Em um relatório de pesquisa realizada pela Juniper Networks foi constatado um crescimento de 472% dos malwares voltados à plataforma Android desde julho – e os autores dizem que os últimos 2 meses foram os de maior crescimento deste fenômeno até o momento – só em outubro foram 110%.

Segundo o relatório, os ataques também estão se tornando mais sofisticados, usando várias vulnerabilidades conhecidas para obter acesso de root aos aparelhos das vítimas e instalar nelas softwares adicionais – segundo ele, isso ocorre devido à presença destas vulnerabilidades permanecer uma realidade em 90% dos aparelhos Android em operação hoje. Outro aspecto que favorece a presença de malware nesta plataforma especificamente é que ela é popular e oferece pouco escrutínio quanto à aceitação de apps em seu repositório central.

Os números do relatório estão alinhados aos do mais recente relatório trimestral da McAfee. (via h-online.com – “Report: Android malware continues to rise – The H Open Source: News and Features”)