Enviado por Assessoria de Imprensa Latinoware 2012 (imprensaΘlatinoware·org):

“Foi após um inofensivo bate-papo na comunidade de usuários Debian que três mulheres tiveram a ideia de criar um grupo exclusivo para elas discutirem diferentes assuntos do mundo tecnológico. “Pensava-se em fazer um evento semelhante aos que são feitos pelo grupo [women.debian.org./…] Neste momento começou-se a questionar a pouca existência de mulheres nos eventos de TI”, destacou Andressa Martins (@catoze), uma das fundadoras do “Mulheres na Tecnologia” (@mulheresti).

O grupo foi crescendo e o que antes era restringido apenas ao estado de Goiás ganhou dimensão nacional. Atualmente são 241 integrantes “oficiais”, além de outras tantas participantes da lista de discussões e das redes sociais do grupo. O perfil é bem diversificado: programadoras, estudantes, gerentes de projeto, analistas, engenheiras, etc.

No ano passado, apenas duas integrantes participaram da Latinoware, porém representaram bem o grupo ao serem escolhidas para subir ao palco e comemorar – ao lado de Jon “Maddog” Hall – o aniversário de 20 anos do Linux durante o encerramento do evento. “A organização se preocupa em discutir sobre as mulheres no mercado de TI e de Software Livre, encontrei algumas palestras com essa temática”, lembrou Christiane Santos (@angel_chris).

Em 2012 serão sete mulheres na conferência, envolvidas numa intensa programação de atividades: irão ministrar uma palestra sobre a participação da mulher na área de TI, participar de mesa redonda com o grupo Nerds de Batom (e outras lideranças), além de, como grupo de usuários, trocar ideias com a comunidade, cadastrar novos membros e expôr acessórios produzidos por elas mesmas. ” [referência: 2012.latinoware.org]