A FSF, mesmo com todas as suas outras atividades, continua a se envolver na promoção do desenvolvimento de softwares livres, inclusive por meio de iniciativas como a sua lista de projetos de alta prioridade (que inclui um substituto para o Flash, para o Skype, para o Google Earth, para o Matlab, para o Oracle Forms…).

Estas pendências vão sendo removidas, naturalmente, mesmo quando o software em questão é desenvolvido de forma independente e sem envolvimento da Fundação – se há um software livre disponível para a tarefa, a pendência é considerada cumprida.

Até recentemente constava na lista a demanda por um programa livre que pudesse descompactar o formato proprietário RARv3, frequentemente encontrado em pacotes distribuídos via redes P2P. Mas segundo a notícia da FSF, a demanda está superada, graças à disponibilidade do Unarchiver, aplicativo LGPL capaz de listar e extrair o conteúdo de pacotes RARv3.

A primorosamente redigida nota da FSF não o descreve desta forma mas, segundo o site do desenvolvedor (que até onde verifiquei não menciona a FSF), o Unarchiver é um aplicativo para Mac OS X (disponível gratuitamente na Mac App Store), que também inclui 2 componentes via linha de comando (unar e lsar) que podem (a exemplo de outros componentes do Unarchiver) também ser usados no Linux e no Windows – e são estes que permitiram à FSF riscar esta pendência da sua lista, segundo sua nota oficial.

Parabéns ao desenvolvedor por escolher a licença LGPL e por dar atenção ao suporte multiplataforma! Apesar do chamado da FSF para que suas rotinas sejam inseridas em outros programas como File Roller e Ark, minha opção será usá-las diretamente no próprio projeto que as trouxe à luz. (via fsf.org)