Laponta delapicula (usuário não registrado) em 4/07/2012 às 11:30 am

“Contribua com o Apache OpenOffice”…

… não, obrigado… próxima por favor…

Luiz (usuário não registrado) em 4/07/2012 às 12:21 pm

@Laponta delapicula

Tem tanta gente que pelo menos pensou assim.

Felipe (usuário não registrado) em 4/07/2012 às 2:38 pm

Se for para contribuir, que seja para o LibreOffice, cujo licensiamento busca garantir que o trabalho coletivo seja usufruído pela sociedade, inviabilizando aproveitadores que fechem o código.
O OpenOffice com sua licença permissiva, torna os contribuidores em potenciais estagiários não remunerados porque pode ser utilizado por empresas que vão aprimorá-o e fechar seu código. Permitindo a existência de uma OpenOffice de segunda classe (o livre) e um de primeira classe (aquele que possui além do código da comunidade, os códigos da empresa).

Marcos (usuário não registrado) em 4/07/2012 às 2:40 pm

Nada contra o projeto da Apache, mas ele dividiu forças na suíte com o LO, que já está na frente.

A não ser que encontre uma diferenciação bem legal, acho difícil se viabilizar a longo prazo.

Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 4/07/2012 às 2:53 pm

Eu nem posso ajudar, pois nunca mais usei o OpenOffice, só uso o LibreOffice. Alguém aqui já experimentou o office da Apache?

Laponta delapicula (usuário não registrado) em 4/07/2012 às 2:55 pm

@Marcos, diferenciação ele terá, ganhou o lotus symphony para aproveitar …

Resta vermos após a limpeza de código e aprimoramentos no libreoffice alguma mudança no visual …

Ai sim talvez pegue mais alguns peixinhos na rede do tio bill, aliás, tio ballmer.

Enquanto isso vou usando tranquilis.

Emerson Casas Salvador (usuário não registrado) em 4/07/2012 às 3:19 pm

Sem copyleft contribuição voluntária não rola…

Laponta delapicula (usuário não registrado) em 4/07/2012 às 4:04 pm

Bastam os ANOS de contribuições literalmente / forçadamente doadas ao openoffice (incluso direitos etc e tals…) ainda sob as asas da SUN, aliás contribuições em sua maioria não aceitas …

Que possa seguir em frente sob as asas da apache, mas ainda assim maioria não larga de mão libreoffice após tantos problemas com o primeiro. Que possam ao menos conviver e partilhar codigo e avanços, não se degladiar como era antes.

Mas que seria bom a união das equipes e não ter ocorrido a babaquice da ibm em mandar pra apache o lotus symphony, ah isso seria…

Cezar (usuário não registrado) em 4/07/2012 às 11:33 pm

Uso o openoffice e contribuirei assim que conseguir. Muitos babacas vieram aqui comentar com o único propósito de depreciação. Se torcem, vão torcer no estádio de futebol para o time A ou B. Aqui o que existe é “cooperação”. Se não sabem o que isso significa, só tenho a lamentar por vocês.

Flávio (usuário não registrado) em 5/07/2012 às 3:06 am

Pois é, o problema mesmo é a ausência de copyleft…

Rodrigo (usuário não registrado) em 5/07/2012 às 8:12 am

O Apache OpenOffice já tem um grande diferencial a seu favor: a estabilidade.
Instalei aqui na empresa o LibreOffice por entender que ele estaria a frente do Apache OpenOffice, mas foi o maior erro que cometi. Retornei rapidamente para o OpenOffice, pois o LibreOffice não conseguia carregar arquivos criados pelo OpenOffice de forma correta, e o pior: trava muito!

Luiz (usuário não registrado) em 5/07/2012 às 9:27 am

@Rodriguo

Interessante seu comentário, você reportou o erro para a comunidade LibreOffice? caso negativo, por favor faça isso. O Libre é a suite oficial das principais distribuições Linux e precisa ser o mais estável possível.

Marcos (usuário não registrado) em 5/07/2012 às 12:55 pm

A versão que a Apache liberou é praticamente a mesma que a Sun tocava, o 3.4 já era Release Candidate 2 e já tinha algumas contribuições da IBM que vieram do Symphony. Vamos ver de agora pra frente como vai se comportar.

Nunca tive problemas com o LO não, acho bem estável e está conseguindo evoluir. O que sempre critiquei dele é que fazia merge com o OpenOffice e lançava as novidades dando a entender que foi sua própria equipe que fez, deixando os créditos em pequenas notas no release notes técnico (já postei aqui). As pessoas têm memória curta, o LibreOffice surgiu na versão 3.3 e de lá pra cá toda versão tem o mesmo discurso: “essa versão está focada na correção de bugs, as mudanças visuais começarão a partir da próxima”.

E de lá pra cá trocaram de ícones duas vezes e as novidades continuam modestas no mesmo ritmo da época da Sun. Mas pelo menos esse tempo que o OO ficou de molho na fundação Apache fez com que eles se mexessem e começasse a ter novidades concretas.

Ednei P. de Melo (usuário não registrado) em 5/07/2012 às 1:42 pm

Que tal o Apache contribuir para com o LibreOffice.org? &;-D

Weber Jr. (usuário não registrado) em 5/07/2012 às 2:06 pm

Novidades significativas (não sei p/ qual a versão) vão ser a interface mobile e online.

Mobile porque é hype, ajuda a divulgar, e até tem alguma utilidade a medida que se passar a usar telas maiores com Android.

Mas a Online é algo show de bola. No mínimo vai fazer a Redmond doar licenças e fazer promoções a rodo. Pode ser algo que mude o mercado no momento que qualquer hospedagem fuleira puder oferecer.