Como a questão da relação entre tablets e outros formatos de computador parece interessar profundamente a tantos de vocês, compartilho a notícia do impacto deles sobre os hábitos dos seus usuários, conforme pesquisa da Nielsen.

O gráfico acima sumariza as conclusões no que diz respeito à frequência de uso dos desktops, notebooks e netbooks após a aquisição de um tablet, este fenômeno comercial que iniciou (em sua atual encarnação) há pouco mais de 1 ano.

Trecho do comunicado, em tradução livre: “35% dos proprietários de tablets que também possuem um computador desktop informaram que estão usando menos ou deixaram de usar seu computador, enquanto 32% daqueles que possuem laptops disseram que os usam menos do que antes ou deixaram de usar desde a aquisição do tablet”.

O que mais me chamou a atenção foi a situação dos netbooks, categoria que está mais próxima da fronteira com os tablets: sua participação é a maior nos 2 extremos do gráfico: o das pessoas que deixaram de usar o aparelho, e o das pessoas que passaram a usar mais o aparelho.

As principais razões apontadas para a substituição pelos tablets são, pela ordem: a facilidade de transportar, a facilidade da interface ou sistema operacional, e o menor tempo de inicialização.

Trecho inicial da nota iG Tecnologia:

Donos de tablets usam menos o computador. A pesquisa realizada pela consultoria Nielsen nos Estados Uniodos constatou que 32% dos consumidores dizem ficar menos tempo em frente ao desktop. Quando a comparação é com notebooks, o número cai para 30%. Parte dos usuários de netbook também reduziram o uso desse aparelho depois de ter um tablet nas mãos. (…) (via tecnologia.ig.com.br)