Enviado por João Gabriel (gabrielΘjoaogabriel·org):

“No domingo o Ricardo Signes lançou a mais nova versão do Perl, a 5.16.0! Alguns destaques:

* A partir deste release, declaração de versões como “use v5.16″ desativam todas as features antes de ativar as suas. Isso significa que a seguinte declaração agora vale:

use 5.016; # apenas features do 5.16 são ativadas aqui

use 5.014; # apenas features do 5.14 são ativadas aqui (não do 5.16)

* O token __SUB__ retorna uma referência à subrotina atual, tornando mais fácil a criação de closures recursivas

* Melhorias de consistência nas funções eval, substr, tied

* Suporte quase total ao Unicode 6.1 (houve algumas mudanças na especificação, em particular quanto aos nomes de alguns code points, como BEL, BELL e ALERT, e o Perl ainda está mantendo algumas compatibilidades com a 6.0). Agora é possível até mesmo usar símbolos Unicode para métodos, variáveis, nomes de módulos, atributos, tudo! Sim, isso quer dizer que você pode ter variáveis como $☃ e sub sótão { … }. Mas não quer dizer que você *deva*

* Nova função “fc”, de “fold case”, para acompanhar as funções “lc” e “uc”. Casefolding é o processo de mapear strings a uma forma onde não há diferenças de maiúsculas e minúsculas; comparar duas strings em sua forma “casefolded” é efetivamente perguntar se as duas strings são iguais independente das maiúsculas e minúsculas.

Se você já escreveu algo assim:

lc($isso) eq lc($aquilo) # errado!

ou

uc($isso) eq uc($aquilo) # também errado!

ou

$isso =~ /\Q$aquilo/i # certo!

Agora você pode escrever:

fc($this) eq fc($that)

E ter o resultado correto

* Diversas melhorias no depurador

* Variáveis especiais, $$, $(, $), $< e $> não são mais cacheadas e agora vão sempre retornar exatamente o que o sistema vê.

* Várias melhorias de desempenho

* Muitas melhorias na documentação. O perlobj por exemplo foi reescrito do zero e expandiu uma série de conceitos de OO. O novo perlootut substitui os antigos (e removidos) perltoot, perltooc e perlboot, e traz um foco muito maior em conceitos básicos de OO, além de recomendar que leitores escolham um framework de OO do CPAN, como Moose.

* Novos warnings. Por exemplo, há muito tempo que escrever defined(@array) não era recomendado, mas agora isso gera um warning.

* Muitos bugs corrigidos

Fonte: e-mail postado no Brasil Perl Mongers (brasil-pm) [ [brasil.pm.org/…] ] pelo ilustríssimo Breno.” [referência: blog.joaogabriel.org]