determinação do alcançe mínimo ou máximo.

2) O módulo poderá ser construido a partir de qualquer tipo de material: plastico, metal, etc. Não há nenhum tipo de restrição.

3) Os controladores do módulo deverão ser desenvolvidos utilizando plataformas de prototipagem e/ou mini computadores. Não é permitido o uso de notebooks e computadores de mesa.

4) Os controladores da base permitem ser desenvolvidos utilizando computadores de mesa e/ou notebooks. Não há restrições sobre os componentes utilizados na base.

Data de entrega do projeto: 10 de dezembro de 2012.

Aproveito e estendo o convite a toda a comunidade. Quem quiser participar, fale comigo, deixe um comentário, mande fotos, fiquem a vontade. Mais informações e acompanhamento do projeto acessem: hixtab.wordpress.com” [referência: hixtab.wordpress.com]