Trecho da matéria no IDG Now:

A má condução do sistema Solaris na plataforma Intel deixou o caminho aberto para que o Linux pudesse se estabelecer – não fosse isso, o Solaris tinha ganho a batalha, afirmou o cofundador da Sun e ex-CEO Scott McNealy, em entrevista ao ex-presidente da Sun Ed Zander durante um fórum de negócios e tecnologia no Vale do Silício, na Califórnia (EUA).

A Sun foi comprada pela Oracle no começo de 2010 depois de enfrentar sérios prejuízos, agravados por uma economia fraca e pela tendência da indústria de adotar soluções Linux-Intel, que não eram a especialidade da Sun. Mas o destino poderia ter sido diferente, de acordo com McNealy.

A Sun teve seu produto Solaris para x86, que a empresa vivia matando e ressuscitando. “Se nós tivéssemos simplesmente pegado o chip Intel Pentium e montado ‘caixas de pizza’ com uma ou duas alturas com o Solaris nela, o Linux nunca teria acontecido”, disse McNealy. “O Google hoje estaria usando Solaris.” A Oracle ainda oferece e desenvolve o Solaris.

Compra da Apple
McNealy e Zander também lembraram como a Sun esteve perto de comprar a Apple Computer entre 1995 e 1996. “Nós estivemos literalmente a horas de comprar a Apple por 5 ou 6 dólares a ação”, disse Zander. (…) (via idgnow.uol.com.br)