Google violou direitos autorais ao usar Java, decide júri – mas talvez ele pudesse: Para resumir uma longa história, a decisão do júri quanto à existência de violação no aproveitamento das APIs do Java no Android (confirmam que os direitos foram violados, mas não dizem se é ou não válida a defesa do Google baseada em “fair use”, que é uma das formas de limitações aos direitos autorais) foi complicada e insuficientemente completa, gerando dúvidas adicionais que terão que ser tratadas ainda neste julgamento ou em outro.

Linus Torvalds tem algumas palavras positivas a dizer sobre o Google Chrome OS: O criador do Linux recentemente (e também não tão recentemente assim) tem disparado críticas contra a interface com o usuário encontrada em algumas distribuições e ambientes gráficos, mas ele andou testando o Chrome OS e tem elogios a registrar (embora com ressalvas importantes).

Firmware: Linus Torvalds critica o estado atual da EFI/UEFI: EFI (hoje UEFI) é um padrão de firmware proposto ainda nos tempos do século XX pela Intel para substituir o BIOS, com todo seu legado que remonta pelo menos ao início do IBM PC, em 1981, e Linus Torvalds tem algo a dizer sobre o estado atual desta tecnologia.

Fuém: O que a EA Games tinha a dizer aos usuários do Ubuntu não era muito: Na semana passada soubemos que a EA Games tinha espaço reservado para falar algo no Developer Summit, e muito se comentou sobre o que seria: concorrência para a possível chegada da Steam ao Linux, port de alguns jogos modernos, e outras expectativas comuns da turma dos jogos.

Patrick Volkerding avisa que o Slackware vai bem, obrigado: O fundador e mantenedor central da mais antiga distribuição de Linux ainda em atividade, Patrick Volkerding, respondeu jocosamente a comentários recentes e bastante divulgados (inclusive aqui no BR-Linux) de que o projeto estava em crise, inclusive financeira.

Ativações do Android cresceram 400% em 2011 no Brasil: A frase do executivo do Google em uma conferência no Chile foi: “O número de aparelhos com Android ativados no Brasil aumentou 400% no último ano e já estamos vendo os preços caírem.

Comparação de desempenho entre Apache OpenOffice e LibreOffice: A comparação em questão é apenas em uma plataforma, e se limita a cronometrar o tempo de abertura de documentos.

Ubuntu 12.10 não trará mais o Unity 2D instalado por default: Enviado por Julian Fernandes (hitoriixΘgmail·com): “Essa semana está acontecendo o Ubuntu Developer Summit, em Oakland – California, um evento onde entre outras coisas, o futuro do Ubuntu é decidido.

Ubuntu For Android aparece em mais um vídeo de demonstração: Surgiu mais um vídeo mostrando o Ubuntu for Android, que pretende aproveitar o desempenho dos smartphones do futuro próximo permitindo que eles rodem o Android enquanto estão no seu bolso ou na sua mão, e o desktop Ubuntu (incluindo acesso aos recursos do telefone) quando estão na sua mesa, conectados a um monitor, teclado e mouse.

Microsoft confirma: Skype para Linux não morreu ainda: Quando a Microsoft anunciou a compra do Skype, há 1 ano, seu CEO Steve Ballmer veio a público assegurar que a empresa continuaria a dar suporte a plataformas não-Microsoft, porque funcionar em dispositivos variados é fundamental para o valor das ferramentas de comunicação.

App Flipboard chegará ao Android, mas primeiro só no Galaxy S III: O Flipboard é seguramente o app que eu mais uso no tablet e smartphone, porque as revistas virtuais que ele cria a partir de fontes de conteúdo indicadas por mim é uma forma agradável de me manter atualizado sobre o meu bairro, sobre os assuntos de tecnologia que eu acompanho, e mais.

Flipboard para Android, que ia ser exclusivo da Samsung, vaza em fórum: Não sei de que forma a instalação em aparelhos que não sejam o Galaxy S II, no qual ele seria distribuído de forma exclusiva, afeta a licença deste app gratuito.

Raspberry Pi já conversa com o Arduino: A foto mostra similaridades (nas dimensões, na apresentação, etc., mas as diferenças também são visíveis.

Paramédicos: Richard Stallman passa mal em evento em Barcelona: Leia também: Bom Doutor: Richard Stallman já saiu do hospital.

FSF se manifesta sobre o argumento da Oracle sobre APIs no processo contra o Google: O diretor executivo da FSF, John Sullivan, publicou uma declaração sobre o posicionamento da Oracle no julgamento do seu processo contra o Google a respeito do Android, no que se refere à possibilidade de os direitos autorais limitarem o uso de alguma API funcional.

Do mesmo lado: Google e Mozilla acusam Microsoft de competição desleal: Via tecnologia.ig.com.br: Em texto publicado eu seu site, a Fundação Mozilla, que faz o navegador Firefox, acusa a Microsoft de dar uma vantagem desleal a seu próprio navegador, o Internet Explorer, no sistema Windows 8.

#fail: Tablet Android de US$ 45 da Índia fracassa pelos motivos usuais: Em 2010 comentamos brevemente sobre o tablet baratinho que o governo da Índia distribuiria aos seus estudantes, e agora chegou a hora de contar que ele não deu certo, por mais que a ideia de um tablet com Android que custe US$ de 45 para uso na educação pareça uma boa ideia, se for viável para alguém.

Manual do LibreOffice em português: Via softwarelivre.org: Esse Manual do LibreOffice foi traduzido pelos voluntários da Comunidade LibreOffice Brasil, é conhecido como Guia do Iniciante do LibreOffice.

Dell e Red Hat anunciam nova parceria: A Red Hat e a Dell agora são parceiras OEM, o que na prática vai significar que os consumidores interessados poderão comprar determinados modelos de estações de trabalho e notebooks Precision e servidores PowerEdge já com o Red Hat Enterprise Linux e o servidor de aplicações JBoss instalados.

Ubuntu: em entrevista, Shuttleworth fala sobre patentes, espaço e a Canonical: Este artigo do TechCrunch narra uma entrevista com Mark Shuttleworth, fundador do Ubuntu, tratando de uma série de temas que interessam aos entusiastas da distribuição.

E mais: