O download do Ubuntu 11.10 já está disponível. Lançado oficialmente no final desta manhã, o Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot é a atualização da popular distribuição Linux que busca oferecer um sistema operacional atualizado e estável para o usuário médio, com foco em usabilidade e facilidade de instalação.

A página oficial de download da versão desktop lista as diversas opções disponíveis, incluindo explicações sobre como criar um CD ou pen drive de instalação a partir do próprio Linux, do Windows ou do Mac. A partir dessa mídia de instalação, é possível também testar o sistema sem instalá-lo, se desejado – rodando diretamente a partir do CD ou pen drive. Há também uma página de downloads alternativos, indicando inclusive os links para downloads via torrents, para quem prefere (e há várias razões que justificam essa preferência).

O vídeo acima, compartilhado pelo André Gondim, apresenta em menos de 2 minutos as características da versão, e o site oficial do Ubuntu e este post do Tiago Hillebrandt têm bem mais detalhes, e agora é só esperar a avalanche de reviews, guias ilustrados, dicas de configuração e de pós-instalação que devem surgir nos próximos dias, como de hábito ;-)