O Android, plataforma do Google, consolidou seu status como líder entre os sistemas operacionais móveis mais vendidos no mundo, de acordo com dados divulgados pela empresa de pesquisas Gartner e pela rede de anúncios da Millennial Media.

A Gartner Research informou na quinta-feira (19/5) que os fabricantes entregaram 36,3 milhões de dispositivos Android no primeiro trimestre de 2011. O número é seis vezes maior que o do mesmo trimestre do ano anterior, que fechou com 5,2 milhões de aparelhos.

Mais significativo ainda é que a plataforma quase que quadruplicou sua parcela de mercado entre os dispositivos móveis, saltando de 9,6% entre todos os aparelhos vendidos no primeiro trimestre de 2010 para 36% dos aparelhos adquiridos no mesmo período deste ano.

Além disso, a Gartner afirma que o segundo trimestre deste ano pode ser outro período bom para o Android. HTC, Sony Ericsson, Alcatel e ZTE planejam um “catálogo mais abrangente de dispositivos, muito deles baseados em Android”, que devem ser lançados até o fim do primeiro semestre. 

O crescimento do Android no mercado de sistemas operacionais ocorre num período em que o Symbian – que, tradicionalmente, tem sido a plataforma mais utilizada no mundo – tem sua parcela de mercado diminuída de 44,2% no primeiro trimestre de 2010 para 27,4% em 2011. A empresa anunciou este ano que vai descontinuar o uso do Symbian, e que pretende colocar o Windows Phone 7 nos dispositivos daqui em diante.  (via idgnow.uol.com.br)