Enviado por Fernando Mercês (fernandoΘmentebinaria·com·br):

&ldquoA;pesar de já termos algumas boas almas liberando projeto e design de dispotivos de hardware, até o momento ainda não havia uma especificação concreta para embasar as licenças livres para hardware. Mesmo podendo registar um hardware em GPL, por exemplo, as diferenças entre hardware e software geralmente atrapalham neste ponto e exigem que o hardware tenha uma adaptação específica de licença. Faltava uma especificação a ser adotada pela licença livre.

Desde julho de 2010 vem sendo desenvolvida a especificação OSHW (Open Source Hardware), baseada na OSD (Open Source Definition), da OSI. Agora publicada em sua primeira versão, 1.0, constam as regras e obrigações que o desenvolvedor do hardware precisa cumprir para distribuir o hardware sob uma licença livre.

Interessante ver também que várias pessoas e organizações aprovaram a especificação OSHW. Uma delas foi Massimo Banzi, co-fundador do projeto Arduino. Estamos caminhando para um mundo mais livre.” [referência: mentebinaria.com.br]