No caso entre Oracle e Google sobre propriedades relacionadas ao Java e ao Android cujo julgamento iniciou nesta semana, confesso que ainda não formei opinião sobre quem tem razão considerando a legislação dos EUA a respeito, nem tenho grande interesse – mas as informações que surgem no contexto, como nos depoimentos dos gestores das duas empresas, são valiosas por si só.

Um caso interessantíssimo é o das declarações de Larry Ellison, presidente da Oracle, que ao defender a razão do seu movimento jurídico contra o Google, afirmou que os direitos autorais são essenciais para proteger os investimentos da empresa dele em pesquisa, que se tornariam inviáveis se as pessoas pudessem simplesmente copiá-los em outros produtos e vendê-los mais barato.

A ironia está em perceber que esta é praticamente a descrição exata do que a sua empresa faz com o Red Hat Enterprise Linux, cujo código-fonte ela obtém, reempacota e oferece ao mercad como Oracle Linux, a preços mais baixos que os da Red Hat – que é quem tem os custos de pesquisa e desenvolvimento, no caso. E não o processou, inclusive por reconhecer que a licença adota permite isso, de forma similar ao posicionamento do Google no caso hoje em discussão judicial.

Não imagino que ele vá se retratar ou mesmo assumir a similaridade entre as 2 situações, mas fica o registro e a reflexão. (via networkworld.com – “Open Source Report: Larry Ellison knocks Oracle’s Linux strategy”)