Jeremias em 18/06/2012 às 8:38 am

Mageia está a passos largos para se tornar a melhos distro comunitária. Mas das comunitárias ainda prefiro o bom e velho Arch…

Lucas (usuário não registrado) em 18/06/2012 às 10:36 am

Arch Linux sem dúvidas é a melhor distribuição comunitária. Saudades do meu Mandriva, será quando vão criar uma nova versão. Adoro o jeito Mandriva de ser, eles não apenas lançam uma distribuição com pacotes atualizados e um novo papel de parede, sempre trazem diversas novidades mostrando ser uma distribuição que inova constantemente. Mandriva 2011 ainda estar a anos luz na frente da versão 2 do Mageia.

André Luiz (usuário não registrado) em 18/06/2012 às 11:38 am

Mas não é um pouco prematuro falar em cronograma da versão 3 quando mal lançaram a 2?… E principalmente, quando há coisas aqui e ali a corrigir na versão atual? (eu tive problema no upgrade online para Mageia 2 no meu desktop, aparentemente por problema com drive de vídeo…)

marcosbr (usuário não registrado) em 18/06/2012 às 12:48 pm

O foco no KDE, o desleixo com a identidade visual e a utilização do urpmi e repositórios desativados por default são os erros que a distro precisa consertar.

E esse repo precisa crescer também. Cadê a engine unico nos repos (a maioria dos temas gtk3) ? o subdownloader? e tantos outros softwares…

macxi (usuário não registrado) em 18/06/2012 às 2:32 pm

@André Luiz,
Uma das coisas que admiro na Mageia é o profissionalismo, no planejamento, no cuidado com os prazos. Foi assim no lançamento da Mageia 1 e agora no Mageia 2 também.

Acho que programar com antecedência é uma qualidade.
O planejamento do Mageia 3 já está começando e as críticas são bem-vindas.
É importante ter tempo para ir ajustando o projeto com antecedência.

No wiki Mageia há avisos de como evitar problemas que podem ocorrer no upgrade do Mageia 1 para o 2. Mas não sei se eles estão visíveis o suficientes. Eu já existem bug relatados essa a falta de clareza, um deles eu relatei: bug (eu prefiro instalação limpa).

@Marcosbr,
Quanto a identidade visual, a imagem do caldeirãozinho está se revelando como uma boa opção, inclusive já estão adequando alguns ícones com este padrão.
Quanto ao urpmi, penso que vai continuar como padrão.
Os 2 repositórios ( tainted release 21 e tainted upgdates 23 ) são destivados por padrão por restrições legais de alguns países, sendo simples adiciona os 2 manualmente.

Os repositórios estão crescendo, para adicionar novos pacotes é necessário solicitar no bugzilla mageia. Alguns engines (tasks) já existem, mas podem ser criados outros, solicitando no bugzilla mageia também.

André Luiz (usuário não registrado) em 18/06/2012 às 5:28 pm

@macxi,
Obrigado pela resposta! Se as críticas construtivas são bem-vindas, certamente o Mageia irá evoluir muito saudavelmente! :)
(Mas que fica parecendo produto Apple, que mal lançou o último ‘Icrap’, já tem fila pelo próximo, isso parece! XD )

Os problemas com upgrades online são recorrentes em muitas distros. Eu desisti de Ubuntu por conta disso! Eu poderia ter feito a instalação limpa no meu sistema, mas ‘paguei pra ver’ se o recurso online seria satisfatório. Se fosse uma corrida de cavalo, eu teria ‘perdido por uma cabeça’!… Isso não vai me impedir de continuar usando!

Abraços!

Alexandre_Martins (usuário não registrado) em 18/06/2012 às 7:19 pm

Mageia já é um grande sucesso, relutei e finalmente troquei o Mandriva por ele.

Neste exato momento, Debian, OpenSUSE, Arch, CentOS, grandes distros, estão atrás do Mageia no Ranking do distrowatch.