Trecho da minha coluna desta semana no TechTudo:

Via techtudo.com.br:

Sabe aquela sua tia que comprou um computador popular em 2007, contratou “banda larga” de 128K e mesmo assim é usuária satisfeitíssima, se achando ás na informática porque domina todos os códigos de cores e formatações de mensagens do Orkut, embora lamente porque as amigas dela estão todas migrando pro Facebook e agora ela vai ter de reaprender?

Provavelmente ela está precisando da sua ajuda, e nem sabe.

Na semana que vem, logo após o feriado da Proclamação da República, a Mozilla irá reiniciar sua campanha mundial para tentar convencer os usuários da antiga e tremendamente popular série 3.6 do navegador a fazerem upgrade para a versão atual, que neste mês é a 8.

A campanha ocorrerá na forma de notificações exibidas aos usuários do 3.6 sugerindo que façam o download e instalem a nova versão – mas a sua tia não irá atender, pois é muito esperta: todos os sobrinhos cibernéticos dela passaram meses ou anos martelando a idéia de que não é pra acreditar em nada que apareça no navegador indicando que ela deve fazer um download ou uma instalação, certo?

(…) Portanto, faça a sua parte. De agora até o final de ano muitos sobrinhos e sobrinhas que manjam tudo de informática (como as tias dizem para a vizinha ao apresentá-los) encontrarão tias que precisam de aconselhamento digital. É a oportunidade de instrui-las sobre o upgrade, ou mesmo de ajudar a fazê-lo, se possível.

E nem precisa ser para o Firefox 8: não faltam opções de navegadores bons, inclusive os baseados em engines livres (como o Chrome, do qual a tia talvez tenha ouvido falar na propaganda durante a novela) e outros. O importante é não deixá-la presa à experiência da web de 2010, afinal estamos quase em 2012 ツ