É uma cilada, Bino

Linux X modo “secure boot” dos computadores feitos para o Windows 8 : O desenvolvedor (atualmente na Red Hat) Matthew Garrett escreveu um breve e interessante artigo sobre as consequências para o Linux (e outros sistemas operacionais não-Microsoft) causadas pelo modo “secure boot” que a Microsoft vai exigir nos computadores candidatos a receber seu selo de aprovação para o Windows 8.

Microsoft diz que Secure Boot não pretende trancar o Linux pra fora – quem sabe só atrapalhar um pouquinho?: Um representante da empresa refutou as sugestões de que a empresa estaria tentando trancar o Linux do lado de fora dos PCs que virão com o Windows 8.

Computadores do Windows 8 impedindo o boot do Linux: uma opinião jurídica: à luz do ordenamento jurídico brasileiro.

As últimas do kernel Linux

Férias de Linus e situação do kernel.org adiam lançamento do Linux 3.1: A data prevista para o lançamento da versão 3.1 do kernel Linux vai ser um pouco adiada, e há 2 bons motivos: o kernel.org ainda não voltou após a invasão registrada no final de agosto, e Linus Torvalds está prestes a tirar férias.

Kernel: na prolongada ausência do kernel.org, linux-next também vai para o github: A árvore de desenvolvimento chamada linux-next, cujo mantenedor havia previamente declarado indisponibilidade para mover para outro local durante a continuidade da ausência do kernel.org (tirado do ar após uma invasão há cerca de 3 semanas), agora também pode ser encontrada no github – mesmo local para o qual se mudou (temporariamente.

Série de artigos antecipa as novidades do kernel Linux 3.1: Enviado por Marcelo Soares Souza (marceloΘjuntadados·org): “Disponibilizado série de artigos traduzidos, escritos originalmente por Thorsten Leemhuis, sobre as mudanças (correções e melhorias) que virão na próxima versão do Kernel Linux 3.1 a ser disponibilizado no final de Setembro de 2011.

Bastidores do Android

Dr. Stallman responde: O Android é mesmo software livre?: O sistema do Google “é frequentemente descrito como aberto ou livre, mas quando examinado pela Free Software Foundation, começa a parecer algo diferente”, diz o subtítulo dado pelo Guardian ao texto assinado pelo bom doutor.

Android: Oracle questiona “clone incompatível do Java”: Novidades no processo da Oracle contra o Google a respeito da sua alegação de que o Android infringe direitos dela ao reimplementar partes do Java: em uma peça acrescentada por ela ao processo ontem, esteve presente uma questão com todas as letras: se o Google estaria “usando propriedade intelectual da Oracle para criar um clone incompatível do Java”.

Inferno no Android: A versão para Android do sistema operacional distribuído e open source Inferno, criado em meados da década passada nos Bell Labs, acaba de ser anunciada.

Todo o restante

NetbootCD: um disco de boot especializado em instalar distribuições Linux: Para quem tem acesso de boa qualidade à Internet e realiza instalações de Linux de forma esporádica o suficiente para não valer a pena transferir o instalador para alguma mídia bootável um pouco mais permanente, o NetbootCD pode ser útil – nos demais casos, ele pode ser uma boa alternativa para o momento em que o “plano A” falha, ou uma curiosidade interessante, em uma interface que desperta a nostalgia daqueles tempos mais heróicos ainda no século XX.

9 truques com SSH – e não são os de sempre: Quem está neste barco há tempo suficiente já cansou de clicar em artigos de truques de SSH e ver que são os mesmos de sempre: criar túneis, autenticar sem senha, etc.

Usuários da PSN terão que declarar que abrem mão do direito de processar a Sony: Depois do prolongado episódio da invasão, comprometimento e indisponibilidade da Playstation Network (PSN), você imaginaria que a Sony aprenderia algumas lições, certo.

Curso grátis de Lógica de Programação: Enviado por Erik Costa Magalhaes (erikcmagalhesΘyahoo·com·br): “A Softblue, empresa de cursos e treinamentos on-line de TI, está oferecendo a todos os interessados o curso de LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO, totalmente GRÁTIS e com certificado de conclusão de curso.

Otimizando o Ubuntu 11.04: Enviado por Rafael Bernardes (rafael·stuartmusicΘgmail·com): “Uma desabilitada ali, outra instalação aqui, e um guia de como dar uma acelerada adicional em seu Ubuntu, agora em uma versão melhorada.

Vai ser bom, não foi? – Desenvolvedores do Firefox avaliaram acelerar ainda mais o ciclo de lançamentos: Você vem gostando da atual velocidade com que surgem as novas versões do Firefox?

Gerenciamento de tarefas e pendências: Wunderlist chega ao Linux: O gerenciamento de tarefas e pendências é um dos componentes mais importantes da produtividade pessoal (como os leitores que também acompanham meus posts no Efetividade.net certamente sabem muito bem), e a ferramenta essencial para isto são as listas onde se registra a pendência, seus detalhes (quando é o caso) e o completamento.

Lista de Softwares Livres Brasileiros ativos: Enviado por Fernando Mercês (fernandoΘmentebinaria·com·br): “Já há algum tempo eu gostaria de reunir os projetos livres brasileiros que estão em atividade, com a intenção de incentivar o uso e a colaboração com projetos de código aberto.

Patentes: Casio assina pacto com a Microsoft para “cobrir o seu uso do Linux em certos dispositivos”: A Microsoft convenceu a Casio a assinar um acordo pelo qual a empresa japonesa pagará uma soma não divulgada em troca de permissão para a distribuição em seus dispositivos (e o consequente uso, inclusive por seus clientes) das patentes não divulgadas que a MS afirma ter sobre recursos implementados pelo Linux, entre outros serviços.

wPonto: fim do projeto de registro de ponto eletrônico em código aberto: Já havíamos mencionado o projeto em 2009; com a mudança da legislação, ele perdeu a razão de ser.

O sistema de controle de mergulhos de Linus Torvalds: Hobby de programador é assim: se completa quando ele pode escrever um aplicativo para gerenciar a prática.

E mais: