Caros amigos e leitores: durante boa parte da tarde de hoje me afastei do site enquanto colocava em prática o meu projeto de ano novo relacionado a aprender uma nova linguagem de programação, até ser interrompido por um contato enviado pelo leitor Bremm (obrigado!), avisando do que ele chamou de uma “bagunça na nota de falecimento” – em resumo, um ou 2 leitores enviaram pouco mais de 1 dezena de comentários desrespeitosos em uma recente nota de falecimento de um integrante da comunidade.

A remoção da lamentável pichação foi providenciada, e – apesar da costumeira ausência de assinatura junto ao que escreve – 1 dos participantes no desnecessário episódio já foi identificado, permanecendo a dúvida sobre se havia outro ou se ele simplesmente usou 2 proxies diferentes.

Mas o que me chamou a atenção positivamente, em meio a um episódio que sob todos os demais aspectos é lamentável, é que boa parte dos comentários em questão já estavam moderados negativamente (e ocultos) pelos próprios leitores.

Agradeço a atenção e participação de vocês neste sentido, e convido-os a repeti-las, usando os links disponíveis logo abaixo de cada comentário, sempre que considerarem apropriado.

Na mesma ocasião, percebi algo que há meses não via, talvez reflexo também do ano novo: haviam sido moderados negativamente também vários outros comentários de discussões que me parecem repetitivas, de bate-boca, fora do tema da notícia, incluindo exemplos como o de um leitor comemorando que seu “feitiço de invocação de troll” havia dado resultado.

Essas discussões repetitivas, muitas vezes focadas em desqualificar o oponente (usualmente chamado de “hater”, “troll”, “mimimi”, “fanboy”) ou apresentando insistentemente opiniões e expectativas como se fossem fatos, nascem de poucos participantes, e tem estado mais presentes nas áreas de comentários que ofereço há anos no BR-Linux, portanto é com felicidade que vejo a reação espontânea a elas surgir e se intensificar na forma de bom uso do sistema de moderação.

Quero lembrar que, além da moderação positiva e negativa, também dispomos de links para moderação baseadas em avaliação mais específica, ainda que subjetiva: fora do tema, repetitivo, desinformação, troll, flame, generalização ofensiva. Usem criteriosamente, e usem bem.

Aos que porventura forem objeto de moderações frequentes, peço que analisem qual o seu comportamento que motiva o fato, e o evitem por aqui. Na eventualidade de abuso do sistema de moderação, entrem em contato com os detalhes, para que eu possa analisar – tentar fazê-lo na própria área de comentários geralmente só amplia a fuga do tema da notícia.

Certamente não foi para hospedar este tipo de comportamento constante que optei por oferecer ao público as áreas de comentários, e conto com vocês para que continuem a participar da busca da qualidade nelas, em especial trocando o ato de responder a este tipo de provocação (o que só estimula ainda mais o responsável, protegido pelo anonimato) pelo de contribuir para a sua moderação negativa tão brevemente quanto possível.