Junior (usuário não registrado) em 7/12/2012 às 2:46 pm

Richard Stallman publicando sobre Creative Commons?

Enfim… aquele Noderivatives faz sentido já que o texto está ‘completo’ e não há necessidade de modificações, mas acho o cúmulo não poder traduzi-lo.

Quer dizer que todos são obrigados a aprender inglês ou ler a tradução robotica do Google?

tessiof (usuário não registrado) em 7/12/2012 às 2:50 pm

Canonical maldita! Como se atreve a oferecer publicidade relevante e opcional no seu SO gratuito!? Como!?

Patola (usuário não registrado) em 7/12/2012 às 3:01 pm

Acho que é a primeira vez em anos que discordo do Stallman. Sou eu que virei fanboy cego da Canonical ou ele que está achando pelo em ovo? Até vejo o lance da Amazon como uma mancadinha, mas só isso. Uma mancadinha compreensível.

Zendrael (usuário não registrado) em 7/12/2012 às 3:03 pm

Já diziam os antigos que: tudo o que é demais, não faz bem… O problema dele ou é o excesso de inteligência que o torna extremista ou o extremismo que nessas horas dá indício de que há redução da inteligência…

Cada um usa o que quer, como quer e os *nix estão todos aí para serem configurados como o usuário quiser e todos aqui sabem disso. Se é fácil ou não remover/adicionar/alterar alguma coisa, aquele que que se incomoda realmete com isso vai buscar como sanar seu problema.

marcos (usuário não registrado) em 7/12/2012 às 3:06 pm

vou aprender ingles e daqui a 2 anos eu volto pra ler o que esse stallman ae disse, o cara está tirando sarro da cara do povo só pode, desde quando somos obrigado a aprender ingles??? ingles pode ser isso e aquilo mas ninguem é obrigado

Lucas (usuário não registrado) em 7/12/2012 às 3:17 pm

Palmas para Richard Stallman!!! Falou tudo!

Vinícius (usuário não registrado) em 7/12/2012 às 3:17 pm

Quem tem tempo pra Stallman que gaste com ele, eu estou fora! Hehe!

Amauri Rocha (usuário não registrado) em 7/12/2012 às 3:25 pm

Humm… Interessante. Quando o Stallman fala mal de uma distro qualquer, todos o apoiam e concordam com tudo que ele diz. Agora quando fala mal do Ubuntu, aí já começam a virar a cara e discordar do cara, mesmo ele dizendo o óbvio, no qual muita gente não aceita por puro fanatismo.

O Ubuntu também tem seus defeitos, e os ads da amazon por padrão é um deles. Ele disse verdades e propôs uma solução para contornar o erro, agora é ver se o pessoal da Canonical se manca e conserta isso aí.

Fábio Emilio Costa (usuário não registrado) em 7/12/2012 às 3:40 pm

O problema é desancar a Canonical sem oferecer uma solução

Patola (usuário não registrado) em 7/12/2012 às 3:48 pm

Amauri, você leu o texto? O Stallman disse que acharia ruim até mesmo se o recurso viesse desabilitado por default.

Minha opinião sobre isso coincide mais ou menos com essa aqui que li no slashdot (tradução minha):

Não sou fã do Ubuntu ou RMS e definitivamente não gosto do jeito deste recurso, mas desde quando “software livre” é igual a “respeita sua privacidade”?

Culturalmente a maior parte do software livre respeita e por consequência de ter acesso ao código quaisquer preocupações com privacidade podem facilmente ser detectadas e removidas pelos usuários finais se desejado, mas eu ainda não vejo a conexão entre software livre e privacidade presumida. Pior, isso me parece um pressuposto perigoso.

Os conselhos usuais de pragmatismo e escolha do usuário também se aplicam aqui. O RMS declara que este recurso é “malicioso” como se fosse certo e joga com palavras amedrontadoras como “vigilância” e “spyware” como se estivesse preparando uma reportagem para a Fox News. Eu sou totalmente a favor de expressar opiniões, mas o jeito com que RMS as declara como fatos quase irrefutáveis sempre me aborreceu (mesmo quando eu concordo com elas). Obviamente a maioria dos usuários provavelmente não compartilha dessa visão. É provável que seja um recurso útil à maioria, parece que pode ser facilmente desabilitada, trará algum dinheiro e eu suspeito que a maioria dos usuários não dará a mínima por ser “espiado” desta maneira. Lembre-se que essa é a geração facebook/twitter. Muita gente *gosta* de compartilhar todos os momentos de seu dia com o mundo inteiro. Eu não entendo isso, mas a escolha é deles.

Rafael (usuário não registrado) em 7/12/2012 às 3:57 pm

O Stallman tem um ponto válido. Eu não vejo nenhuma bobagem no que ele falou, é uma simples questão de escolha: quem utiliza o Ubuntu deve estar ciente de que ele envia informações pessoais, seja lá quais estas sejam, para a Canonical. Eu particularmente acho isso um problema. Por outro lado, também sou um usuário do Gmail – me incomoda? De certo modo – mas o trade-off ainda me faz ficar por lá. O que não se pode é ser hipócrita, e apenas rechaçar os arguementos dele porque vão contra os seus hábitos diários de usuarem o Ubuntu. Cada um é livre para usar o que quiser, mas ele tem um ponto muito válido. Se você não concorda, continue usando o Ubuntu e fim de papo – e se quiser discutir, apresente argumentos sólidos, e não apenas ataques vazios à figura do Stallman. Acho sim, que ele foi muito razoável nas suas colocações, dadas as suas crenças.

Leonardo Reis (usuário não registrado) em 7/12/2012 às 4:24 pm

Concordo com RMS e com o a opniao oriunda do /. traduzida e trazida pelo @Patola tb.

A duas questoes importantes para mim aqui:

1) Nao gosto do Ubuntu, mas eh inegavel que eles vem se esforcando um bocado para monetizar seu grandioso trabalho sem cobrar por uma caixa com CD e manual.

2)Tomara que cada vez mais a disputa fique entre distros gnu/Linux, e cada vez menos haja a participacao dos produtos da feira de Redmond.

P.S.: Alternativa jah existe, debian, opensuse, mint, fedora, arch, gentoo, slackware, etc. …

erebor (usuário não registrado) em 7/12/2012 às 4:39 pm

Concordo com RMS, isso aí é invasão mesmo, não adianta querer tapar o sol com a peneira.

Aqueles que estão descendo o sarrafo nele, como reagiriam se a notícia fosse o envio de informações do Windows prá Amazon? Provavelmente, estariam batendo palmas pro RMS.

Fábio Lima (usuário não registrado) em 7/12/2012 às 4:44 pm

Pronto! Agora que o grande aiatolá emitiu a sua fatwa condenando o grande infiel à morte veremos hordas de guerreiros do islã explodindo suas bombas partir de suas contas do facebook, atirando pedras de seus tweets, de seus email do google…..
Para todos nós que não somos radicais a vida continua.

Carlos "Kadu" Eduardo (usuário não registrado) em 7/12/2012 às 4:50 pm

Tsc, tsc, tsc…
Stallman, Stallman….nunca aprende…
Volta pros anos 70, que é de onde nunca o senhor devia ter saído…

Patola (usuário não registrado) em 7/12/2012 às 4:55 pm

Fábio Lima e Rafael, desculpa mas vocês estão ambos utilizando discursos prontos e pelo visto nem leram os comentários ou o que o Stallman falou direito porque seus comentários não se aplicam ao que aparece aqui.

Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 7/12/2012 às 5:17 pm

Gostei da observação do @erebor. E se fosse o Windows mandando informaçoes pra Amazon? Os linuxers (se é que isso existe, de uma forma homogênea) estariam ou não ao lado do Stallman?

Weber Jr. (usuário não registrado) em 7/12/2012 às 5:18 pm

Esse assunto foi tema aqui uma semana atrás, mais ou menos.

Boa chance para ver se quem vai malhar o Stallman agora lá naquele artigo não comentou com opinião parecida.

Fica de distração pra quem não tiver nada melhor pra fazer no final de semana. Eu to fora.

Guilherme Macedo (usuário não registrado) em 7/12/2012 às 5:33 pm

Stallman nunca fala bobagem. Pode as vezes pecar por seguir sua ideologia do que a necessidade do mundo real. Agora o que ele falou estou de acordo. Já até tiha escrito sobre isso:
http://sinapseslivres.com.br/2012/09/adware-no-ubuntu/

Patola (usuário não registrado) em 7/12/2012 às 5:40 pm

Filipe Saraiva, depende de sua situação hipotética.

Daria pra remover fácil do Windows como dá pra remover ou desativar no Ubuntu?
Isso ficaria razoavelmente avisado para o usuário como no legal notice que aparece no Dash do Ubuntu? Ficaria claro que é opcional?
Iria ser processado nos servidores da MICROSOFT (como no caso do plugin do dash, vai pros servidores da Canonical e não da Amazon) ao invés do terceiro?

Eu considero isso como uma mancadinha da Canonical. Mas não acho que é o cataclisma que o Stallman anuncia.

Fenor (usuário não registrado) em 7/12/2012 às 5:52 pm

@marcos, eu recomendaria que você aprendesse português antes.

Gustavo (usuário não registrado) em 7/12/2012 às 5:58 pm

Sinceramente. Todo SÃO obrigados a aprender inglês se quiserem ficar bem informados. Internet sem inglês é ter acesso a apenas uns 5% do seu conteúdo, se muito. Afinal se a rede é internacional como vamos nos comunicar com outras pessoas ao redor do mundo?

Spif (usuário não registrado) em 7/12/2012 às 6:06 pm

É… Patola não é mais aquele do LinuxFUD.

Mas quanto ao RMS ele tem razão. Foi um passo muito errado, de vários pontos de vista. Só aqui no Brasil, aonde alguns blogueiros são “oficiais” da Cannonical isso foi abafado. Nos podcasts que escuto, europeus e americanos, ficou muito feio pro Ubuntu.

Claro, os F@nb0ys agora vão chegar e xingar o RMS, como já começaram, e alguns (oi patola) vão querer dizer que proteção à privacidade não é parte do que o Software Livre se propõe, mas as mesmas pessoas são aquelas que vão dizer que o Windows faz o que quiser com os seus dados, pois você não vê o código do sistema.

No mais, a Cannonical tem que abandonar esse caminho e voltar para o coração da comunidade.

Spif (usuário não registrado) em 7/12/2012 às 6:09 pm

Ei, sobre não traduzir o texto, não é “para você ter que aprender inglês”, apesar de que trabalhando em TI vc deveria, mas para evitar que distribuam os textos do RMS ou da FSF de forma alterada, mudando o sentido original.

Reinaldo (usuário não registrado) em 7/12/2012 às 6:12 pm

A Canonical é um câncer que está se desenvolvendo no mundo Linux.
Devemos evitá-lo a qualquer custo.
Faz tempo que não indico mais o Ubuntu para ninguém.

Adilson Oliveira (usuário não registrado) em 7/12/2012 às 6:24 pm

Se alguem se der ao trabalho de saber como as lentes funcionam, vai ver que não é bem assim mas eu já cansei de explicar e ainda ficar ouvindo sobre teorias de conspiração e como todo mundo que fala bem do ubuntu é comprado e quem quer falar mal é rapidamente silenciado pelo esquadrão de helicópteros pretos que o Mark Shttleworth comprou dos illuminati. Tem muitas outras distros por ai que não se venderam ao grande irmão.

Spif (usuário não registrado) em 7/12/2012 às 7:18 pm

Adilson provavelmente vai falar que pode só desligar e blá blá blá.

Mas se nos posicionarmos contra a inclusão do “spyware” isso vai fazer com que a Cannonical perceba que não queremos esse lixo, e vai retirar,

Anitou (usuário não registrado) em 7/12/2012 às 7:18 pm

Talvez ele esteja tentando dizer “Vamos matar o mal pela raiz”… e se for isto, eu concordo com ele… normalmente eu sempre concordo com as opiniões dele quando se refere a software…
Prefira Mageia!!! <— isto foi uma trolagem

psicoppardo (usuário não registrado) em 7/12/2012 às 7:19 pm

Bom quem está certo e quem está errado?? As coisas resumidas assim, pilula azul, ou pilula laranja?? Qual tomar para saber o que realmente existe no fundo da toca do coelho?? ….

A verdade é que todos estão certos.

RMS está certo ele defende o Software livre e convenhamos que a estratégia da Canonical não está baseada em uma ideologia, está baseada sim em números, a empresa que monopolizar, de uma forma diferente, mas monopolizar, apesar de gostar da empresa africana (sou usuário Ubuntu de tabela porque uso o Mint, além de gostar muito como eles administram a distribuição), o Ubuntu não pode ser comparado ao Debian por exemplo.

A Canonical também está certa, ela conseguiu tornar o Ubuntu o que nenhuma outra distro para PCs conseguiu, tornar o linux popular, seus números são impressionantes, e ela continua a inovar, tentando fazer seu desktop o mais usual, compatível e simples possível.

Em suma neste jogo não existe o mal e o bem, mas sim um conflito de visões. Stallman defende seus princípios e seu ideal, o que também acho certo. E a Canonical defende o seu, eu particularmente fico com a Canonical pois está dando certo. Mas de forma alguma posso criticar o Stallman e suas razões ele representa uma ideologia, uma visão e ele tem que defender isso mesmo.

alguem (usuário não registrado) em 7/12/2012 às 8:02 pm

Quando li num comentário acima “Grande Irmão” logo em minha mente se formou a palavra Google.

Anderson (usuário não registrado) em 7/12/2012 às 9:10 pm

Vivemos em um mundo puramente capitalista, e desenvolver software de qualidade, dá-lo de graça, sabendo que suas contas estarão pagas no fim do mês, e acima de tudo, tendo uma ótima qualidade de vida, ainda é utópico.

Manter um software de qualidade, mesmo com voluntários é duro, muito duro, se a recompensa tiver que vir através do atual método da Canonical para o projeot Ubuntu, que assim seja. Quem é anticapitalista, pode contribuir com todos os seus ganhos de fim de mês para algum projeto open-source, estará fazendo a coisa mais certa do mundo.

PIBID UEL (usuário não registrado) em 7/12/2012 às 9:17 pm

Concordo totalmente com o Stallman sobre isso.
Já faz muito tempo que não recomendo mais o Ubuntu para ninguém.

Jeremias em 7/12/2012 às 9:42 pm

É só usar o Xubuntu é tão bom quanto o Ubuntu porém usa o XFCE, que na minha opinião é mais interessante que o Unity. :-P

letreiro (usuário não registrado) em 8/12/2012 às 1:24 am

O slax da de 10 nesse TAL de ubuntu… vamos de Slax

Genilson (usuário não registrado) em 8/12/2012 às 2:22 am

O Sr. Stallman parece estar certo, mas ele tá indo contra os seus próprios ideais de liberdade para usar, modificar e fazer o que bem entende com o software instalado.

E ainda, quando fala da Amazon, acha que dados particulares do usuário serão mal usados. Mal sabe ele que em 2012 existem redes sociais, e compras online. É só ler os termos antes de concordar com algo. E aí decide se aceita ou não.

Eu estaria mais preocupado com os dados do cartão de crédito quando compro online, do que com o tipo de pesquisa que eu faço.

Eu uso XCFE e desinstalei as lentes e propagandas do Ubuntu. Também não gosto, mas isso é coisa pessoal minha que não imponho a ninguém.