Via idgnow.uol.com.br:

O Android superou o iOS em número de aplicativos baixados, outro índice importante no mercado de dispositivos móveis a ser considerado.

De acordo com o instituto ABI Research, o sistema da Google ultrapassou o da Apple no segundo trimestre deste ano: 44% dos downloads foram feito a partir dele, ante 31% dos encaminhados ao SO rival.

(…) “A estratégia open source do Android é a principal responsável por seu sucesso”, afirmou Lim Shiyang, analista do instituto. “Por ser uma plataforma livre, o sistema está em instalado em uma base enorme de aparelhos, o que faz com que o número de aplicativos de terceiros e de lojas alternativas – de operadoras, por exemplo – aumente”. (…)

(…) “A política de monetização superior da Apple atrai ótimos desenvolvedores, de modo que seu catálogo de softwares costuma ser melhor”, admite Dan Shey, também da ABI.

De qualquer forma, há espaço para Google e Apple no mercado. Até o fim do ano, a previsão é de que ele movimente 29 bilhões de dólares, muito mais, portanto, que os 9 bilhões de 2010. A explicação para tamanho avanço está no número de smartphones comercializados, que fará com que a base aumente quase 50% em 2011.