Como Linus Torvalds ajudou a invalidar uma patente da Microsoft: As notícias sobre as guerras de patentes que varrem o mercado mobile em todas as direcões são, para mim, simultaneamente importantes e desinteressantes.

Eu acredito em GNOMEs: Trecho da minha coluna no TechTudo sobre os desafios de agradar a uma comunidade exigente e diversa.

Por que é importante testar distribuições Linux?: Enviado por Julian Fernandes (hitoriixΘgmail·com): “Por que é importante testar distribuições Linux.

Foblet: Samsung diz que já entregou aos varejistas 5 milhões de Galaxy Notes: O Galaxy Note foi lançado em outubro do ano passado – algum destes 5 milhões que saíram da fábrica está nas mãos de leitores do BR-Linux?

Desenvolvimento Android: 3ª edição do livro Android em Ação com 15% de desconto: A Saraiva anuncia a disponibilidade em pré-venda da 3ª edição do livro Android em Ação, voltado aos desenvolvedores interessados nesta plataforma, e o link disponibilizado aos leitores do BR-Linux permite comprar com 15% de desconto.

Beta do Ubuntu 12.04: Enviado por Julian Fernandes (hitoriixΘgmail·com): “O Ubuntu 12.04 “Precise Pangolin” teve seu segundo beta liberado ontem.

ZTOP pergunta: você teria um netbook com Android?: Sim, em 2009.

GNOME 3.4: Foi lançado o GNOME 3.4 trazendo uma série de novidades.

Grupo de usuários desmente que Ubuntu esteja abandonando o Linux: Os rumores que levaram o grupo de usuários a publicar o desmentido referenciado abaixo se baseiam em um post de blog que coloca em seu título, entre aspas, uma declaração assim: Ubuntu: “Nós não somos Linux” – mas que não corresponde a nenhuma declaração real.

Hackers instalam Android 4.0 no Nokia N9: Trecho do IDG Now sobre mais uma vitória do Android, celebrada no final da semana passada, na forma da chegada da versão 4 a mais um bom aparelho.

Red Hat: receita anual ultrapassou a barreira de 1 bilhão de dólares: A Red Hat alcançou um feito notável entre as empresas cujo modelo de negócios é construído ao redor de softwares open source: com o fechamento do trimestre, ela ultrapassou US$ 1 bilhão em receitas anuais.

Provedores de acesso à internet nos EUA vão adotar código antipirataria: Via g1.globo.com: Os provedores americanos de acesso à internet deverão cumprir em breve uma série de normas para combater as diversas formas de pirataria informática, segundo recomendações divulgadas na quinta-feira (22) pela Comissão Federal de (FCC) dos Estados Unidos.

Gimp 2.8 (com a interface opcional de janela única) cada vez mais próximo: A versão 2.8 do Gimp, que trará vários novos recursos, incluindo a aguardada interface (opcional) de janela única, à série estável deste popular editor de imagens em código aberto, é aguardada literalmente há anos, embora a velocidade do seu avanço não corresponda diretamente a este grau de expectativa.

Unity 5.8: Enviado por Tiago Hillebrandt (tiagohillebrandtΘubuntu·com): “Depois das recém-lançadas versões 5.4 e 5.6, agora é a vez da versão 5.8 do Unity chegar aos repositórios do Ubuntu 12.04.

Media Center: XBMC 11.0 chega trazendo o novo XBMCbuntu: A versão 11.0 do XBMC foi lançada no final de semana trazendo várias novidades para quem usa o computador para controlar um media center, ou mesmo para quem prefere este aplicativo open source na hora de assistir seus filmes e seriados.

Android 4: ComputerWorld avalia os fabricantes pelo prazo para atualização de seus aparelhos: Quem está considerando adquirir um tablet ou smartphone fará bem se pesquisar o histórico de atualizações oferecidas por seus fornecedores, e – embora fatores adicionais como países e operadoras também precisem ser considerados – este artigo da ComputerWorld que dá notas aos fabricantes de acordo com as suas promessas de atualização para o Android 4 (lançado em outubro/2011) e a forma como as cumpriram ou vem cumprindo pode ser um elemento adicional nessa pesquisa.

Nokia estaria desenvolvendo mais 2 aparelhos com MeeGo para mercados em desenvolvimento: Via The Verge chega a informação que teria vazado de fontes da própria Nokia afirmando que o N9 pode não ter sido o ponto final do envolvimento da empresa com a distribuição Linux MeeGo: 2 outros aparelhos de baixo custo estariam sendo desenvolvidos com este sistema pela empresa, voltados a mercados nos quais estes seriam os primeiros meios de acesso à Internet de pessoas para as quais hoje não há uma solução de conectividade disponível.

A migração para software livre no governo da Islândia: Trecho da matéria da Network World traduzida pelo IDG Now: Via idgnow.uol.com.br: A recente divulgação sobre o progresso das intenções do governo da Islândia de adotar softwares de código aberto é a mais nova indicação de que os gerenciadores de TI do setor público estão cada vez mais interessados em abandonar produtos de outros proprietários.

IDC prevê que Android ultrapassará Windows e será sistema mais usado do mundo: Previsões para um futuro nem tão distante assim, colocando números na ideia de que estamos a caminho de uma fase pós-PC.

Plataformas: para onde vai o desenvolvimento móvel: Trechos da minha coluna no blog do developerWorks, via ibm.com: A pesquisa trimestral de desenvolvedores para plataformas móveis promovida pela Appcelerator/IDC acaba de publicar os seus resultados sobre o período de janeiro a março que podem oferecer uma perspectiva interessante – a ser analisada em conjunto com outras pesquisas a respeito, naturalmente – sobre as direções nas quais desenvolvedores interessados no mercado mobile estão avançando.

Raspberry Pi: primeiro lote chegou mas vai atrasar mais um pouquinho: O primeiro lote de 2000 unidades do aguardado Raspberry Pi, diminuto computador cujo lançamento para os consumidores estava previsto para janeiro, já chegou à Inglaterra, mas a entrega aos primeiros felizes compradores ainda vai demorar mais um pouco devido a uma questão de certificação.

E mais: