Guto (usuário não registrado) em 9/03/2011 às 9:20 am

Baixei e fiz a instalação para ver o tão esperado GNOME 3, e posso dizer que esta ficando muito bom.

A inicialização esta muito rápida bem como o desligamento. o GNOME 3 ainda vem com os botões das janelas, mas acho que foi porque não estou conseguindo atualiza-lo, pois estou com problemas de dependências. O botão maximizar não é necessário, porque com 2 cliques na barra de titulo da janela ele maximiza, mas tirar o botão minimizar é um grande erro, ainda podemos minimizar mas só com Alt F9 ou com o botão direito do mouse, escolhendo a opção. Espero que revejam isso.

Uma duvida que me veio é se o GNOME 3 vem somente como a nova interface, não mantendo a clássica, pelo menos no Fedora 15 não tem esta opção. Seria interessante manter esta opção para os usuários que não se adaptarem a nova interface. Li uma noticia que o Mint 11 vai adotar o GNOME 3, mas com a interface clássica, no lugar do Unity.

Begin OFF
Testei também o Ubuntu 11.04 alfa 3, realmente é uma ótima distribuição para o desktop, tem um instalador incrível, fácil e rápido e vem com um desktop pronto para usar, ja com fontes, flash, codec de videos, é instalar e usar. Mas o Unity esta muito estranho ainda, na minha opinião o GNOME 3 esta bem mais avançado e com uma proposta melhor de usabilidade, mesmo os dois projetos tendo algo em comum. Claro estamos falando de Alfas, muita coisa pode mudar.

Uma pergunta que me veio é se o Ubuntu vai manter somente o GNOME 2 mesmo como opção, bem que poderiam colocar outra opção com o GNOME 3 em modo clássico se existir, assim como foi anunciado no Mint.
End OFF.

Mas a noticia é sobre o Fedora, e estou gostando e muito do rumo que o mesmo esta tomando, a cada dia melhor, mais rápido, e mais simples. Parabéns aos seus desenvolvedores.

marco aurelio (usuário não registrado) em 9/03/2011 às 7:58 pm

Uso o fedora desde a versao 5, gosto muito, mas, depois que o ubuntu adotou o ubuntu-one, passei a usa-lo no trabalho, sincronizando os arquivos automaticamente na net… muito bom, seria uma boa o fedora ter um servico assim tambem, gratuito… nao testei o fedora 15 ainda, mas estou acompanhando e espero muito do systemd, dos nomes das interfaces e seguindo a estabilidade do 14, quanto ao gnome 3.0, parece fantastico, e mesmo sem os botoes, ate pq, acho q querem que as janelas ficam abertas, abre as telas no menu, onde todas as janelas sao apresentadas em grade, fazendo com que vc escolha a janela q vc quer, mundando assim a usabilidade, deixando as coisas mais diretas, apesar q vai fazer falta no inicio, mas agente acostuma, nao gosto de muitas janelas abertas, mas sem o painel debaixo, nao tem problemas as janelas ficarem abertas uma sobre as outras… basta ter o botao de fechar, pq se vc minimizar a janela, ela nao ficara no painel inferior q foi retirado, de todo jeito vc tera q ir para o menu, ou usar o alt+tab… parabens gnome, parabens fedora… versao estavel sera instalada de imediato em minah casa, agora no trabalho ainda ficarei com o ubuntu para sincronizar meus arquivos com facilidade…

Gelo (usuário não registrado) em 14/03/2011 às 10:48 pm

Usei a versão 12 do Fedora e gostei muito, mas acabei migrando mais tarde devolta ao meu querido OpenSuse. Mesmo assim, não deixei de acompanhar o projeto Fedora e estou muito animado com essa nova versão. Assim que sair a versão final pretendo usa-la com certeza, pois assim como as últimas versões, tenho certeza que está também será muito forte e competente. =)