Enviado por jhonatam da mata de jesus (jhonatamΘpquilinux·org):

“Venho nesse artigo falar um pouco sobre comunidades de software livre/código aberto e os comportamentos relativos a esse tipo de sociedade tecnológica. Uma comunidade de software livre/código aberto é a alma e o motivo de um software dessa classe existir, muitos de seus usuários são também seus desenvolvedores que normalmente não recebem um salario ou algum dinheiro de modo direto para desenvolverem esses aplicativos. São recompensados com um nome na comunidade, com uma reputação no meio profissional, com um adendo no curriculum, com experiencia em desenvolvimento.

Além dos desenvolvedores existem também os usuários consumidores do software pessoas que utilizam o software em seu dia a dia e de uma forma mais indireta contribuem para o amadurecimento do software, quando reportam um erro, ajudando outros usuários, criando documentações utilizando versões de teste, promovendo o software em encontros e eventos de tecnologia.

Alguns exemplos de softwares livres/código aberto com grande comunidade que podemos citar são: Linux, LibreOffice, Firefox, Android, Apache. Mas o que nos arremete ao título desse artigo é o seguinte ponto “Um software livre/código aberto vive e caminha conforme deseja a comunidade e está é soberana em sua existência”.” [referência: araguaia.ufmt.br]