Chefão da Linux Foundation canta vitória sobre a Microsoft, minimiza importância do desktop: Conforme se aproximam os aniversários de 20 anos do Linux (em agosto e em outubro), as retrospectivas e comparativos começam a abundar – e é o caso deste artigo da Network World baseado em entrevistas com Jim Zemlin, o diretor executivo da Linux Foundation, que paga o contracheque de Linus Torvalds e supervisiona grande número de projetos de código aberto relacionados.

Desenvolvedores do KDE fazem homenagem ao GNOME 3: Enviado por Bruno Cabral (bruninho·roΘgmail·com): “No lançamento do KDE SC 4.4.2, os desenvolvedores do KDE SC acharam um jeito de homenagear o Gnome 3, o Release 4.4.2 se chama Parabéns (“Congrats”), em alusão ao lançamento do GNOME 3.

Tablet com Android 3.0: Motorola Xoom estaria vendendo “bem abaixo do esperado”: Trechos do IDGNow: Faz apenas algumas semanas que os novos tablet e smartphone da Motorola chegaram às lojas dos EUA e os analistas já estão afirmando que os produtos fracassaram.

Um teste do Ubuntu 11.04: Enviado por Thiago Kenji Okada (thiago·mast3rΘgmail·com): “Como alguns já devem saber, dia 31 de Março foi lançado o primeiro beta da próxima versão da distro Linux mais usada no mundo: o Ubuntu.

GNOME 3.0: Go GNOME!

Fontes do Symbian voltam ao site da Nokia, agora sob licença (bastante) não-livre: A Nokia continua na sua metamorfose pós-pacto com a Microsoft, demonstrando a conta-gotas o que ainda está por vir.

Google tenta comprar patentes da Nortel para proteger Chrome e Android: Do iG Tecnologia: O Google anunciou hoje que fez uma oferta pelo conjunto de patentes da Nortel, empresa de telecomunicações que entrou em falência em 2009.

Xtreamer Ultra HTPC: um PCzinho com Linux para o seu home theater: Um computador pequeno, discreto, silencioso, bem conectado e capaz de se conectar à sua TV via HDMI pode ser o ideal para quem está procurando montar um centro de entretenimento bem suprido e, embora relativamente difícil de encontrar no varejo tradicional no Brasil (me parece que o Mac Mini é um dos poucos modelos conhecidos da classe que já vi em lojas físicas sendo distribuído pelo próprio fabricante), este tipo de computador que permite o “uso geral” mas é especialmente bem adaptado aos bastidores da sala de casa tem cada vez maior número de modelos lançados lá fora.

Um turbulento abril para o Software Livre em Desktops: Enviado por Cárlisson Galdino (Bardo) (bardoΘcarlissongaldino·com·br): “Abril será um mês turbulento (já está sendo) para o Software Livre em Desktops.

Ex-Presidente falará na MS, e Blog da Folha repercute expectativa de que ele defenda o Software Livre por lá: Dando continuidade a sua agenda de compromissos internacionais, o recém ex-Presidente da República “será o principal orador do Fórum de Líderes do Setor Público da América Latina e Caribe, da Microsoft, quarta-feira, em Washington”, segundo a nota mencionada abaixo.

Android supera BlackBerry no EUA; iPhone é o terceiro: Trecho da MacWorld: Os mais recentes números do mercado norte-americano de smartphones, divulgados pela comScore, apontam para uma grande mudança.

Os números dos navegadores após o lançamento do Firefox 4: Saiu a pesquisa mensal de navegadores, na sua primeira edição pós-Firefox 4 – e com resultado positivo para este navegador, o que tem sido raro nos últimos meses.

Como fazer a bateria de seu smartphone Android durar mais: O sistema móvel da Google, o Android, é excelente em muitos sentidos: atende a diversos tipos de hardware, tem interface de software simplificada e pode ser personalizado de várias maneiras.

Inscrições abertas para o Curso de Arduino em São Paulo, em maio: Enviado por Tatiana Al-Chueyr (tatiana·alchueyrΘgmail·com): “Você já pensou em fazer um controlador de portas, monitorar seu aquário ou fazer seu próprio SegWay?

Android para tablets: Um mês depois, Honeycomb só tem 50 apps nativas: A Wired analisa e chama de situação doentia o nível de oferta de apps nativamente projetadas para o Honeycomb (o Android 3.0, versão projetada especificamente para tablets e similares), 30 dias após o seu lançamento.

Comentaristas de Linux trocando lâmpadas: Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com): “Criei esta versão da famosa anedota refletindo a realidade dos usuários de GNU/Linux que vejo nos fóruns por aí (e também no BR-Linux).

Pai do Java: Gosling vai para o Google: Na semana passada foi divulgado que James Gosling, conhecido como o pai do Java, começou a trabalhar no Google.

E mais: