Via br-mac.org:

Dica para os desenvolvedores web envolvidos em projetos especiais ou buscando alternativas: criar um site web a partir de um conjunto de arquivos HTML (ou MarkDown), mantendo a consistência de cabeçalhos, rodapés, títulos, folhas de estilo, etc. (e permitindo configurar e alterar estes detalhes de forma centralizada) é a especialidade do rawk (“rage against web frameworks“).

Escrito em shell, trata-se de um script configurável de forma simples, testado no Linux, Mac e OpenBSD, que gera sites estáticos aplicando templates de estilos, cabeçalhos, rodapés e outras informações a um conjunto de arquivos de conteúdo escritos em HTML (ou em MarkDown).

O próprio site do rawk é uma amostra de aplicação, embora simples, do script: embora não seja grande exemplo estético, note que o conjunto de cabeçalho, rodapé e estilo foi aplicado igualmente ao conjunto de páginas, e até mesmo um menu horizontal de navegação foi criado e aplicado pela ferramenta.

Os passos de configuração de um novo site na ferramenta são familiares para desenvolvedores, mas acessíveis ao público em geral por meio de um tutorial e de um conjunto de arquivos de exemplo, envolvendo criar um Makefile e um arquivo rc de configuração, para abrigar informações como o nome do site, para onde ele deve ser enviado via rsync quando pronto (se for o caso), etc. (…)