O desenvolvedor do Fedora Matthew Garrett produziu um relatório sobre como anda o desenvolvimento e adoção do shim, carregador de boot assinado com a chave da Microsoft para funcionar em PCs com UEFI Secure Boot homologados para o Windows 8, e dar boot apenas em kernels assinados com uma chave reconhecida pelo sistema.

Segundo ele, a SUSE também contribuiu com o projeto, desenvolvendo um recurso adicional de gerenciamento de chaves. E o Ubuntu também vai usá-lo, embora no momento esteja empregando uma versão anterior do mesmo projeto, e tenha optado por não exigir que os módulos do kernel sejam assinados.

Apesar da disposição das 3 distribuições em dançar a música dos proponentes do Secure Boot no palco em que sua entrada foi permitida, que é o da plataforma PC, o relatório também deixa claro que no caso dos computadores ARM feitos para o Windows 8 não há nenhum esforço em andamento para permitir instalar estas distribuições neles, considerando a natureza diferenciada das restrições de Secure Boot neles. (via h-online.com – “State of Secure Boot detailed – The H Open: News and Features”)