Rémi Denis-Courmont, o desenvolvedor do VLC que decidiu enviar há alguns meses a notificação extra-judicial à Apple que – aparentemente – conduziu a não permitir mais que o VLC esteja mais disponível aos usuários das plataformas iOS, escreveu um post reproduzido no Planet Videolan em resposta ao que chamou de “a óbvia conclusão” de que o projeto – e ele particularmente – sejam idealistas estúpidos ou desprovidos de bom senso que se importam mais com detalhes técnicos de licenças do que com os usuários, e que tenham forçado a Apple a essa atitude.

Trecho da nota na Info:

O popular aplicativo de vídeos VLC não pode mais ser baixado para dispositivos da Apple como iPhone e iPod Touch.

A exclusão aconteceu após um dos desenvolvedores da versão do VLC para desktops, Denis Coumont, questionar a Apple sobre a incoerência que há entre liberar um aplicativo como o VLC, desenvolvido dentro das regras do software livre, sob termos de condição de uso tão restritos como os da App Store.

Após a saída do app da loja da Apple, Coumont foi alvo de uma onda críticas, a maior parte delas dizia que o desenvolvedor colocava “conceitos idealistas” a frente das necessidades dos usuários. (via info.abril.com.br)