Desenvolvedores planejam um SDK específico para o Ubuntu: Assim como ocorre com outras plataformas, a existência de um SDK (kit de ferramentas de desenvolvimento de software) específico, que seja padronizado, configurado e mantido pelo gestor da plataforma, pode ser um grande estímulo para o desenvolvimento de aplicativos voltados especificamente para ela, com vantagens potenciais para este gestor, para os desenvolvedores e para os usuários da plataforma.

Como anda o suporte ao UEFI Secure Boot no Fedora, openSUSE e Ubuntu: O desenvolvedor do Fedora Matthew Garrett produziu um relatório sobre como anda o desenvolvimento e adoção do shim, carregador de boot assinado com a chave da Microsoft para funcionar em PCs com UEFI Secure Boot homologados para o Windows 8, e dar boot apenas em kernels assinados com uma chave reconhecida pelo sistema.

Novatec lança livro sobre segurança de apps Android: Com a plataforma Android se tornando um alvo para indivíduos mal-intencionados, a ponto de levar a situações como as que constaram no recente alerta do FBI a usuários de smartphones, a segurança de aplicativos é crucial, e exige a atenção constante dos desenvolvedores.

Steam para Ubuntu deve chegar a partir da metade de novembro: quem confirma são os desenvolvedores do L4D2: A Valve, empresa que mantém a loja e sistemas associados de jogos (e outros conteúdos) Steam, anunciou em julho que tinha uma versão oficial da Steam e do jogo Left 4 Dead 2 (L4D2) a caminho do Ubuntu (e que depois do lançamento estudaria o que quer fazer a respeito de suporte a mais distribuições), e agora pela primeira vez temos a indicação de quando: “a partir de meados de novembro”, se entendi corretamente o post dos desenvolvedores do L4D2.

Não, obrigado – eu uso Linux e contribuo com minha distribuição preferida: Enviado por Lex Aleksandre (debianmaniacoΘgmail·com): “Com o lançamento do Windows 8 nessa sexta-feira (26), uma ideia surgida no fórum do CrunchBang Linux está agitando a comunidade open source.

Android 4.2 é multiusuário e tem novo teclado : Boa notícia para os usuários que receberem a atualização para o Android 4.2: para entregar o tablet nas mãos de outra pessoa, o modo multiusuário me parece uma solução conceitualmente bastante superior ao acesso guiado do iPad e ao Kid’s Corner dos novos tablets com Windows.

Valve fala sobre Steam para Linux e distribui chaves para o beta aos participantes do UDS: Enviado por Julian Fernandes (julianfernandesΘubuntu·com): “Drew Bliss, um dos engenheiros de software da Valve, falou sobre a Steam para Linux essa manhã no Ubuntu Developer Summit, evento que está acontecendo em Copenhagen, Dinamarca.

Maui Linux: proposta de nova distribuição desktop: Enviado por Marco Aurelio Padilha Cassilha (marcoaureliopcΘgmail·com): “Maui é uma distribuição Linux inovadora atualmente em desenvolvimento que visa especificamente a computação pessoal.

Lançamento do Windows 8 tem halloween da Free Software Foundation : Enviado por Lex Aleksandre (debianmaniacoΘgmail·com): “FSF participa do lançamento do Windows 8 com um GNU trick-or-treat (“Doces ou travessuras”) como no Halloween.

Privacidade: EFF também se posiciona sobre as buscas da Amazon inseridas no desktop do Ubuntu: A Electronic Frontier Foundation é uma das poucas organizações ligadas ao mundo digital que eu acompanho, admiro e eventualmente contribuo (ultimamente as contribuições incluem também as doações feitas na compra de cada pacote Humble Indie Bundle) desde a década de 1990, especialmente devido à sua defesa dos direitos de liberdade e privacidade on-line.

Raspberry Pi e o processo de boot: Enviado por Sergio Prado (sergio·pradoΘe-labworks·com): “Uma das primeiras coisas que você precisa fazer quando começar a trabalhar com uma nova plataforma de hardware é entender o seu processo de boot.

Positivo lança novos smartphones com Android 2.3 em diante: Via tecnologia.ig.com.br: A empresa começa a fabricar smartphones e celulares básicos que devem chegar às lojas de todo o País durante o mês de novembro com preços entre R$ 220 e R$ 750.

Lightworks para Linux: disponível a versão alfa: Enviado por Walker (walkerΘpraiseweb·com·br): “Quem tinha se inscrito para testar o Lightworks recebeu recentemente a confirmação de registro para os testes da versão Alfa do software.

Pré-venda autografada do livro Expressões Regulares, 4ª edição: Enviado por Aurelio Jargas (verdeΘaurelio·net): “Olá, leitor do BR-Linux. Ficou pronta a 4ª edição do meu livro Expressões Regulares – Uma abordagem divertida, e a editora Novatec preparou uma pré-venda super especial: desconto de 20% e ainda leva o livro autografado pelo autor (eu!), inclusive com dedicatória em seu nome.

E mais: